O testemunho da filha de Gisèle Pelicot e outras novidades a chegar às livrarias em fevereiro
Por: Beatriz Sertório a 2025-02-03
Últimos artigos publicados
Embora seja o mês mais curto do ano, fevereiro chega com muitas novidades. Entre os destaques, está o poderoso testemunho da filha de Gisèle Pelicot, a mulher que comoveu o mundo com a sua coragem após anos de abuso inimaginável, e o aguardado regresso da autora de Olive Kitteridge.
A 19 de Dezembro de 2024, os 51 arguidos de um julgamento que ficará para a História foram considerados culpados de agressão e violação. Condenado à pena máxima de 20 anos, Dominique Pelicot foi também considerado culpado de ter recolhido imagens íntimas sem o consentimento da filha, Caroline. Agora, Caroline relata o impacto destas descobertas avassaladoras em E Deixei de Te Chamar Papá (Guerra & Paz), um testemunho poderoso sobre o efeito devastador da submissão química, disponível nas livrarias a partir de dia 11 de fevereiro.
Também dentro do género das memórias, destacam-se os lançamentos de Notas sobre Corações Partidos (Cultura Editora), de Annie Lorde, no dia 6 de fevereiro e Sociopata (Editorial Presença), de Patric Gagne, no dia 19 de fevereiro. O primeiro, uma exploração singular do amor e do desgosto amoroso, desde o desastroso rebound sex ao imprudente envio de nudes, passando pela perseguição nas redes sociais à nova namorada do ex ou à aguda indignidade de ser ghosted. O segundo, o relato desarmante de uma autora norte-americana diagnosticada como sociopata que mais tarde se tornaria terapeuta com especialização nessa área.
Na literatura nacional, destaca-se a estreia da cantora e compositora Luísa Sobral no romance com Nem Todas as Árvores Morrem de Pé (D. Quixote), com lançamento previsto para 11 de fevereiro – uma obra que narra a história de duas mulheres unidas pela desilusão e pelos cinquenta anos mais sombrios da história da Alemanha. Já disponível nas livrarias, Aquilo que o Sono Esconde (Suma de Letras), o novo romance de Mafalda Santos, acompanha um analista de seguros obcecado por evitar indemnizações, cuja vida é abruptamente transformada após um acidente misterioso.
Também já nas livrarias pode encontrar Conta-me Tudo (Alfaguara), o mais recente romance da popular autora norte-americana Elizabeth Strout. Com o regresso triunfal de duas personagens maiores que a vida, Strout traz-nos um romance de esperança, empatia e gratidão, sobre a força do amor e da amizade, a passagem do tempo e o poder da memória. Outro regresso notável é o de Francesca Giannone, vencedora do Prémio Bancarella por A Carteira, com Amanhã Amanhã (Editorial Presença). Disponível a partir de 5 de fevereiro, acompanha a vida de dois irmãos no sul de Itália entre as décadas de 1950 e 1960, explorando os laços familiares e as escolhas que os afastam após a venda do negócio da família.
Neste que é o mês do romance, Ali Hazelwood, autora bestseller de A Hipótese do Amor, lança também Até ao Fundo (Desrotina), uma história escaldante sobre uma saltadora e um nadador que descobrem mais do que esperavam ao mergulharem em águas proibidas – disponível a partir do dia 6 de fevereiro.
Os apreciadores de thrillers podem também contar com várias novidades nas estantes ao longo deste mês, a começar por uma nova aventura de Robert Galbraith, pseudónimo de J.K. Rowling. A Sepultura de Água (Editorial Presença) faz parte da popular série Cormoran Strike e chega às livrarias no dia 19 de fevereiro. Da autora bestseller Leslie Wolfe, chega no dia 6 de fevereiro Raparigas no Inferno (Alma dos Livros), um thriller intenso e cheio de mistério, no qual uma detetive corre contra o tempo para desvendar um assassinato brutal e encontrar uma criança desaparecida antes que seja tarde demais.
Para os leitores mais jovens, Alice Kellen, autora de O Rapaz que Desenhava Constelações, lança A Teoria dos Arquipélagos (Presença) no dia 6 de fevereiro, enquanto os fãs de literatura fantástica poderão descobrir Quicksilver (Presença), de Callie Hart, primeiro volume de uma saga que tem conquistado o mundo, disponível a partir de 20 de fevereiro. Para os fãs de Taylor Swift, chega no dia 6 de fevereiro Onde Me Deixaste (Manuscrito), um romance young adult de uma autora e criadora de conteúdo nacional, repleto de referências à cantora.
Por fim, no género da não ficção, destaca-se Quando a memória falha (Manuscrito), um livro indispensável para compreender, prevenir e tratar a demência, com lançamento marcado para o dia 5 de fevereiro. Já no dia 6 de fevereiro, chega A Arte de Amar (Pergaminho), um ensaio do psicólogo alemão Erich Fromm sobre as riquezas e os riscos das diversas formas de amor, mesmo a tempo do Dia dos Namorados.
Qual destes livros não pode faltar na sua estante? Partilhe a sua wishlist connosco!