blogue-manta-de-historias.png

Comunidade Bertrand | Manta de Histórias (Isabel Caldeira)

Foi em abril de 2019 que demos início à Comunidade Bertrand, procurando unir-nos a quem, como nós, é movido pela paixão pelos livros. Convidámos livrólicos e bloggers de diversos quadrantes a juntarem-se a esta família, dando-lhes um espaço no nosso site e desenvolvendo diversas iniciativas, tendo em vista a promoção da leitura. Isabel Caldeira, responsável pelo blogue Manta de Histórias, foi uma das primeiras a aceitar o nosso desafio.

blogue-somos-livros-naom_5b32205cae09f-tile.jpg

José Tolentino Mendonça: "Há que não ter medo das perguntas."

Partilhamos consigo a segunda parte da entrevista a José Tolentino Mendonça para a revista Somos Livros. 

blogue-somos-livros-jtm-tile.jpg

José Tolentino Mendonça: "Uma biblioteca é uma jangada que nos vai sobreviver"

Nasceu a 15 de dezembro de 1965, na Madeira, e teve no mar a sua escola do espanto. A escrita começou como um estranhamento e é da Bíblia ("um grande poema”) que nasce o seu amor pela literatura, essa escola de sabedoria. Investido cardeal em finais de 2019, o "Bibliotecário de Deus e dos Homens”, como já foi apelidado, foi eleito pelo Papa Francisco para ser o guardião do mais vasto arquivo do saber, o grande arquivo do Vaticano. Vê na poesia um lugar de inevitabilidades e gosta de citar Beckett ("falhar, falhar mais, falhar melhor”), para sublinhar a importância da arte de falhar, de esculpir, tirar camadas, para cada vez mais chegar ao osso, ao essencial. No seu novo livro, Rezar de Olhos Abertos (Quetzal) defende que a oração, mais do que um assunto privado, é um problema político, um assunto de conversa para todos. José Tolentino Mendonça, o cardeal poeta, no presente indicativo do verbo viver.

blogue-leituras-descomplicadas.png

Comunidade Bertrand | Leituras Descomplicadas (Sandra Cavaleiro)

Foi em abril de 2019 que demos início à Comunidade Bertrand, procurando unir-nos a quem, como nós, é movido pela paixão pelos livros. Convidámos livrólicos e bloggers de diversos quadrantes a juntarem-se a esta família, dando-lhes um espaço no nosso site e desenvolvendo diversas iniciativas, tendo em vista a promoção da leitura. Sandra Cavaleiro, responsável pelo blogue Leituras Descomplicadas, aceitou o nosso desafio.

blogue-somos-livros-agualusa-tile.png

José Eduardo Agualusa: "Não me tirem daqui, preciso viver mais"

Partilhamos consigo a segunda parte da entrevista a José Eduardo Agualusa para a revista Somos Livros . No final de 2019, José Eduardo Agualusa concluía o seu novo livro Os Vivos e os Outros, que relata a história de alguns escritores que ficam isolados em Moçambique, depois de uma tempestade fechar completamente a ilha. Ainda estava longe de imaginar o que se seguiria. Seguiu-se uma pandemia que fechou o mundo em casa e adiou futuros — e o lançamento do livro. Chega finalmente às livrarias esta "história do fim do mundo”. Nesta conversa, Agualusa reacende a militância pragmática pelo sonho e o cultivo de utopias em terra firme, entre as memórias do passado, o medo dos abraços que ficaram suspensos e o tudo que há ainda por fazer. "Não me tirem daqui, preciso viver mais. Muito mais. Ainda mal comecei”, avisa.

blogue-somos-livros-agualusa-tile.jpg

José Eduardo Agualusa: "Precisamos de reabilitar o sonho e a utopia"

No final de 2019, José Eduardo Agualusa concluía o seu novo livro Os Vivos e os Outros, que relata a história de alguns escritores que ficam isolados em Moçambique, depois de uma tempestade fechar completamente a ilha. Ainda estava longe de imaginar o que se seguiria. Seguiu-se uma pandemia que fechou o mundo em casa e adiou futuros — e o lançamento do livro. Chega finalmente às livrarias esta "história do fim do mundo”. Nesta conversa, Agualusa reacende a militância pragmática pelo sonho e o cultivo de utopias em terra firme, entre as memórias do passado, o medo dos abraços que ficaram suspensos e o tudo que há ainda por fazer. "Não me tirem daqui, preciso viver mais. Muito mais. Ainda mal comecei”, avisa.

blogue-somos-livros-Afonso-Reis-Cabral-tile.jpg

Afonso Reis Cabral: "Os escritores têm de fazer doer o que escrevem"

A conversa decorreu no Café Bertrand do Chiado, sob o olhar de Fernando Pessoa, eternizado no mural que é já um cartão-de-visita deste espaço — o mesmo poeta que Afonso lia aos nove anos e que, instigado pelo deslumbramento, tentava entender. No início da conversa, somos gentilmente interrompidos por um casal espanhol que pretende um autógrafo no exemplar de Pão de Açúcar, acabado de comprar. Afonso acede e engana-se na data, escreve a data do dia seguinte. “Estou sempre no futuro”, brinca. Se a sua vida tivesse uma banda sonora, seria cantada por José Mário Branco, assegura.

blogue-somos-livros-5c47631215379-Historica-Biografie-Churchill-parte-seconda-cs (1)-tile.jpg

Vicent Delmas: "Churchill era um homem profundamente atípico"

Depois da publicação de Lenine, foi a vez de Winston Churchill ser o protagonista da coleção de banda desenhada da Gradiva sobre importantes figuras históricas, intitulada Eles fizeram história. Um dos autores, Vicent Delmas, fala sobre o sucesso desta coleção e os dois volumes dedicados ao estadista e Nobel da Literatura (1953).

blogue-somos-livros-nelson-alex-demille.png

Entrevista a Nelson e Alex DeMille

Nelson DeMille prometeu não trabalhar com mais nenhum autor na sua vida – mas abriu uma exceção para o filho, Alex. Desta parceria resultou "O Traidor", uma narrativa repleta de suspense. Estivemos à conversa com os dois autores e descobrimos a inspiração que originou a perseguição mais arriscada de sempre.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.