\blogue-somos-livros-jane-austen-tile.jpeg

Virginia Woolf | 6 livros essenciais

No dia de hoje (em 1882), nascia, em Londres, Virginia Woolf. Reconhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo britânico, Virginia foi também uma pioneira nos estudos feministas, tendo sido uma das primeiras autoras a escrever sobre o assunto. Apesar do seu final trágico (suicidou-se a 28 de março de 1941, em Lewes),  Woolf continua a ser uma das autoras mais influentes do século XXI. Relembramo-la com 6 livros essenciais da sua obra.

blogue-somos-livros-orwell-2-tile.jpg

Porquê ler George Orwell em 2022?

Embora tenham sido muitos os autores do passado a escrever obras de ficção passadas no futuro, George Orwell foi talvez o que chegou mais próximo de ver os seus livros serem transportados das estantes das livrarias dedicadas às distopias para as de não-ficção. Escrita em 1948, a sua obra-prima sobre um regime totalitário controlado pela vigilância permanente do Grande Irmão, 1984, voltou ao topo de vendas nos EUA logo após a eleição de Donald Trump, dando provas da sua relevância e atualidade, sete décadas depois. Em 2021, as suas obras entraram no domínio público e multiplicaram-se as novas edições de 1984 e de A Quinta dos animais, provando, mais uma vez, que a obra Orwelliana continua viva e recomenda-se.

pexels-andrea-piacquadio-3978479 (1).png

5 livros que prometem boas gargalhadas

É cada vez mais urgente saber usar o riso, como arma de combate e resistência, nos dias não - e na vida em geral. A história de amor entre o humor e a literatura é antiga: se rir é bom, rir enquanto lê é ainda melhor. A propósito do Dia Internacional do Riso, que se assinala hoje, partilhamos cinco sugestões de livros que, certamente, lhe vão arrancar boas gargalhadas

Agatha_Christie pequeno.png

10 Curiosidades sobre Agatha Christie

Chegou a confessar que “o melhor momento para planear um livro é enquanto se lava a loiça.” Considerada a rainha do crime, com 2 biliões de livros vendidos, Agatha Christie ficou célebre com os policiais que acompanham, há várias décadas, o imaginário de todas as gerações. No dia em que se assinalam 46 anos da morte da autora de Um Crime no Expresso do Oriente, partilhamos algumas curiosidades, como forma de homenagear aquela que foi uma das maiores escritoras do séc. XX. 

blogue-somos-livros-david-bowie

As Leituras de David Bowie

A paixão de David Bowie por livros era bem conhecida. Em 1976, levou consigo quatrocentos livros quando foi para o México gravar "The Man Who To Earth", inaugurando a tradição de levar algumas caixas de livros sempre que ia em digressão. Partilhamos consigo os livros preferidos do Starman. 

simone-de-beauvoir-livros-002-tile.jpg

5 curiosidades sobre Simone de Beauvoir

Conhecida como ícone feminista, Simone de Beauvoir foi escritora, ativista, socióloga e filósofa. Tendo escrito sobre os mais variados assuntos, desde romances a ensaios, é pelo livro O Segundo Sexo, um verdadeiro tratado sobre a condição da mulher, que é mais conhecida. Neste escreveu uma das suas ideias mais célebres: Não se nasce mulher, torna-se mulher. E é a mulher em que Simone se tornou que celebramos hoje, um dia antes da data em que comemoramos 112 anos desde o seu nascimento.

Random House, facebook mini.png

Séries inspiradas em livros

Sofá, manta e… ação! A principal fonte de inspiração dos sucessos do grande ecrã é, desde sempre, a literatura, que tem desempenhado um papel crucial na construção do universo cinematográfico. As páginas dos livros ganham vida, tornando reais as histórias e as personagens do imaginário dos leitores. Do mistério ao romance, da comédia ao drama, a lista de livros que deu o mote para algumas das séries mais populares da Netflix é vasta e reúne autores como Maurice LeBlanc, Caroline Kepnes, Elísabet Benavent, Sona Charaipotra, Dhonielle Clayton e Julia Quinn. Destacamos alguns dos títulos, já traduzidos para português, que poderá ver adaptados, numa televisão perto de si.

obama miniatura.png

Barack Obama | Os livros preferidos de 2021

O antigo presidente norte-americano Barack Obama criou uma tradição, nas suas redes sociais, ainda no exercício de funções na Casa Branca, que continua a cumprir escrupulosamente: a partilha da lista dos seus livros, filmes e músicas preferidas do ano. No atual contexto pandémico, com os sucessivos confinamentos, a arte, nas suas mais diversas formas, foi uma grande aliada durante estes tempos estranhos, de pouca ou nenhuma interação social. Na publicação nas redes sociais, na qual revela os seus livros preferidos de 2021, Obama afirma: “A arte sustenta e nutre sempre a alma. Mas, para mim, a música e a literatura pareceram-me especialmente urgentes durante este ano pandémico - uma forma de nos conectarmos, mesmo quando estávamos enclausurados.”A lista é vasta, reúne autores de ficção e não-ficção, desde Jonathan Franzen a Elizabeth Kolbert, um leque de obras que, apesar de heterógeno, tem um denominador comum - um propósito claro de consciencialização sobre o mundo moderno. Partilhamos consigo os títulos preferidos de Obama, destacando os que já se encontram traduzidos para português. 

margaret (2) mini.png

Quer escrever bem? 21 dicas de autores consagrados

O processo de escrita é complexo, meticuloso e enigmático, sendo que não há uma fórmula predefinida para escrever um bom livro. Cada escritor trabalha o texto de forma distinta, com métodos muito próprios – nem sempre revelados. Reunimos algumas dicas, de grandes autores, para melhorar o processo de escrita. 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.