Cinco receitas simples que não sabia que podia fazer na Air Fryer

Por: Bertrand Livreiros a 2024-01-12

Jenny Tschiesche

A autora e nutricionista Jenny Tschiesche é uma das grandes especialistas em alimentação do Reino Unido e fundadora do muitíssimo popular www.lunchboxdoctor.com. Jenny cria workshops especializados para locais de trabalho, clubes desportivos e famílias e já trabalhou para marcas e empresas de renome, entre as quais a BBC, a Sport England e a Cancer Research UK, contribuindo igualmente de forma regular em vários dos mais destacados órgãos de comunicação social britânicos. Antes do livro Air Fryer: O Livro de Receitas, publicou Modern Vegetarian Instant Pot (™) Cookbook, Real Lunchtime Food, The Modern Multi-cooker Cookbook: 101 Recipes for your Instant Pot (™), Sheet Pan Cooking: 101 recipes for simple and nutritious meals straight from the oven e Gut Health and Probiotics.
Fanática por desporto, descobriu a culinária e a nutrição aos 14 anos e tem feito da partilha de bons conselhos e deliciosas receitas uma missão de vida.

VER +

10%

Air Fryer: O Livro de Receitas
22,00€ 19,80€
PORTES GRÁTIS

Se recebeu uma air fryer no Natal e ainda não sabe bem como a utilizar, estas sugestões são para si. Com a ajuda do livro Air Fryer: O Livro de Receitas, de Jenny Tschiesche, uma compilação de cento e uma receitas que o irão ajudar a tirar o máximo partido da sua air fryer, apresentamos-lhes cinco receitas básicas que poderá facilmente adotar no seu dia-a-dia.


Croutons de pão (de massa lêveda)

Estes croutons grandes são muito estaladiços e cheios de sabor, e uma ótima forma de utilizar pão que, de outra forma, seria desperdiçado. Perfeitos para complementar saladas e sopas.

Ingredientes (2 porções):

  • 3 fatias grossas de pão
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1/8 de colher de chá de sal


Modo de preparação:

1. Pré-aqueça a air fryer a 200º C.

2. Corte o pão em cubos de 2,5 cm. Misture-os numa taça com o azeite e o sal.

3. Na air fryer pré-aquecida, insira os cubos de pão numa camada única e deixe ficar durante 4 minutos, sacudindo a gaveta da air fryer a meio da confeção, para os virar.

4. Sirva os croutons enquanto estão estaladiços e crocantes.


Ovos escalfados

Esta é uma forma rápida e prática de preparar ovos escalfados, sem ser necessário lavar a air fryer depois de cozinhar. Experimente servi-los com espargos assados.

Ingredientes (2 porções):

  • 4 ovos


Modo de preparação:

1. Pré-aqueça a air fryer a 180º. 

2. Insira os ovos na air fryer pré-aquecida e cozinhe durante 6 minutos.

3. Retire e deixe descansar de pé durante um minuto.

4. De seguida, retire o topo dos ovos e sirva.


Tiras e cubos de bacon estaladiços

Um clássico do pequeno-almoço inglês, são ideais para servir com tosta de abacate, com fatias douradas, ou para terminar saladas.

Ingredientes (2-3 porções):

  • 6 fatias de bacon ou 125g de cubos de bacon


Modo de preparação:

1. Pré-aqueça a air fryer a 180º C.

2. Para cozinhar as tiras, coloque-as na air fryer pré-aquecida. Cozinhe por 3 minutos, vire-as e cozinhe mais 3 minutos, antes de servir.

3. Para cozinhar os cubos, coloque-os na air fryer pré-aquecida. Cozinhe por 2 minutos, vire-os e deixe ficar mais 2 minutos, antes de servir.


Fatia dourada

Cozinhar na air fryer é uma forma mais saudável de fazer este popular lanche ou pequeno-almoço. Sirva com bacon e xarope de ácer, ou opte por frutos silvestres frescos e iogurte.

Ingredientes (1-2 porções):

  • 1 ovo grande
  • 80 ml/5 colheres de sopa de leite (sem lactose, se preferir)
  • ½ de colher de chá de extrato de baunilha
  • ¼ de colher de chá de canela moída
  • 2 fatias de pão
  • Xarope de ácer e bacon estaladiço, para servir


Modo de preparação:

1. Bata o ovo numa taça pouco profunda. Deite o leite, o extrato de baunilha e a canela, batendo sempre até estarem bem misturados e com uma aparência espumosa. Molhe ambos os lados de cada fatia de pão na mistura e deixe absorver bem, antes de retirar.

2. Pré-aqueça a air fryer a 200º C. Insira as fatias no aparelho pré-aquecido e cozinhe durante 3 minutos de um lado. Vire e deixe ficar por mais 2 minutos. Sirva com xarope de ácer e bacon estaladiço.


Nozes e pecãs caramelizadas

Estas nozes não são muito doces, porém são suficiente caramelizadas para elevar o sabor e textura de uma sopa salgada.

Ingredientes (4 porções):

  • 100 g de mistura de nozes e pecãs
  • 1 clara de ovo
  • 1 colher de chá de manteiga derretida e arrefecida (não utilize manteiga sem sal)
  • 2 colheres de chá de açúcar mascavado ou de coco
  • ½ colher de canela moída


Modo de preparação:

1. Pré-aqueça a air fryer a 150ºC.

2. Misture a clara de ovo, a manteiga derretida, o açúcar e a canela numa taça. Deite as nozes e mexa até ficarem bem cobertas.

3. Espalhe as nozes num forro de papel para air fryer ou papel vegetal perfurado, e insira o papel e as nozes na air fryer pré-aquecida.

4. Cozinhe durante 4 minutos, volte as nozes e deixe ficar por mais 2 minutos.

5. Retire e deixe arrefecer completamente. Podem ser guardadas num frasco até uma semana.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.