Prémio Livreiros Bertrand para Autores Lusófonos 2023: e o vencedor é...
Por: Bertrand Livreiros a 2024-06-05
Últimos artigos publicados
Na passada quinta-feira, dia 30 de maio, pelas 17h, o Auditório Sul da Feira do Livro de Lisboa foi palco da cerimónia de divulgação do vencedor da 2ª edição do Prémio Livreiros Bertrand para Autores Lusófonos. Este prémio, atribuído pela primeira vez no ano passado, reconhece a melhor obra original em língua portuguesa, de autor lusófono, cuja primeira edição tenha sido publicada no ano transato. A escolha cabe aos mais de quatrocentos livreiros de todas as livrarias Bertrand e o vencedor recebe um prémio pecuniário no valor de dez mil euros. A escolha da obra vencedora é efetuada através de voto secreto dos livreiros da rede da livraria mais antiga do mundo.
Os dez finalistas do novo prémio foram escolhidos na primeira fase da votação do Prémio Livro do Ano Bertrand de entre as obras mais votadas nas categorias que incluem livros de autores lusófonos publicados em 2023.
O vencedor desta 2ª edição foi Tudo é Rio, de Carla Madeira. Esta obra venceu também a votação dos livreiros na categoria de Ficção Lusófona do Prémio Livro do Ano Bertrand. O 2º e 3º lugar desta categoria foram, respetivamente: Leme, de Madalena Sá Fernandes e O Segredo de Espinosa, de José Rodrigues dos Santos.
Antes do anúncio do grande vencedor, tivémos a oportunidade de ouvir excertos de cada um dos 12 livros finalistas do Prémio Livreiros Bertrand para Autores Lusófonos, declamados pelos nossos livreiros:
- Aberto Todos os Dias, de João Luís Barreto Guimarães
- As Causas do Atraso Português, de Nuno Palma
- Choupos, de Adília Lopes
- O Dever de Deslumbrar, de Filipa Martins
- Dor Fantasma, de Rafael Gallo
- E se Eu Morrer Amanhã?, de Filipa Fonseca Silva
- Já Não Sou o que Era Agora Mesmo, de João Francisco Lima
- Leme, de Madalena Sá Fernandes
- No Meu Bairro, de Lúcia Vicente
- O Nome que a Cidade Esqueceu, de João Tordo
- O Segredo de Espinosa, de José Rodrigues dos Santos
- Tudo é Rio, de Carla Madeira
No fim, houve ainda tempo para uma conversa com a autora da obra vencedora, Carla Madeira. A autora juntou-se a nós por videoconferência e respondeu a algumas questões colocadas pelo editor da obra, Miguel Cardoso Pereira, proporcionando uma oportunidade de conhecer melhor este livro, o favorito de 2023 dos livreiros Bertrand.
Nesta sua 2ª edição – desta vez com a Feira do Livro de Lisboa como anfitriã – o Prémio Livreiros Bertrand para Autores Lusófonos continua a sua missão de reunir livreiros, autores, editores e amantes de livros para celebrar e reconhecer o melhor da literatura lusófona.