O vencedor do International Booker Prize 2023
Por: Bertrand Livreiros a 2023-05-24
Últimos artigos publicados
Georgi Gospodinov tornou-se no primeiro autor búlgaro a vencer o prémio literário. Time Shelter é o quarto livro da sua obra a ser traduzido para inglês. A obra, que ainda não está traduzida para português, neste momento, está apenas disponível em formato eBook.
O anúncio foi feito pela presidente do júri do prémio, a escritora franco-marroquina Leïla Slimani numa cerimónia que decorreu, terça-feira, 23 de maio, em Londres. A obra fala de uma "clínica do passado" que oferece um tratamento inovador para pacientes de Alzheimer. Em cada piso, uma década é retratada com todos os ínfimos detalhes para permitir aos utentes partirem numa espécie de viagem no tempo. No entanto, prontamente pessoas que não estão doentes utilizam a clínica para escapar à vida real no presente.
Toby Stephens lê um excerto de Time Shelter
"O nosso vencedor é um romance brilhante, cheio de ironia e melancolia. É um trabalho profundo que lida com uma questão muito contemporânea: o que nos acontece quando as nossas memórias desaparecem?", declarou a presidente do júri. Além de Leïla Slimani, do grupo de jurados fez parte também o tradutor Uilleam Blacker, o escritor Tan Twan Eng, o editor literário do Financial Times, Frederick Studemann e a crítica Parul Sehgal. O autor de 55 anos venceu, em conjunto com a tradutora do livro, Angela Rodel, um prémio de 50 mil libras (57.630 euros).
Entrevista a Georgi Gospodinov e Angela Rodel
Georgi Gospodinov nasceu na cidade búlgara de Yambol, em 1968. Antes de se dedicar à prosa, escreveu poesia. Antes de vencer o Booker, o livro Time Shelter venceu também o prémio Strega e chegou ao topo das tabelas de vendas na Bulgária.
Fonte: Jornal Público