20240202_Pode a leitura em voz alta ajudar pacientes com cancro Um estudo sugere que sim_tile.jpg

Pode a leitura em voz alta ajudar pacientes com cancro? Um estudo sugere que sim.

Os benefícios da leitura para a nossa saúde são inúmeros e, em situações de doença, pode mesmo oferecer um escape da realidade verdadeiramente terapêutico. No entanto, para muitos pacientes de cancro torna-se uma tarefa quase impossível. O “cancer fog”, também conhecido como confusão mental ou deficiência cognitiva relacionadas com o cancro, é um efeito secundário comum do tratamento que leva muitos pacientes a abandonarem a leitura numa altura em que os seus benefícios poderiam ser especialmente úteis. 

Artigo Banda desenhada 30 janeiro_tile.png

Clássicos da Literatura Portuguesa em BD

É já este ano, no 90.º aniversário da primeira edição de Mensagem, um dos livros mais emblemáticos de Fernando Pessoa, que é lançada a nova coleção Clássicos da Literatura Portuguesa em BD, da editora Levoir, em colaboração com a RTP.

tile (35).png

José Tolentino Mendonça é o Prémio Pessoa 2023

O Cardeal D. José Tolentino Mendonça venceu o Prémio Pessoa 2023, anunciado esta quinta-feira, dia 14, no Palácio de Seteais, em Sintra. Esta foi a 37ª edição do prémio que distingue anualmente alguém que tenha “sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país”.

tile (32).png

Joaquim Arena e Prica Agustoni vencem o Prémio Oceanos 2023

O romance Siríaco e Mister Charles, do escritor cabo-verdiano Joaquim Arena, e o livro de poesia O Gosto Amargo dos Metais, de Prica Agustoni, escrita suíça naturalizada brasileira, são as obras vencedoras do Prémio Oceanos 2023.

tile (23).png

Paul Lynch é o vencedor do Booker Prize 2023

Prophet Song, o quinto livro do escritor irlandês Paul Lynch, levou para casa um dos galardões mais importantes do mundo literário — o Booker Prize. O anúncio foi feito em Londres, numa cerimónia realizada no passado domingo, dia 26 de novembro.

lidiajorge_tile.jpg

Lídia Jorge é uma das finalistas do Prémio Médicis

Misercórdia, de Lídia Jorge, é um dos finalistas do Prémio Médicis para melhor livro estrangeiro. É a segunda vez que está nomeada para o galardão francês.

joaobarrento_tile.jpg

João Barrento vence o Prémio Camões 2023

O ensaísta e tradutor João Barrento foi esta terça-feira, dia 10, distinguido com o Prémio Camões, o mais importante da línguas portuguesa. O juri, constituído por representantes de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe e Moçambique, destacou as “traduções de literatura de língua alemã, que vão da Idade Média à época contemporânea, e em todos os géneros literários” por constituirem “um meio de enriquecimento da língua e de difusão em português das grandes obras da literatura mundial”, lê-se no comunicado do Ministério da Cultura.

sasha-freemind-unsplash_tile.jpg

Um estudo e três livros no Dia Internacional da Saúde Mental

Um estudo da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, publicado no início deste ano, relaciona a baixa literacia ou ausência total de alfabetização com maior incidência de problemas de saúde mental. Segundo a equipa da investigação, há cerca de 773 milhões de pessoas no mundo que não sabem ler ou escrever.

a-sibila-filme_tile.jpg

A Sibila chega aos cinemas esta quinta-feira

Perto do encerramento das celebrações do centenário de Agustina Bessa-Luís, A Sibila chega aos cinemas. A partir desta quinta-feira, 12 de outubro, a adaptação cinematográfica de Eduardo Brito da obra mais icónica da escritora portuense estará em exibição por todo o país. Foi exibida pela primeira vez no Cinema Batalha, no ano passado, mas só agora se estende em território e número de sessões.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.