Viaje até à Beira Baixa com esta Tigelada de Henrique Sá Pessoa

Por: Bertrand Livreiros a 2021-03-03 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Henrique Sá Pessoa

Henrique Sá Pessoa, chef português galardoado com duas estrelas Michelin, descobriu o gosto pela culinária num projeto de intercâmbio nos EUA. Viveu e trabalhou em Londres e em Sidney antes de regressar a Portugal, a partir de onde dirige atualmente vários restaurantes, dos quais se destaca o Alma (duas estrelas Michelin). Henrique Sá Pessoa já viajou pelos quatro cantos do mundo, mas admite que o prato mais estranho que comeu foram patas de galinha cozidas, na China, que não considera a sua iguaria de eleição. As suas outras grandes paixões são a sua filha Inês, o basquetebol e os livros de culinária. Para além de ser viciado e comprador compulsivo destes últimos, é autor de Entre Pratos, Legumes Sem Desculpas, Curso de Cozinha, a trilogia Ingrediente Secreto, Na Cozinha com Henrique Sá Pessoa, A Viagem do Salmão. É também conhecido pelos seus programas de televisão como Chef de Família e, claro, COMTRADIÇÃO.

VER +

10%

ComTradição
24,90€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

Húmus 3 em 1, de "Uma Família Verde"

Ter uma vida mais sustentável é o desafio do século. A alimentação é um bom ponto de partida para mudarmos os nossos hábitos, mas nem sempre é fácil encontrar receitas práticas e rápidas para o dia-a-dia. O livro Uma Família Verde nasce do amor da autora pelo slow living, por honest food, pelo campo, pela calma, mostrando-nos a jornada de uma família em busca de uma vida mais consciente e sustentável. Tem por objetivo partilhar experiências e ajudar outras famílias com as mesmas ambições. Partilhamos a receita de Húmus, de Maria Dordio, para experimentar e saborear em família. 

Arroz-doce, Uma Vez Não São Vezes

E que tal começar a semana com arroz-doce? Hoje deixamos-lhe uma receita de arroz-doce do livro Uma Vez Não São Vezes, uma versão menos calórica, mas igualmente deliciosa para tornar a segunda-feira mais doce. O livro reúne noventa receitas de sobremesas, diferentes do ponto de vista nutricional, mas com um ingrediente em comum: uma pitada de bom senso. Mais do que as receitas das suas sobremesas favoritas, neste livro vai encontrar tudo o que precisa de saber sobre açúcar e respetivos substitutos, orientações nutricionais para a seleção de ingredientes e, ainda, alguns truques e dicas práticas para o sucesso das receitas. 

Panquecas de sumo de beterraba

Matt Pritchard é o cocriador do mítico programa Dirty Sanchez, da MTV. Como atleta de endurance, Pritchard está sujeito a rotinas exigentes e a desafios extremos, que o obrigam a superar-se diariamente e a quebrar limites. O segredo da sua endurance? Ter-se tornado vegan.Para ser vegan, descobriu que não era preciso grandes fundamentalismos, sendo possível fazer uma alimentação saudável e saborosa sem abdicar de "comida a sério, que enche e dá força". Em Dirty Vegan, Matt apresenta 100 receitas que desenvolveu, ou adaptou, tendo em conta três tipos de leitores: os vegans principiantes, os cozinheiros principiantes e todos aqueles que querem ter uma alimentação saudável e saborosa. Hoje partilhamos uma dessas receitas, ideal para se deliciar enquanto lê um bom livro.

Uma das melhores formas de viajar por Portugal é através da comida, e o mais recente livro de Henrique Sá Pessoa, ComTradição, é a prova disso mesmo. Tendo como inspiração Maria de Lourdes Modesto e a sua Cozinha Tradicional Portuguesa, o chef, galardoado com duas estrelas Michelin, procurou aliar o moderno ao tradicional na confeção de pratos tipicamente portugueses, num roteiro delicioso de Norte a Sul do país. 

Nas palavras de Sá Pessoa, estas receitas são um remake dos clássicos, não deixando de ser “leves, descomplicadas, acessíveis e, acima de tudo, de fácil execução.” Hoje, viajamos até à Beira Baixa para confecionar tigelada, sobremesa tradicionalmente cozida em caçoilos de barro, logo a seguir a uma fornada de pão quente ou cabrito assado, com o objetivo de aproveitar ao máximo um forno a lenha bem quente.  Bom apetite. 
 


 

 

Ingredientes

Serve 8 pessoas

  • 0,5l de leite
  • 6 ovos
  • 3 cascas de limão
  • 1 pau de canela
  • 250g de açúcar
  • 90g de farinha
  • Sal q.b.

 

Modo de Preparação

1. Começar por aquecer o leite, perfumando-o com as cascas de limão e o pau de canela. Finalizar com uma pitada de sal. 

2. Numa taça misturar a farinha e o açúcar. 

3. Bater os ovos, sem incorporar muito ar, e de seguida juntar à farinha e ao açúcar. 

4. Untar a forma com um pouco de óleo vegetal e colocar no forno a aquecer.

5. Retirar o limão e a canela do leite perfumado, e juntar a fio ao preparado dos ovos. Retirar o excesso de espuma com uma espátula. 

6. Colocar na forma previamente aquecida, e cozinhar no forno durante 35 a 45 minutos. Deixar arrefecer. 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.