5 Livros para um novo ano mais sustentável
Por: Bertrand Livreiros a 2023-01-05
Últimos artigos publicados
Entre manuais práticos, ensaios criativos e esclarecedores, mas também obras de cariz mais informativo, são cada vez mais os livros publicados entre nós que nos propõem uma reflexão sobre a sustentabilidade do planeta e o seu futuro. Na abertura deste novo ano, partilhamos cinco livros que irão, por certo, motivar-nos a adotar comportamentos mais sustentáveis.
1. Diga não ao plástico, de Harriet Dyer
O plástico está a causar danos irreversíveis no ambiente: é a partir desta premissa que surge o livro Diga não ao plástico, de Harriet Dyer. Um guia prático que demonstra que reduzir o uso de plástico no dia a dia não implica uma alteração radical do nosso estilo de vida. Para explicar isso mesmo, a autora reuniu 101 ideias simples para diminuir drasticamente o consumo de plástico, entre alternativas sem custos adicionais, produtos disponíveis em todas as lojas e soluções que se podem criar pessoalmente em casa.
2. Salvar o Planeta Começa ao Pequeno-Almoço, de Jonathan Safran Foer
Neste ensaio daquele que é considerado um dos mais brilhantes, originais e promissores escritores da sua geração, subsiste um apelo urgente e impossível de ignorar que propõem uma reflexão para o estado de emergência climática que vivemos hoje. Uma ode literária que apela à ação e que começa com um simples princípio: olharmos para o que comemos — e não comemos — ao pequeno-almoço. Um alerta para convocar uma maior consciência coletiva e envolvimento de todos para que seja possível mudarmos hábitos e normas que têm efeitos diretos no clima do planeta e nas nossas vidas.
3. Defender o Futuro, de Leila Teixeira
Neste manual prático encontram-se dicas simples que propõem a adoção de mudanças e comportamentos rumo a um mundo mais sustentável. Mas, mais que mostrar os problemas, Defender o Futuro é um livro que apresenta soluções e que guia os leitores pelos caminhos a seguir. A autora abordada vários temas que nos fazem refletir sobre a nossa ligação com o planeta e as mudanças de comportamento que precisamos de alterar na nossa vida de forma imediata.
4. Tudo Pode Mudar, de Naomi Klein
Considerado com um dos livros do ano de 2014 pelo Observer e vencedor Hilary Weston Writers’ Trust Prize, Tudo Pode Mudar vem confirmar algumas conclusões da 21ª Cimeira do Clima, COP21, que decorreu em dezembro de 2015, em Paris, e teve como principal objetivo estabelecer um novo acordo internacional sobre o clima, para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, o aquecimento global e em consequência limitar o aumento da temperatura global até 2100. Em foco está uma profunda análise sobre a mudança climática que o mundo tem vindo a enfrentar há muito anos e que continuará por mau caminho caso não sejam tomadas medidas sérias.
5. Quente, Plano e Cheio, de Thomas L. Friedman
Depois do bestseller O Mundo é Plano, Thomas L. Friedman apresenta neste novo livro um olhar provocatório em relação a um dos maiores desafios que enfrentamos no mundo de hoje: a crise global do ambiente que está a afetar as nossas vidas, desde a alimentação até às florestas. Ao longo de 17 capítulos, o autor três vezes vencedor do Prémio Pulitzer defende, entre outros assuntos, que a revolução verde necessária não é comparável com nenhuma outra revolução a que o mundo já assistiu.