O "foram felizes para sempre" depende de nós

Por: Bertrand Livreiros a 2020-11-02 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Últimos artigos publicados

Cinco livros sobre Ciência a não perder

Da sustentabilidade do planeta às explicações mais detalhadas sobre o universo que nos rodeia, são cada vez mais os livros de ciência que nos ajudam a expandir horizontes e a enriquecer o nosso conhecimento. A propósito do Dia Mundial da Ciência, que se comemora a 24 de novembro, trazemos-lhe cinco sugestões de leitura que irão, certamente, motivar reflexões importantes para o presente e o futuro das nossas vidas.  

5 recomendações de Bill Gates para evitar um desastre climático

Quando, em 2015, Bill Gates alertou o mundo para os perigos de um novo surto epidémico global, os políticos não agiram com a urgência necessária para o prevenir. Prova disso mesmo é a situação de pandemia em que vivemos atualmente e que poderia ter sido evitada, ou pelo menos, controlada mais cedo, caso o tivessem feito. Este ano, o fundador da Microsoft e filantropo, voltou os seus esforços para um desafio ainda maior. 

O mundo em casa | Duas práticas sustentáveis a adotar

“O espaço e a natureza são uma necessidade, não um luxo.” Quem o diz é a arquiteta, vencedora do Prémio Stirling, Amanda Levete, no âmbito da série de ensaios da BBC Radio, Rethink, que explora a forma como a pandemia mudou as nossas vidas e como podemos aproveitar essas mudanças da melhor forma, num mundo pós-covid-19. Amanda propõe que no futuro se criem espaços onde as pessoas redescubram a arte de viver, avaliados não pela eficácia, mas pelo bem-estar.

Substituição dos sacos de plástico por sacos de papel

À medida que se torna cada vez mais evidente que a possibilidade de um futuro mais sustentável está nas mãos de cada um de nós, principalmente no que diz respeito à alteração de hábitos de consumo, a Livraria Bertrand tem vindo a assumir o compromisso de adoção de medidas que revelam a sua crescente preocupação ecológica. Uma das decisões mais relevantes passa pela substituição dos sacos de plástico, utilizados nas nossas 56 livrarias, por sacos de papel, a partir do mês de dezembro. Com esta alteração, conseguimos reduzir consideravelmente o nosso consumo anual de plástico, diminuindo assim a pegada ecológica e assumindo o nosso papel na solução do maior e mais complexo desafio ambiental da atualidade.

 

Desmaterialização das faturas

Todos nós acumulamos faturas-recibo na carteira, seja por precaução, acautelando eventuais necessidades de trocas ou devoluções; seja porque esse gesto já está interiorizado e o fazemos maquinalmente, sem pensar nas consequências. É cada vez mais importante pensarmos nesses pequenos gestos que podem ter um grande impacto. A partir de novembro, iremos substituir a emissão de faturas em papel, pelo envio destas por e-mail. Esta medida, já implementada na livraria online há mais de um ano, estender-se-á agora às 56 livrarias físicas.

 

Com estas medidas, eliminamos o consumo de…

  • 100 000 sacos de plástico
  • 10 000* rolos de papel

Valores médios anuais.

* Estimativa que tem por base a concretização da desmaterialização a 80%.

 

Juntos, podemos escrever uma história mais feliz para o futuro do nosso planeta.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.