Artistas e pequenos negócios que todos os livrólicos devem conhecer

Por: Beatriz Sertório a 2021-04-01 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

10%

I Will Judge You By Your Bookshelf
15,00€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

10%

The Shape Of Ideas
16,25€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Diz-se que uma casa sem livros é como um quarto sem janelas, mas a casa de um verdadeiro livrólico não se faz só de livros. Se partilha a necessidade de estar rodeado de objetos que espelhem a sua paixão pela leitura, precisa de conhecer estes artistas e projetos nacionais e internacionais.


1. Adriana Fontelas

Indo buscar inspiração a diferentes artes - não só à literatura, mas também à música ou ao cinema -, Adriana faz ilustrações de personalidades por quem diz sentir curiosidade ou alguma ligação especial. Entre estas, contam-se alguns escritores célebres como Fernando Pessoa, José Saramago ou Sophia de Mello Breyner, bem como personagens literárias como Harry Potter e Severus Snape - imprescindíveis na casa de um PotterheadPara além dos posters, pode adquirir estas ilustrações em formato de autocolante, tote bags ou postais. Pode encontrar o seu trabalho na Padaria Água Furtadas, um espaço de ilustração e arte, localizado no Porto, onde Adriana trabalha, ou na sua loja online.

 

Adriana Fontelas/© Valéria Martins

 

2. Marta Nunes

Apesar de ser formada em Arquitetura, é à ilustração que Marta Nunes tem dedicado a maior parte do seu tempo. Embora não seja o foco das suas ilustrações, a literatura - e, em especial, a poesia - é uma fonte de inspiração para a artista. Prova disso mesmo é o workshop que vai realizar em parceria com a Bertrand Livreiros no próximo mês, sob o mote Ilustração para poesia. Neste, serão propostos 5 poemas dos seguintes autores: Ana Hatherly, Maria Teresa Horta, Miriam Reyes, Eugénio de Andrade e José Rui Teixeira, para inspirar os dedos a inundar o papel. As suas ilustrações repletas de poesia podem ser descobertas na sua loja online em diferentes formatos.

 

© Marta Nunes

 

3. Nó projectos

Sediado em Lisboa, o Nó Projectos é um atelier de ilustração e design gráfico composto por três criativas. Presença assídua na Feira do Livro de Lisboa, têm ainda uma loja online. Aqui, pode encontrar ilustrações sobre os mais variados temas, sendo a literatura um dos temas principais. Para além das ilustrações de autores célebres como Fernando Pessoa ou Eça de Queiroz, pode ainda encontrar ilustrações inspiradas em clássicos da literatura como Moby Dick, O monte dos vendavais ou História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar - perfeitas para a sala de qualquer livrólico. E se for demasiado difícil escolher, porque não optar por um pack de 4 posters literários? Encontre-os aqui.

 

 

© Nó projectos.

 

4. Grant Snider (Incidental comics)

O primeiro artista estrangeiro da nossa seleção, o norte-americano Grant Snider, é ilustrador e o criador dos Incidental comics, uma série de ilustrações que se debruçam, sobretudo, sobre os temas da leitura e da escrita. Para além de ter visto o seu trabalho destacado em jornais como o The New York Times Book Review, ou The Kansas City Star, publicou também o livro I will judge by your bookshelf, onde compilou algumas destas ilustrações, e The Shape of ideas, onde reflete acerca da natureza da criatividade, entre outros. Se quiser emoldurar algum dos trabalhos que ilustram na perfeição as reflexões e dilemas de qualquer escritor ou leitor, pode encontrá-los na loja online do artista.

 

© Grant Snider.

 

5. My Bookmark

Se está à procura de um marcador original para as suas leituras, não precisa de procurar mais. A My Bookmark, um pequeno negócio norte-americano, tem marcadores para todos os gostos, que se destacam pela sua criatividade. Quer seja fã de Harry Potter, de Star Wars ou de Senhor dos anéis, de certeza que, na loja onlineconseguirá encontrar uma sugestão perfeita para si.

 

 

 

6. Bárbara R. 

Bárbara assegura que os livros e as viagens sempre estiveram presentes na sua vida. Por essa razão, esta ilustradora do Porto inspira-se frequentemente nestas temáticas para criar. Tal como os da Adriana, os seus trabalhos estão disponíveis na Padaria Água Furtadas ou na loja online da própria artista. Embora crie também tote bags, postais e t-shirts, é sobretudo nas múltiplas impressões que tem disponíveis que se reflete a sua inspiração literária. Se procura uma ilustração para decorar o seu cantinho de leitura, talvez encontre aqui a inspiração de que precisa.

 

© Bárbara R.

 

7. Maga Paper

Fundada pela escritora Helena Magalhães - autora dos livros Raparigas como nós e Diz-lhe que não -, a Maga Paper procura trazer cor e personalidade à vida de todos os amantes de livros. Para além dos diários de leitura personalizados com listas, planos e desafios literários, destacamos ainda a coleção de t-shirts e sweatshirts com frases que só verdadeiros apaixonados por livros poderão entender. Pode encontrar estes produtos e muitos mais na loja online.

 

© Maga paper.

 

8. Zola Bookish

Consegue imaginar que aspeto teria um colar ou um par de brincos inspirados no seu livro preferido? É precisamente isso que a Zola Bookish faz. Buscando inspiração nos livros, cria peças únicas de bijuteria para leitores que gostam de usar o seu amor pela leitura ao peito. Para além de um amor combinado por livros e bijuteria, este pequeno negócio nasceu também da necessidade de Tatiana, a mentora do projeto, pagar o tratamento de que precisa para travar o cancro da mama contra o qual tem vindo a lutar. Conheça a história deste projeto na sua página de instagram e espreite a loja online.

 

© Zola Bookish.

 

9. Alecrim

A inspiração para este projeto surgiu da compulsão da criadora por colecionar um marcador de cada país por onde viaja. Decidiu, então, fazer os seus próprios marcadores a partir de famosas personalidades e personagens literárias. Entre as muitas personagens que já criou em feltro, contam-se, a título de exemplo, o Principezinho, Harry Potter, Hermione Granger, ou autores como Fernando Pessoa, Luís de Camões e Eça de QueirozPode encontrá-los na respetiva página de instagram ou na loja online da Padaria Águas Furtadas.

 

©Alecrim / Águas Furtadas.

 

10. R. E. Parrish

R. E. Parrish, ou Robin, é uma linguista e cartoonista que transforma o seu conhecimento sobre livros em tiras cómicas de banda desenhada. Buscando inspiração nos grandes clássicos da literatura, tem, contudo, um interesse especial pela literatura russa, tema que aborda frequentemente nos seus desenhos. Após obter o reconhecimento dos leitores, abriu uma loja online, onde vende merchandising dos seus desenhos mais célebres. Quer pretenda acrescentar algum humor literário à sua capa para o telemóvel, cortina de duche ou porta do frigorífico, está no sítio certo.

 

©R. E. Parrish / Redbubble.

 

Descubra mais objetos imprescindíveis para livrólicos na nossa coleção de artigos exclusivos Bertrand.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.