Os Dias Contados
de João Tordo
Grátis
Sobre o livro
Fevereiro de 2013: um acidente na neve precipita uma cadeia de acontecimentos que culminam no primeiro caso de investigação que cai nas mãos de Pilar Benamor. É também o princípio do seu confronto com o mal absoluto.
Quando o compositor Flores Baltazar regressa, com o filho e a mulher, de umas malogradas férias de esqui durante as quais se feriu com gravidade, apodera-se da família um mal-estar existencial. Tudo se agrava certa tarde, quando, à porta da escola do filho, Baltazar se envolve num confronto com o pai de outro aluno. Os polícias chamados ao local são os agentes Costa e Benamor.
Serão também eles a atender, dias depois, a chamada relacionada com o cadáver de uma prostituta num clube nocturno. Os contornos macabros do crime remetem Pilar Benamor para o célebre caso do Embalsamador, um psicopata que aterrorizou Lisboa anos antes e conduziu o seu pai ao desespero.
Ao longo da investigação, Pilar levanta o véu de uma rede de tráfico humano e enreda-se num perigoso feudo familiar. Quando um segundo cadáver embalsamado aparece à porta da esquadra, com um recado sinistro para a agente, instala-se a certeza de que o caso do Embalsamador não ficou resolvido.
Obsessiva, volátil, atormentada pela morte do pai e já a sucumbir à dependência que mais tarde a dominará, Pilar Benamor corre contra o tempo e contra a própria força policial para resolver este caso, ao mesmo tempo que procura proteger Flores Baltazar e o seu filho do violento clã Boki.
As revelações sucedem-se neste thriller imparável, até ao electrizante clímax no mesmo lugar onde tudo começou: a brancura a perder de vista da Serra Nevada.
Os dias contados retrata o embate de Pilar Benamor com as várias faces do horror, mas é também uma bonita história de amor entre um pai e um filho, que põe a descoberto as pesadas consequências dos erros mais humanos.