Açorda de Espargos, uma receita de Gabriela Oliveira

Por: Bertrand Livreiros a 2021-02-01 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Gabriela Oliveira

Gabriela Oliveira

Gabriela Oliveira nasceu em 1975, vive em Lisboa e tem três filhos. Tornou-se vegetariana há mais de duas décadas, seguindo um estilo de vegan desde há vários anos. É licenciada em Comunicação Social e colaborou, como jornalista freelancer, em diversas publicações, nomeadamente com os semanários Sol e Expresso, e as revistas Pais & Filhos e Notícias Magazine (do Diário de Notícias e do Jornal de Notícias).
É autora da série de livros de receitas vegan "Cozinha Vegetariana – 100% Vegetal", publicada pela Arteplural e composta pelos livros: Cozinha Vegetariana para Quem Quer Poupar (2014), Cozinha Vegetariana para Quem Quer Ser Saudável (2015), Cozinha Vegetariana para Bebés e Crianças (2016), Cozinha Vegetariana para Festejar (2017), Cozinha Vegetariana à Portuguesa (2018), Cozinha Vegetariana Rápida e Prática (2019) e Cozinha Vegetariana Doces e Sobremesas (2020). Publicou também Avós Precisam-se – A importância dos laços entre avós e netos (2012, Arteplural). Adora escrever e comunicar, bem como o desafio de criar receitas e de as fotografar. Realiza regularmente workshops em Lisboa, tendo criado a Academia Vegan – o primeiro espaço dedicado exclusivamente à culinária vegan em Portugal.

VER +

10%

Cozinha Vegetariana à Portuguesa
18,80€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Numa casa portuguesa fica bem… comida vegetariana sobre a mesa! É esse o mote para o livro Cozinha Vegetariana à Portuguesa, da autora Gabriela Oliveira, do qual retiramos a sugestão de hoje. Fique com a receita para esta deliciosa açorda de espargos, ideal para o seu almoço.


Tempo de preparação: 20 minutos

Ingredientes (4 doses):

400 g de pão duro (tipo alentejano ou de mistura)

2 a 3 cháv. de água a ferver

1 cebola

4 dentes de alho

1/2 ramo de coentros ou de salsa

1 molho de espargos

2 folhas de louro

sal q.b.

pimenta preta q.b.

azeite q.b.

2 c.  sopa de pinhões

sementes de cânhamo descascadas ou de sésamo para servir (opcional)

 

Modo de preparação:

  1. Corte o pão em pedaços (incluindo a côdea); coloque-o numa taça, verta a água a ferver, envolva e deixe amolecer;
  2. Pique finamente a cebola, o alho e os coentros; descarte as extremidades duras dos espargos e corte os caules em pedacinhos;
  3. Numa frigideira com um fio de azeite refogue a cebola e o alho com o louro; junte os espargos, o pão amolecido e metade dos coentros e tempere com sal e pimenta; deixe cozinhar por mais alguns minutos, mexendo regularmente;
  4. Retire o louro e misture os restantes coentros picados e os pinhões. Sirva quente com um fio de azeite e polvilhe com as sementes de cânhamo, se desejar.

 

Bom apetite!

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.