5 livros para melhorar a saúde mental no trabalho
Por: Beatriz Sertório a 2024-10-10
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Segundo dados de 2022 da Organização Mundial de Saúde, cerca de 12 biliões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido à depressão e à ansiedade. Para além de ser uma verdadeira crise de saúde pública, tem ainda um grande impacto económico, estimando-se que custe quase um trilião de dólares à economia global. Como afirma o CEO do Grupo Bernardo da Costa, Ricardo Costa, no título do seu primeiro livro, A Felicidade É Lucrativa e, mais importante do que isso, é fundamental para fomentar um ambiente de trabalho saudável.
A propósito deste Dia Mundial da Saúde Mental, com o mote “É altura de dar prioridade à Saúde Mental no Local de Trabalho”, partilhamos cinco livros essenciais para promover uma cultura de bem-estar no ambiente profissional.
Feel-Good Productivity, de Ali Abdaal
“O sucesso não leva à felicidade. A felicidade leva ao sucesso.”
Não é por acaso que o Dr. Ali Abdaal é o especialista em produtividade com mais seguidores a nível mundial. Neste livro revolucionário, o autor revela o seu método de produtividade, baseado na alegria em vez da disciplina. Recorrendo a histórias inspiradoras de empreendedores, atletas olímpicos e cientistas galardoados com o prémio Nobel que personificam os princípios deste método de produtividade, apresenta ao leitor os três energizantes ocultos que sustentam a produtividade Feel-Good, os três bloqueadores que é preciso ultrapassar para bater a procrastinação, e os três sustentadores que previnem o burnout e ajudam a alcançar uma satisfação duradoura.
Hábitos de equipa, de Charlie Gilkey
”Se melhorarmos a vida profissional da nossa equipa, melhoraremos oitenta por cento da nossa vida profissional.”
Todos sabemos como os hábitos são importantes para a eficácia, o sucesso e a felicidade pessoais, mas Charles Gilkey, fundador da empresa Productive Flourishing, argumenta que o mesmo se aplica ao sucesso coletivo. Em Hábitos de Equipa, explica como mudar os hábitos da nossa equipa pode mudar a cultura de uma empresa, uma vez que essa cultura é sempre apenas uma agregação dos hábitos de trabalho de várias equipas. Apresentando oito categorias de hábitos que podem ser alterados para melhorar o desempenho de todos os colaboradores e, por extensão, da empresa, defende que qualquer um tem o poder de impulsionar a mudança e construir um ambiente de trabalho positivo para todos.
Ser Feliz no Trabalho, de Reinaldo Sousa Santos
“A felicidade é um assunto sério, como a vida e a liberdade.”
Reinaldo Sousa Santos é professor de gestão de recursos humanos e orador frequente em eventos sobre a felicidade no trabalho, e compila neste livro tudo aquilo que o leitor precisa de saber sobre este tema. Apresentando os diferentes vértices que caracterizam o bem-estar social, explica, de forma fluida e criativa, as razões pelas quais o tema da felicidade é central no discurso e planos de vida e de carreira das pessoas, e como a promoção do bem-estar no trabalho se tornou um dever ético das organizações.
A Cura para o Burnout, de Emily Ballesteros
“Sofrer de burnout é como morrer de mil cortes de papel. São as pequenas coisas pelas quais comprometemos a qualidade de vida ao longo do tempo, recebendo apenas em troca cansaço e infelicidade.”
Em março de 2021, Portugal foi considerado o país da União Europeia com maior risco de burnout, um fenómeno diretamente relacionado com a ocupação profissional. Neste seu primeiro livro, Emily Ballesteros, coach especializada em burnout e influencer no TikTok, combina pesquisa científica e cultural com a sua experiência em psicologia organizacional para explicar o burnout de forma simples e partilhar ferramentas fáceis de usar para alcançar liberdade, energia e realização.
A Felicidade é Lucrativa, de Ricardo Costa
“As empresas não são feitas de pessoas, as empresas são as pessoas.”
Para Ricardo Costa, a nova fórmula de gestão é simples: Pessoas felizes + ambientes saudáveis + liderança humanizada = empresas mais produtivas e lucrativas. O CEO do Grupo Bernardo da Costa criou, em 2017, o primeiro Departamento da Felicidade em Portugal e tornou-se um dos rostos da mudança e da inovação na área dos negócios e dos recursos humanos. Agora, no seu primeiro livro, o gestor partilha como se consegue, na prática, melhorar os espaços de trabalho, mostrando ainda como cada um pode perspetivar a carreira para obter resultados de excelência e ser mais feliz.