As novidades mais aguardadas da rentrée — um calendário
Por: Beatriz Sertório a 2024-09-16
Últimos artigos publicados
As férias na praia podem ter terminado, mas nem tudo é mau. A rentrée literária está aí e traz várias novidades nacionais e internacionais que não vai querer perder. Desde um romance semi-autobiográfico de Chico Buarque, ao aclamado quarto romance de Sally Rooney, ou uma História da Arte exclusivamente feminina, estes são alguns dos livros mais aguardados do ano e que chegam à sua livraria nos próximos meses. Marque as datas de lançamento no seu calendário!
14 de setembro
Física da Tristeza, de Gueorgui Gospodinov (Relógio d’Água)
Depois de Refúgio no Tempo, vencedor internacional do Booker Prize, o búlgaro Gueorgui Gospodinov regressa às livrarias portuguesas com mais um livro premiado que se tornou um clássico de culto underground.
17 de setembro
Visitar Amigos e Outros Contos, de Luísa Costa Gomes (D. Quixote)
Com mais de 40 anos de vida literária, a multipremiada romancista e dramaturga Luísa Costa Gomes publica uma compilação de treze contos inéditos.
19 de setembro
Determinado, de Robert M. Sapolsky (Temas e Debates)
Seis anos depois da publicação de Comportamento, a Temas e Debates volta a apostar na obra pioneira de Robert M. Sapolsky nas áreas da biologia e neurologia, desta vez com uma investigação sobre a filosofia da tomada de decisões e a existência do livre-arbítrio.
23 de setembro
Bambino a Roma, de Chico Buarque (Companhia das Letras)
O mais recente romance do autor galardoado com o Prémio Camões é um retrato efabulado do fim da infância e começo da adolescência de Chico Buarque, passado na época em que o escritor esteve emigrado na Europa.
Nexus, de Yuval Noah Harari (Elsinore)
Depois de refletir sobre a História da Humanidade, o célebre historiador e investigador volta-se para as redes de informação e para a sua História, desde a Idade da Pedra à era da inteligência artificial.
A História da Arte sem homens, Katy Hessel (Objectiva)
Bestseller imediato do New York Times e do Sunday Times, esta é a História da Arte que faltava contar, pela primeira vez com as mulheres no centro.
24 de setembro
Intermezzo, de Sally Rooney (Relógio d’Água)
O quarto romance da autora bestseller irlandesa, sobre dois irmãos muito diferentes que enfrentam o luto do pai, foi aclamado pela crítica como a sua melhor obra até à data.
Descansos, de Susana Amaro Velho (Casa das Letras)
Depois de conquistar os leitores com Bairro das Cruzes, Susana Amaro Velho regressa com uma saga familiar profunda e comovente, confirmando-o como uma das mais empolgantes novas vozes da ficção portuguesa.
26 de setembro
Mestre dos Batuques, de José Eduardo Agualusa (Quetzal Editores)
Passado num futuro próximo no planalto central de Angola, o mais recente romance de José Eduardo Agualusa é, nas palavras do editor Francisco José Viegas, “o melhor romance e o mais lírico” do escritor angolano.
Vermelho Delicado, de Teresa Veiga (Tinta da China)
Quase dez anos depois do anterior, chega um muito aguardado novo livro de contos de Teresa Veiga, três vezes vencedora do grande prémio do conto Camilo Castelo Branco/APE.
Em outubro
Viagens com o Mehdi, de Ana Bárbara Pedrosa (Bertrand Editora)
Ainda com data por anunciar, o sucessor de Amor Estragado é um livro de crónicas que reúne textos sobre viagens a destinos extravagantes, análise social e política, e amizade.
3 de outubro
Claridade, de João Luís Barreto Guimarães (Quetzal Editores)
Um novo livro de poesia de João Luís Barreto Guimarães, um dos poetas portugueses mais publicados no estrangeiro, finalista e vencedor de vários prémios nacionais e internacionais.
4 de novembro
Os Dias Contados, de João Tordo (Companhia das Letras)
O escritor multipremiado regressa aos thrillers com Os Dias Contados, uma história eletrizante sobre um acidente na neve na Serra Nevada que culmina no primeiro caso de investigação da detetive Pilar Benamor.
20 de novembro
Querida Tia, de Valérie Perrin (Editorial Presença)
O novo e muito aguardado romance de uma das autoras mais lidas em Portugal, autora do bestseller internacional A Breve Vida das Flores.