“Croquetes” de sobras de bifanas

Por: Bertrand Livreiros a 2023-01-06

Joana Roque

Joana Roque

Sempre gostou de cozinhar e de comer, mas a sua história no mundo da culinária começa em abril de 2006, com a criação de um blogue de dietas, no qual os pratos que fazia tinham mais sucesso do que a sua tentativa de perder peso. No mês seguinte, nasce As Minhas Receitas, um blogue com receitas simples, variadas e acessíveis. Há quinze anos que publica receitas e hoje são mais de quatro mil. Em 2008, criou mais um blogue, A Economia Cá de Casa, para complementar as receitas com dicas de gestão doméstica e de organização e planeamento da vida familiar. Com um total de sete livros publicados, nos quais se incluem Cozinha Organizada, Jantar na Mesa, publicado em 2021, Joana Roque dá ainda workshops de culinária e produz conteúdos para várias marcas. Em resposta à crise económica que começa a atingir todos os portugueses, no seu novo livro mostra-nos como é possível poupar na cozinha, sem abdicar do sabor.

VER +

10%

Cozinhar com Sobras
19,90€ 17,91€
PORTES GRÁTIS

Numa altura em que a necessidade de poupar se alia à urgência de sermos mais sustentáveis, Joana Costa Roque apresenta‑nos, em Cozinhar com Sobras, 80 receitas deliciosas feitas a partir de sobras. Depois de nos apresentar uma receita, daquelas que todos nós gostamos de cozinhar com regularidade em casa, a autora bestseller de livros de culinária mostra-nos dezenas de combinações possíveis para aproveitar o que acabou guardado num tupperware.

Hoje partilhamos consigo uma receita de “croquetes” de sobras de bifanas.

 

Ingredientes para cerca de 25 bolinhas:

300g de sobras de carne — neste caso bifanas com algum molho
4 colheres de sopa de farinha
Sal e pimenta q.b.
Noz moscada q.b.
1 colher de sopa de ervas secas a gosto
Ovo batido e pão ralado 

 

Preparação:

1. Pique ou desfie a carne e junte algum molho até cobrir a carne.

2. Leve a um tacho e deixe levantar fervura. Acrescente depois a farinha e envolva bem.

3. Retifique de sal e pimenta e acrescente um pouco de noz moscada, as ervas secas e até picante se gostar.

4. Leve novamente a lume brando e vá mexendo para que não agarre ao fundo até a mistura engrossar e se despegar do tacho. (Poderá ser necessário juntar um pouco mais de farinha de estiver pouco grosso ou de molho/água se estiver muito grosso! Terá de se capaz de moldar bolinhas depois de a mistura arrefecer!)

5. Coloque depois a mistura num prato e deixe arrefecer completamente. Forme depois bolinhas do tamanho de uma noz e passe-as depois por ovo batido e pão ralado.

6. Poderá depois fritar em óleo quente até que fiquem douradas ou pulverizar com um pouco de azeite em spray e levar à Airfryer durante 10 minutos a 180ºC até que fiquem douradas.

7. Sirva depois com arroz de tomate ou feijão e uma salada verde!

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.