A Breve Vida das Flores
de Valérie Perrin; Tradução: Maria de Fátima Carmo
Grátis
Sobre o livro
Íntimo, poético e luminoso.
O romance protagonizado por uma mulher que, contra tudo e contra todos, nunca deixa de acreditar na felicidade.
Violette Toussaint é guarda de cemitério numa pequena vila da Borgonha. A sua vida é preenchida pelas confidências - comoventes, trágicas, cómicas - dos visitantes do cemitério e pelos seus colegas: três coveiros, três agentes funerários e um padre. E os seus dias pareciam ser assim para sempre. Até à chegada do chefe de polícia Julien Seul, que quer deixar as cinzas da mãe na campa de um desconhecido.
A história de amor clandestino da mãe daquele homem afeta de tal forma Violette, que toda a dor que tentou calar vem ao de cima. É tempo de descobrir o responsável pela tragédia que afetou a sua vida.
Atmosférico, tocante e - tantas vezes - hilariante, este é um romance de vida: dos que partiram e vivem em nós, da luz que se pode revelar mesmo na mais plena escuridão. Porque às vezes basta a simplicidade de um gesto, basta a frescura da água viva para nos devolver ao mundo, a nós mesmos e aos outros.
Publishers Weekly
«O poder desta história é extraordinário. Há muito tempo que não lia um romance tão bem escrito.»
Wall Street Journal
«As reviravoltas desta história são inesperadas e provocam em nós um carrossel de emoções. Tal como as personagens do livro, sentimos os extremos tocarem-se muito mais facilmente do que esperamos. E a vida acontece, indulgente, pela mão de uma autora de uma elegância estilística notável.»
The Guardian
«Um maravilhoso universo caleidoscópico.»
Kirkus Reviews
«Ler A Breve Vida das Flores é como flutuar em plena felicidade.»
Elle
«Um livro que nos deixa entre o riso e as lágrimas.»
Lire
«Poética e delicada, a história de Julien e Violette contagia o leitor pela generosidade dos atos e por um desejo maior, absoluto, que guia os nossos protagonistas e que todos reconhecemos - paz.»
La Croix
«Um romance que nos devolve a esperança.»
Booklist
Comentários
-
Intenso
Recomendo este livro. História nova e diferente do que muitas vezes se encontra. Faz nos ficar a pensar mesmo depois de o ler.
-
Uma história maravilhosa
Violette Toussaint é guarda de cemitério numa pequena localidade e vamos acompanhado o seu dia-a-dia mas também as vidas com quem se cruza. Um dia, aparece um homem que Violette não conhece, Julien Seul, e que quer deixar as cinzas da mãe da campa de um homem que ele não conhece. Há algo que também nos é revelado na sinopse mas que, no meu ponto de vista, é revelar um pouco demais da história, já que só vamos ficar a descobrir esse assunto já a cerca de metade do livro. Violette é uma mulher incrível, com o seu quê de mistério mas que nos envolve de uma forma inexplicável. Não será um livro de leitura fácil para todos, quer pela sua estrutura, já que vamos saltitando entre passado e presente, mas também pelas histórias das diversas personagens. Uma história sobre a vida de Violette e de como as vidas das outras personagens a ajudaram a viver a vida, a amar, a se transformar enquanto pessoa. Adorei!
O que dizer deste livro para além de que me prendeu imersivamente e não me largou, mesmo depois de já o ter acabado de ler? Uma história poética e íntima sobre temas difíceis como o luto, mas que nos deixa com uma mensagem de esperança e felicidade.