Ouça(-os) com atenção | 11 podcasts que tem de conhecer

Por: Sónia Rodrigues Pinto a 2021-05-12 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

As probabilidades de se interessar por este artigo até ao fim aumentariam se o disponibilizássemos em versão áudio — apesar de não prometermos a voz melodiosa de Morgan Freeman ou de Bob Ross. Pelo seu formato e flexibilidade, os podcasts são a opção ideal para quem gosta de se manter informado e, de preferência, se prefere fazê-lo enquanto desempenha outras tarefas. De entre a imensa oferta que o mercado já apresenta, fomos descobrir alguns podcasts, com selo português, que alimentam, alto e em bom som, o amor pela literatura e espicaçam a descoberta de novos autores e livros. Ouça com atenção e prepare a sua lista.


MAS O QUE É UM PODCAST, AFINAL?

São programas de áudio, divulgados na internet, associados a serviços de streaming de áudio, como o Spotify ou o Soundcloud, que lhe permitem agarrar no comando e escolher quando e como os quer ouvir. O formato teve o seu grande boom em Portugal em 2018, tendo vindo a crescer em popularidade até aos dias de hoje. Governo Sombra e Extremamente Desagradável são dois exemplos de programas disseminados pela televisão e rádio, respetivamente, que, na era do podcasting e sem a barreira do direto, ganharam ainda mais ouvintes no digital. Também os podcasts literários têm vindo a crescer, pela voz de bloggers e jornalistas, dedicados ao poder do livro, munidos, na maior parte dos casos, com não mais do que um computador e um microfone. Entrevistando autores ou leitores, focando-se em nichos específicos ou debatendo as últimas leituras com os seus ouvintes, é seguro dizer que vieram para ficar.

 

Ponto Final, Parágrafo

“Pode um programa de rádio ter uma lombada?” A descrição do podcast literário Ponto Final, Parágrafo serve de mote para tudo aquilo que o programa representa: uma conversa sobre o amor aos livros. A primeira casa deste programa surgiu em 2018, na Escola Superior de Comunicação Social, pelas mãos de Magda Cruz. Em 2020, o projeto foi adotado pelo site Comunidade, Cultura e Arte. Com convidados bem conhecidos do público português, como Carlos Vaz Marques, Afonso Cruz, Sónia Balacó ou Helena Magalhães, Magda Cruz tenta descobrir os livros favoritos nas estantes de cada entrevistado e lança as bases dos debates sobre essa magia que é a literatura.

 

 

Grandes Leitores

A escritora e jornalista Isabel Lucas começou o ano de 2021 com um novo podcast. Nascido de uma parceria entre o jornal Público e a Antena 3, Grandes Leitores parte à descoberta do leitor que há nos escritores, desvendando quais as obras prediletas de quem faz do livro a sua profissão.

 

 


CONDUZIR AO SOM DE UM PODCAST NUNCA FOI TÃO FÁCIL
Em fevereiro de 2021, a Waze, uma aplicação para dispositivos móveis, baseada na navegação por GPS, anunciou a integração com a Audible, conhecida pela seleção vasta de audiobooks e podcasts. Para quem gosta da companhia destes programas ou de um bom livro em formato áudio, agora poderá também ouvi-los durante as viagens de carro, de forma mais segura e prática.


 

O Poema Ensina a Cair
Com este podcast quinzenal, associado ao feed do Perguntar Não Ofende, a jornalista Raquel Marinho partilha connosco as escolhas poéticas dos seus convidados, abrindo, com a poesia, uma porta para nos aproximarmos deles e os conhecermos um pouco melhor. Pelo seu microfone já passaram nomes como Francisco José Viegas, Alice Vieira, Eunice Muñoz ou António Zambujo.

 

 

A Beleza das Pequenas Coisas

Da autoria do jornalista Bernardo Mendonça, este podcast — que não é exclusivamente literário — propõe-se navegar pelas histórias de vida das mais diversas personalidades da atualidade portuguesa. Maria do Rosário Pedreira, Valter Hugo Mãe ou Dulce Maria Cardoso são alguns dos autores que já passaram pelo programa, criado em 2015. São conversas longas, algumas com quase duas horas, mas imbuídas das pequenas coisas que sustentam os dias.

 

 

Dicionário de Artistas

É na plataforma do Centro Cultural de Belém (CCB) que podemos encontrar o escritor Gonçalo M. Tavares. Dicionário de Artistas mergulha na arte através da literatura, aliando o olhar e a linguagem, em pequenos episódios, com não mais do que dois minutos, narrados por Ana Zanatti.

 

 

A Páginas Tantas

Inês Pedrosa, Patrícia Reis e Rita Ferro falam sobre livros, autores e questões do quotidiano. Um programa da Antena 1 e da RTP, que conta já com mais de 200 episódios, moderados pela jornalista Fernanda Almeida. A Páginas Tantas aborda temas generalistas, como debates sobre prémios literários ou a melhor forma de ler clássicos, por exemplo, mas reflete também sobre efemérides importantes da cultura literária, como os 25 anos da morte de Vergílio Ferreira ou o centenário de aniversário de Clarice Lispector.

 

 

Teatra

Um podcast dedicado ao teatro e que, por essa mesma razão, tem uma relação especial com a literatura. Teatra foi criado pelo Teatro D. Maria II, com curadoria de Mariana Oliveira, indo buscar a 2.ª pessoa do singular do imperativo de teatrar para batizar as conversas sobre esta arte que nos alimenta o sonho e a imaginação. Para além da autora Dulce Maria Cardoso, é também possível ouvir o humorista Bruno Nogueira, o artista Vhils ou a atriz Rita Blanco.

 

 


 

PODCASTS INTERNACIONAIS

 

1. Potterless

A descoberta do universo de Harry Potter através do testemunho de Mike Schubert, um engenheiro mecânico de 28 anos.

 


2. Wine About It

Duas amigas decidiram combinar livros e vinho num podcast que nos faz viajar até São Paulo, no Brasil.

 


3. Novel Pairings

Uma escritora e uma professora, nos Estados Unidos, conhecem-se no bookstagram e decidem abordar os clássicos da literatura de uma forma inovadora.

 


4. You’re Booked

A escritora Daisy Buchanan entrevista alguns dos grandes nomes da literatura internacional, como Jeffrey Archer, Dolly Alderton ou Amor Towles.

 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.