Rocio_Bonilla_tile.jpg

Rocio Bonilla: “Picasso dizia: Se as musas vierem até ti, que te apanhem a trabalhar. Eu concordo!”

Rocio Bonilla nasceu em Barcelona em 1970, onde se graduou em Belas Artes na Universidade de Barcelona. Começou a sua carreira na área da pintura, fotografia e publicidade, área onde se manteve por 12 anos distanciada da ilustração. Depois de ser mãe, Rocio decidiu deixar a publicidade e voltar a trabalhar na ilustração e no imaginário infantil. Desde 2010 que se dedica à área editorial. Os seus três filhos são os seus maiores fãs e os seus maiores críticos também. Nos tempos livres gosta de se dedicar à cozinha, à leitura e ao croché.

Rafael_Gallo_tile.jpg

Entrevista | Rafael Gallo

Ao longo de seis anos, Rafael Gallo escreveu Dor Fantasma, a obra que lhe iria valer, em 2022, o Prémio Literário José Saramago. No processo de escrita criou diferentes versões e chegou a pensar em abandonar o seu ofício literário, mesmo já depois de ter publicados vários livros no Brasil, entre eles um romance e um livro de contos. Chega assim ao panorama literário nacional, mantendo o sotaque brasileiro, para se afirmar como um dos mais vibrantes autores contemporâneos. 

ana_celeste_pedro_furão_tile.jpg

Livro adentro

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Livro, a Livraria Bertrand abraça um novo projeto que irá dar voz aos livros, através da leitura em voz alta de excertos das obras, interpretados por Ana Celeste Ferreira, cantora lírica e diseur.

ondjaki_tile2.jpg

Ondjaki: "A literatura propõe-se abrir caminhos. Desfronteirizar."

Esta é a segunda parte da entrevista a Ondjaki, publicada na Revista Somos Livros (edição abril 2023). Leia aqui a primeira parte.

ondjaki_tile.jpg

Ondjaki: "A literatura propõe-se abrir caminhos. Desfronteirizar."

A primeira vez que vi Ondjaki falar sobre livros para um grande auditório foi nas Correntes D'Escritas, na Póvoa de Varzim. O tema da mesa era a Pedra Filosofal e eu gostei tanto da sua intervenção, dedicada às suas duas mães e 17 avós, que, logo na altura, pensei que queria entrevistá-lo para o meu podcast "O Poema Ensina a Cair".

luca-argel--sabina-2023_52510562828_otile2.jpg

Luca Argel: "O Racismo é estrutural e contamina todas as outras mazelas sociais — como uma semente."

Esta é a segunda parte da entrevista a Luca Argel, publicada na Revista Somos Livros (edição abril 2023). Leia aqui a primeira parte.

luca-argel--sabina-2023_52509539732_otile.jpg

Luca Argel: "O Racismo é estrutural e contamina todas as outras mazelas sociais — como uma semente."

Luca Argel cresceu na Tijuca (Rio de Janeiro), bairro de classe média remediada, que outrora foi um grande pântano. Até aos doze anos inventava histórias para os seus bonecos, até que os trocou pela música. E pela poesia. Chegou a Portugal em 2012. Não vinha para ficar; foi ficando. No ano seguinte, regressou ao seu país como visitante. Participou nas grandes manifestações de rua, em assembleias abertas dos movimentos que as tentavam organizar. Mas o sinal estava fechado, o Brasil caminhou noutro sentido

algodão_tile.jpg

Comunidade Bertrand | Algodão Doce para o Cérebro

A Comunidade Bertrand une livrólicos e bloggers, de diversos quadrantes, com quem partilhamos a nossa paixão pelos livros e desenvolvemos diversas iniciativas, tendo em vista a promoção da leitura. Nesta edição, adoçámos as nossas leituras com Nê e Mafi, as criadoras de Algodão Doce para o Cérebro, unidas pelo seu gosto por romances, apesar das discordâncias de opiniões. 

filipe e nina guerra_tile.jpg

Filipe e Nina Guerra | "O tradutor confronta-se e encontra-se com duas línguas diferentes"

Em 1996 Filipe e Nina Guerra traduziram o seu primeiro título em dupla: Guarda Minha Fala para Sempre, uma coletânea da poesia de Óssip Mandelstam. Desde aí, nunca pararam, trazendo a literatura russa para a língua portuguesa, traduzindo, entre outros, Dostoiévski e Tchékhov. Com o seu trabalho, a dupla de tradutores já recebeu alguns prémios, como o Grande Prémio de Tradução Literária Associação Portuguesa de Tradutores/Pen Clube.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.