Já pode eleger os melhores livros de 2020

Por: Bertrand Livreiros a 2021-04-13 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Últimos artigos publicados

"Almoço de domingo" | "Ser patriarca é, em grande medida, sobreviver”

Nas entrelinhas do novo romance de José Luís Peixoto, provamos o Alentejo. As páginas têm jeito de fumeiro, cada linha semelhante ao varão onde se apresentam as farinheiras, os chouriços, as morcelas, os paios e as paiolas. Almoço de Domingo é uma biografia a pedir para ser saboreada, um romance escrito com o paladar entre a língua. É a história do menino que levou as fêveras do porco, morto no dia anterior, até à casa do doutor. Do homem que sonhou “fazer uma casa como é devido”, e que acabou a construir um império com gosto a torrões de café. A história de um marido, pai, avô e bisavô, chefe de família e empresário, que não desistiu de si mesmo nem da terra onde nasceu.

Ouça(-os) com atenção | 11 podcasts que tem de conhecer

As probabilidades de se interessar por este artigo até ao fim aumentariam se o disponibilizássemos em versão áudio — apesar de não prometermos a voz melodiosa de Morgan Freeman ou de Bob Ross. Pelo seu formato e flexibilidade, os podcasts são a opção ideal para quem gosta de se manter informado e, de preferência, se prefere fazê-lo enquanto desempenha outras tarefas. De entre a imensa oferta que o mercado já apresenta, fomos descobrir alguns podcasts, com selo português, que alimentam, alto e em bom som, o amor pela literatura e espicaçam a descoberta de novos autores e livros. Ouça com atenção e prepare a sua lista.

8 curiosidades sobre a língua portuguesa

No dia em que celebramos esta pátria tão mais rica e extensa do que o limite das nossas fronteiras que é a da língua portuguesa, partilhamos consigo oito curiosidades sobre a nossa língua que pode encontrar nos livros Almanaque da Língua Portuguesa e História do Português desde o Big Bang, de Marco Neves.

Embora 2020 tenha sido um ano atípico, há coisas que não mudam - entre elas, o poder único dos livros de nos transportarem para fora da nossa realidade. Assim, mantendo a tradição, arrancou a 5.ª edição do primeiro prémio literário português atribuído por livreiros e leitores, o Prémio Livro do Ano Bertrand, lançado há quatro anos pela Livraria Bertrand, com 175 obras a votação. Às categorias já existentes, Melhor livro de ficção lusófona, Melhor livro de ficção de autores estrangeiros, Melhor reedição de obras essenciais em prosa e Melhor livro de poesia, foi este ano acrescentada uma nova, a de Melhor reedição de poesia. A pré-seleção, que procurou distinguir os livros, em prosa e poesia, que marcaram o último ano editorial, contou com a colaboração dos jornalistas Sérgio Almeida, Sílvia Souto Cunha e Maria João Costa.


A partir de um convite endereçado pela Livraria Bertrand, por e-mail, todos os livreiros e leitores Bertrand podem votar nos seus livros preferidos, em cada uma das categorias. Pela primeira vez, este ano, as votações de Livreiros e Leitores Bertrand serão autonomizadas, pelo que serão aferidos, nas cinco categorias, os preferidos dos livreiros e os preferidos dos leitores. O vencedor de cada categoria do Prémio Livro do Ano terá reservado um lugar de destaque em todas as livrarias Bertrand, em especial até ao final de 2021. 

Aos leitores que votem nas duas fases (Fase 1 - seleção de um livro por categoria, entre 175 livros; Fase 2 – seleção de um livro por categoria, entre os 5 finalistas de cada categoria), a Livraria Bertrand oferecerá um vale de 20% de desconto imediato (válido por 30 dias), a utilizar numa única compra de quaisquer livros não escolares, editados há mais de 18 meses, na livraria online ou nas 58 livrarias.

Recorde-se que na 4.ª edição, em que foram apresentados 171 títulos a votação, e que contou com algumas dezenas de milhares de votos, os vencedores foram: Imortal, de José Rodrigues dos Santos, publicado pela Gradiva (Melhor livro de ficção lusófona); Longa pétala de mar, de Isabel Allende, publicado pela Porto Editora (Melhor livro de ficção de autores estrangeiros); As Pessoas Felizes, de Agustina Bessa-Luís, publicado pela Relógio D’Água (Melhor reedição de obras essenciais) e Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica, de Natália Correia, publicado pela Ponto de Fuga (Melhor livro de Poesia).

 

Já votou nos seus favoritos?

Saiba mais sobre o Prémio Livro do Ano Bertrand aqui.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.