Bolo de bolacha, ou o famoso “portuguese coffee cake”

Por: Beatriz Sertório a 2024-04-12

10%

Histórias e Curiosidades à Mesa
16,90€ 15,21€
PORTES GRÁTIS

"Portuguese coffee cake", "Portuguese biscuit cake", "Portuguese Maria cookie cake"… seja qual for o nome pelo qual seja conhecido, o bolo de bolacha faz furor, em Portugal e no mundo. Mas o que torna esta combinação de bolacha Maria e café tão irresistível? A propósito do Dia Mundial do Café, que se comemora no próximo domingo, dia 17 de abril, desvendamos algumas Histórias e Curiosidades à Mesa, de Virgílio Nogueiro Gomes, sobre esta sobremesa.


Cafés, bicas e cimbalinos

O consumo de café em Portugal é já uma tradição que leva a que cada região tenha a sua designação própria para cada uma das dezenas formas de tirar e tomar café neste país. Uma bica, se for no Sul, ou um cimbalino, se for no Norte; cheio, quase cheio, normal, pingado, sem princípio…  variações não faltam para agradar aos 80% portugueses que afirmam consumir esta bebida diariamente. Ainda assim, e contrariamente ao que se possa pensar, somos o país da Europa onde o seu consumo é mais baixo
 enquanto em Portugal o consumo ronda os 4,7 kg por pessoa/ano, nos países europeus situa-se perto dos 6,4 kg por pessoa/ano. 

Por outro lado, não há quem não elogie a qualidade do nosso café, sendo que múltiplas marcas portuguesas desta bebida popular já conquistaram prémios em competições internacionais. Estão também comprovados os múltiplos benefícios do café para a nossa saúde, desde atenuar uma simples dor de cabeça, a prevenir patologias graves, como as doenças Parkinson ou Alzheimer.


Uma bolacha portuguesa, com certeza – ou será que não?

A outra estrela do famoso bolo de bolacha tem uma origem inesperada. Ao contrário do que a maioria das pessoas possa pensar, a bolacha Maria terá nascido numa pequena padaria inglesa em 1874 para comemorar o casamento da Grande Duquesa Maria Alexandronova (1853-1920) com o Duque de Edimburgo Alfredo de Saxe-Coburgo Gota (1844-1900), segundo filho da Rainha Vitória e do Príncipe Alberto de Saxe-Coburgo Gota, e que foi celebrado com grande pompa com presença da maioria das casas reais reinantes. A bolacha, biscoito seco e de fácil confeção, tinha inscrito o nome MARIA, na face de apresentação, em homenagem à nova Duquesa de Edimburgo e facilmente adquiriu notoriedade e popularidade. Em alguns países estrangeiros, e designadamente nos de língua francesa, é conhecida como bolacha Marie.


A receita

O bolo de bolacha é conhecido pela sua simplicidade na confeção, uma vez que não precisa de ir ao forno. Para o fazer, vai precisar de:

  • 2 embalagens de bolacha maria, ou tostada (cerca de 400 gramas)
  • 500 ml de café 
  • 1 gema de ovo    
  • 200 g de açúcar em pó    
  • 200 g de manteiga 


Comece por fazer um café de cevada sem ser açucarado, e deixe arrefecer. Entretanto, junte a manteiga com açúcar e bata bem até obter um creme macio. 

Com a ajuda de uma escumadeira, mergulhe rapidamente as bolachas no café, com cuidado para não ficarem muito ensopadas, e coloque-as num prato de apresentação. A primeira bolacha é colocada ao centro e seguidamente as outras à sua volta (habitualmente, seis). 

Colocadas as primeiras bolachas em forma de flor, cubra com uma ligeira camada do creme. Repita até terminar as bolachas, colocando camadas sucessivas de bolachas intermediadas por creme. 

No final, cubra completamente o bolo com o creme com a ajuda de uma espátula, e coloque-o durante (pelo menos) duas horas no frigorífico antes de ser servido. 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.