Prémio Livro do Ano Bertrand | E os vencedores são…
Por: Bertrand Livreiros a 2021-07-08 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa
Últimos artigos publicados
A 5.ª edição do primeiro prémio literário atribuído por leitores e livreiros, o Prémio Livro do Ano Bertrand, chegou ao fim e cumpriu, uma vez mais, a sua missão. Mais de 76 mil votos elegeram os melhores livros de 2020, em cada uma das cinco categorias: Melhor livro de ficção lusófona, Melhor livro de ficção de autores estrangeiros, Melhor reedição de obras essenciais em prosa, Melhor livro de poesia e Melhor reedição de poesia. Este ano, pela primeira vez, as votações de livreiros e leitores Bertrand foram autonomizadas, pelo que foram aferidos, nas cinco categorias, os preferidos dos livreiros e os preferidos dos leitores. Fique a conhecê-los.
A partir de uma pré-seleção de 175 livros, publicados ou reeditados em 2020, que contou com a colaboração dos jornalistas Sérgio Almeida, Sílvia Souto Cunha e Maria João Costa, livreiros e leitores foram convidados, por e-mail, a votar nos seus preferidos. Os 10 finalistas em cada categoria foram divulgados a 6 de maio, abrindo-se uma última fase de votação, da qual resultaram os vencedores abaixo apresentados. Quantos fizeram parte das suas leituras de 2020?
Lançado em 2017, o Prémio Livro do Ano Bertrand é o primeiro prémio literário, em Portugal, atribuído pelos livreiros Bertrand - interlocutores que desempenham um papel fundamental na promoção diária do livro e da leitura – e pelos leitores de todo o país. Para Zeferino Coelho, editor do livro vencedor na categoria de Melhor Livro de Ficção Lusófona - O Mapeador de Ausências, de Mia Couto - a adesão dos leitores e livreiros a esta iniciativa é prova de que "não há confinamento capaz de matar o prazer de ler e, com isso, a reafirmação de que estamos e continuaremos vivos.”
Ao longo das próximas semanas, poderá ficar a conhecer melhor os livros vencedores desta edição aqui no blogue, podendo ainda encontrá-los, como de costume, na nossa livraria online ou nas nossas 58 livrarias físicas.
Conheça aqui as primeiras reações dos vencedores.