billgates-tile.jpg

5 recomendações de Bill Gates para evitar um desastre climático

Quando, em 2015, Bill Gates alertou o mundo para os perigos de um novo surto epidémico global, os políticos não agiram com a urgência necessária para o prevenir. Prova disso mesmo é a situação de pandemia em que vivemos atualmente e que poderia ter sido evitada, ou pelo menos, controlada mais cedo, caso o tivessem feito. Este ano, o fundador da Microsoft e filantropo, voltou os seus esforços para um desafio ainda maior. 

blogue-somos-livros-giulia-bertelli-hQO8qaYYCEw-unsplash-tile.jpg

O mundo em casa | Duas práticas sustentáveis a adotar

“O espaço e a natureza são uma necessidade, não um luxo.” Quem o diz é a arquiteta, vencedora do Prémio Stirling, Amanda Levete, no âmbito da série de ensaios da BBC Radio, Rethink, que explora a forma como a pandemia mudou as nossas vidas e como podemos aproveitar essas mudanças da melhor forma, num mundo pós-covid-19. Amanda propõe que no futuro se criem espaços onde as pessoas redescubram a arte de viver, avaliados não pela eficácia, mas pelo bem-estar.

sacos-lb-tilee.png

O "foram felizes para sempre" depende de nós

À medida que se torna cada vez mais evidente que a possibilidade de um futuro mais sustentável está nas mãos de cada um de nós, principalmente no que diz respeito à alteração de hábitos de consumo, a Livraria Bertrand tem vindo a assumir o compromisso de adoção de medidas que revelam a sua crescente preocupação ecológica. Uma das decisões mais relevantes passa pela substituição dos sacos de plástico, utilizados nas nossas 56 livrarias, por sacos de papel, a partir do mês de dezembro. Com esta alteração, conseguimos reduzir consideravelmente o nosso consumo anual de plástico, diminuindo assim a pegada ecológica e assumindo o nosso papel na solução do maior e mais complexo desafio ambiental da atualidade.

blogue-somos-livros-David-Attenborough-tile.jpg

O testemunho final de David Attenborough

Aos 94 anos, o naturalista britânico David Attenborough tem consciência de que a luta pela sobrevivência do nosso planeta já está fora das suas mãos. Depois de uma carreira extremamente bem sucedida a ser a cara e a voz de inúmeros programas de televisão sobre história natural, e uma participação ativa em campanhas e projetos que apoiam a causa ambiental, poderia cruzar os braços e passar a responsabilidade às novas gerações, sabendo que deixou a sua marca neste planeta. 

blogue-somos-livros-bill-oxford-rdLERs3ZGgQ-unsplash-tile.jpg

15 coisas que pode (e deve) fazer por um futuro melhor | Um plano de ação

O que antes podia parecer uma mera profecia de alguns cientistas e ativistas climáticos, é hoje uma realidade bem visível, com consequências reais que nos afetam a todos. Desastres naturais como os ciclones, cheias, incêndios e ondas de calor mortais, ligados às alterações climáticas, são cada vez mais frequentes em todo o mundo, e torna-se impossível ignorar os perigos da crise climática que enfrentamos. Embora possa parecer que já é tarde demais, Christiana Figueres, autoridade mundial nas alterações climáticas e Tom Rivett-Carnac, perito internacional nos domínios da diplomacia, política energética e alterações climáticas, defendem que ainda vamos a tempo de escolher qual o futuro que queremos para nós e para o nosso planeta. Juntos, escreveram o livro O Futuro que escolhermos - Como sobreviver à crise climática, sobre o qual afirmou Yuval Noah Harari, autor de 21 regras para o século XXI, ter sido "um dos livros mais inspiradores que já li.

blogue-somos-livros-chinh-le-duc-vuDXJ60mJOA-unsplash-tile.jpg

6 receitas de higiene, beleza e limpeza doméstica para uma vida mais sustentável

À medida que as questões ambientais estão, cada vez mais, na ordem do dia, Claudia Costa e Tiago Lucena defendem que as mudanças tendo em vista uma vida mais sustentável devem começar em casa. Autores do blogue A Senhora do Monte, e do livro A Senhora do Monte - O regresso à tradição e a uma vida mais natural, propõem agora um novo conjunto de receitas caseiras para as mais diversas situações do dia-a-dia no seu novo livro Saberes do passado. 

blogue-somos-livros-william-bossen-Q1js5z4tKLA-unsplash-tile.jpg

"A Terra Inabitável" | O fim do mundo como o conhecemos

Numa altura em que os factos científicos são, frequentemente, descredibilizados, tem vindo a ganhar cada vez mais importância a insurgência de outras vozes (fora da comunidade científica e da esfera política) em relação aos assuntos que afetam o nosso futuro. Prova disso mesmo, é o impacto que figuras como a jovem ativista Greta Thunberg ou o ator Leonardo DiCaprio têm tido na sensibilização do público para a questão das alterações climáticas. Com A Terra Inabitável – Como vai ser a vida pós-aquecimento global, o jornalista norte-americano David Wallace-Wells junta a sua voz a este debate.

blogue-somos-livros-oxigenio-nas-suas-maos.png

Um Balão de Oxigénio nas suas Mãos

Estamos a viver uma verdadeira crise ambiental, a nível mundial. É necessário retribuir ao planeta tudo aquilo que ele, incondicionalmente, nos oferece. Mobilize os amigos, junte pequenos e graúdos e dê uma mão ao planeta. Conheça três dos projetos a que se pode associar.

blogue-somos-livros-shutterstock_650103637-tile

5 Apps para uma vida mais sustentável

Se pretende reciclar mais e melhor, fazer menos lixo ou combater o consumismo, conheça 5 aplicações que deverá ter sempre à mão.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.