Duas ou três ideias sobre “Como Ser Bem-Sucedido no Mundo de Hoje”
Por: Beatriz Sertório a 2025-01-29
Últimos artigos publicados
Uma das figuras mais importantes no campo da literatura de desenvolvimento pessoal e profissional, Dale Carnegie dispensa apresentações. Depois do sucesso de livros como Como fazer amigos e influenciar pessoas e A Arte de Comunicar com Sucesso, chega às livrarias do país o seu guia definitivo sobre Como ser bem-sucedido no mundo de hoje (Objectiva). Embora muitas vezes acreditemos que os outros têm mais motivos para serem mais felizes e bem sucedidos do que nós – mais dinheiro, menos preocupações, mais amigos ou um emprego com melhores condições – o autor bestseller defende que todos podem atingir a felicidade, independentemente das suas circunstâncias.
Neste livro que reúne conselhos práticos e intemporais para enfrentar os desafios do mundo atual com confiança, Carnegie destaca a importância de um recurso essencial que, afinal, todos temos, mas poucos sabem tirar o melhor partido dele: o tempo. Nas suas palavras: “Os outros podem ter mais dinheiro, poder ou fama, mas ninguém tem mais tempo do que você. E nunca mais terá mais tempo do que aquele que tem agora.” Por isso, é tão importante saber gerir o seu tempo como o seu dinheiro. Fique a conhecer algumas ideias presentes neste livro sobre como utilizar o seu tempo de forma mais consciente e alcançar os seus objetivos.
Dedique, pelo menos, meia hora por dia à reflexão sobre os seus desafios profissionais.
Esse momento de foco pode ser integrado em outras atividades do seu dia-a-dia. O autor sugere, por exemplo, aproveitar o tempo enquanto se veste e se prepara para sair ou durante o trajeto de ida e volta do trabalho. Independentemente do momento escolhido, o importante é que passe meia hora por dia apenas a concentrar-se, a organizar ideias e a refletir sobre os passos necessários para atingir os seus objetivos.
Passe, pelo menos, meia hora por dia a refletir.
Reserve este tempo para pensar seriamente sobre si mesmo: o que tem conquistado na vida, os seus pontos fracos, o que pode fazer para superá-los, o que está ativamente a fazer para conquistar os seus objetivos e o que o impede de fazer mais. De acordo com o autor, o tempo destinado à contemplação ou meditação – quando nos afastamos intencionalmente dos pensamentos frenéticos – é altamente benéfico para reduzir o stress e promover uma sensação de paz interior. Além disso, uma mente tranquila é menos suscetível a divagar em reuniões longas e improdutivas e é mais provável que responda às exigências de um projeto sem se distrair.
Aproveite todos os momentos livres do dia.
Esses minutos dispersos ao longo de cada dia oferecem uma oportunidade extraordinária para alimentar a sua mente. Abraham Lincoln estudou Direito enquanto trabalhava como empregado numa mercearia e Theodore Roosevelt mantinha um livro aberto em cima da secretária para poder ler durante cem segundos entre os seus compromissos diários na Casa Branca. Pense nas horas que passa em elevadores, e nos incontáveis minutos que perde todos os dias à espera do autocarro ou do comboio. Está a aproveitar os seus cem segundos?
Planeie as suas noites de modo a ter um bom equilíbrio entre estudo e lazer.
Leia bons livros. Frequente aulas noturnas. Dedique uma noite por semana a um tema novo. Arranje passatempos. Lembre-se de que o modo como gasta o seu tempo irá determinar, em grande medida, onde estará dentro de cinco, dez ou vinte e cinco anos. Não aja como se fosse eterno. Nas palavras de Carnegie: “Se todas as manhãs tivesse na mão vinte e quatro notas de 100 dólares novinhas em folha, o que faria com elas? Gastaria algumas com sensatez e deixaria as restantes voar pela janela? Claro que não, mas é o que a maioria das pessoas faz com algo ainda mais precioso do que o dinheiro: as vinte e quatro horas de tempo em cada dia.”