Três receitas vegan para a ceia de natal
Por: Beatriz Sertório a 2024-12-19
Últimos artigos publicados
Quem disse que a tradição não pode ser reinventada? Estas três receitas natalícias 100% vegan são o exemplo perfeito de tradição e inovação. Retiradas do livro Vegan Gourmet e do blogue The Love Food, de Maria de Oliveira Dias, são prova de que é possível celebrar a época festiva de forma mais consciente, sustentável e sem comprometer sabor. Fique com duas sugestões de pratos principais e uma sobremesa que prometem surpreender na ceia de Natal e agradar mesmo aos mais céticos.
Assado de Natal – de feijocas, castanhas e grelos
Ingredientes:
- 1 molho de grelos de couve ou de nabo (ou couve portuguesa)
- 2 dentes de alho
- azeite
- 2 cebolas roxas
- 2 dentes de alho
- 300 gr de cogumelos
- 1 c. chá de tomilho seco ou fresco
- pimenta preta q.b.
- 1 c. sopa de molho de soja
- 1 c. chá de paprica fumada
- 2 chávenas de castanhas congeladas
- 150 gr de avelãs
- 500 gr de feijocas cozidas (cerca de 2 chávenas)
- ½ chávena de pão ralado integral
- 1 beterraba pequena
- 2 c. sopa de molho inglês vegan
Cobertura:
- pão ralado integral
- pimentão doce
- sementes de girassol
- tomilho
- azeite
Modo de preparação:
1. Corte os grelos bem fininhos e coza-os em água abundante com sal. Quando estiverem tenros, escorra.
2. Na mesma panela, coloque um fio de azeite e dois dentes de alho esmagados. Quando os dentes de alho começarem a borbulhar, volte a colocar os grelos e salteie para retirar o excesso de água. Reserve.
3. Corte as cebolas roxas em meias luas finas. Esmague os dentes de alho e pique-os finamente.
4. Numa frigideira com um fio de azeite, salteie a cebola e o alho. Entretanto, corte os cogumelos às fatias e junte-os às cebolas, envolvendo bem. Quando os cogumelos começarem a ficar dourados, junte o tomilho, o molho de soja, a pimenta preta e a paprica fumada. Envolva bem para caramelizar. Retire do lume e reserve.
5. Coza as castanhas congeladas em água com sal até ficarem tenras. Retire-as, escorra e reserve.
6. Triture a avelã até obter uma farinha e coloque numa taça. De seguida, triture as feijocas até formarem uma pasta cremosa e adicione à taça. Por fim, triture 1/3 dos cogumelos com as castanhas até obter um creme e junte à mistura.
7. Coloque o resto dos cogumelos na taça, uma beterraba ralada, uma chávena dos grelos cozidos e salteados (reserve os outros para servir com o rolo), o molho inglês e o pão ralado. Envolva tudo muito bem com as mãos. Coloque esta mistura numa forma de bolo inglês coberta com papel vegetal e achate muito bem para não se partir quando retirar.
8. Coloque por cima pão ralado integral, pimentão doce, sementes de girassol e tomilho, e regue com um fio de azeite. Leve ao forno durante 30 minutos a 180 °C.
9. Sirva com batatas assadas e os grelos salteados. Pode ainda polvilhar com uns bagos de romã.
Sem bacalhau com natas
Ingredientes:
- Puré de pacote para 4 pessoas
- 1 colher de sopa de margarina vegana
- 1 pitada de noz moscada
- 200 ml de natas de soja
- 2 alhos-franceses cortados às rodelas
- 2 cenouras cortadas em juliana fina ou ralada
- 2 dentes de alho picados finamente
- Pimenta preta
- 2 colheres de sopa de maionese vegana
Modo de preparação:
1. Coloque o azeite e os dentes de alho picados numa frigideira larga e antiaderente. Deixe-os começar a borbulhar e junte os alhos-franceses e a cenoura. Deixe cozinhar até os legumes estarem tenros (aproximadamente 15 a 20 minutos). No final, tempere com a pimenta-preta.
2. Prepare o puré vegan seguindo as instruções indicadas na embalagem e não se esqueça de adicionar sal. Com o puré ainda quente, envolva os legumes e as natas e mexa bem, até formar uma pasta cremosa.
3. Coloque tudo num pyrex. Barre com a maionese e leve ao grill durante uns minutos, ou até dourar. Pode ainda adicionar tofu ou tofu fumado à mistura de legumes e depois envolver tudo com o puré.
Tronco de Natal Vegan
Ingredientes:
Para o bolo de laranja
- 2 chávenas de leite de soja
- 2 c. sopa de vinagre de cidra
- 3 chávenas de farinha de trigo ou espelta branca
- 2 c. chá de fermento
- 1 c. chá de sal
- 2/3 chávena de óleo de girassol
- 1/3 chávena de açúcar mascavado
- raspa de uma laranja
Para a mousse de chocolate
- 200 g de chocolate negro
- 1 pacote de tofu silken/sedoso
- 2 c. sopa de geleia de agave
Modo de preparação:
1. Numa taça, coloque o leite de soja e o vinagre e misture. Reserve.
2. Noutra taça, misture a farinha, o fermento e o sal.
3. Adicione o açúcar e o óleo de girassol à mistura do leite e envolva bem com um batedor de varas até ficar cremoso. Verta sobre a farinha e mexa apenas até não haver grumos ou pedaços visíveis de farinha.
4. Junte a raspa de laranja e envolva.
5. Leve ao forno numa forma de bolo inglês coberta com papel vegetal durante 40 minutos a 1 hora ou verifique a cozedura com um palito.
6. Derreta o chocolate em banho maria.
7. Triture o tofu no processador e adicione o chocolate derretido e a geleia de agave. Retire e reserve no frigorífico.
8. Quando o bolo estiver arrefecido, corte ao meio e recheie com chocolate ou uma compota, por exemplo, de laranja ou de morango. Alise os lados de forma a parecer um tronco e cubra com a mousse de chocolate.
9. Com um garfo, faça risquinhas para parecer madeira e decore ao seu gosto.