O Prémio Nobel da Literatura 2021 vai para... Abdulrazak Gurnah

Por: Marisa Sousa a 2021-10-08

Abdulrazak Gurnah

Abdulrazak Gurnah

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 2021

Abdulrazak Gurnah nasceu em 1948 em Zanzibar. Na década de 1960, foi forçado a sair do seu país, então a braços com uma revolução, e chegou como refugiado ao Reino Unido. Foi professor de Inglês e Literaturas Pós-coloniais na Universidade de Kent. A sua obra versa sobre a experiência africana, o colonialismo e o refugiado, e nela se destacam os romances Paradise (1994), finalista do Booker Prize e do Whitbread Award, By the Sea (2001), nomeado para o Booker Prize e finalista do Los Angeles Times Book Award, e Desertion (2005), finalista do Commonwealth Writers. Vidas Seguintes (2020) foi finalista do Orwell Prize for Political Writing 2021 e nomeado para o Walter Scott Prize for Historical Fiction 2021.

VER +

10%

Junto ao Mar
15,14€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

Feira do Livro de Poesia regressa a Lisboa

Amanhã celebramos o Dia Mundial da Poesia, uma forma literária intemporal que mantem o seu poder de nos fascinar e emocionar. Quer nas suas formas mais convencionais e consagradas pelo tempo, quer nas suas expressões mais experimentais e inovadoras, a poesia é para todos — aproveite as nossas sugestões.

Estão abertas as votações para a 9.ª edição do Prémio Livro do Ano Bertrand

Já pode votar na 9ª edição do primeiro prémio literário português atribuído por livreiros e leitores, o Prémio Livro do Ano Bertrand, lançado há nove anos pela Livraria Bertrand. No seguimento desta 9.ª edição, tal como no ano anterior, será atribuído o Prémio Livreiros Bertrand para Autores Lusófonos, elegido pelos Livreiros Bertrand a partir das obras de autores lusófonos mais votadas.

“Orbital”, tudo sobre o novo vencedor do Booker Prize

O vencedor da edição de 2024 do mais importante galardão britânico da literatura, e sucessor de Canção do Profeta, de Paul Lynch, foi anunciado no passado dia 12 de novembro. Fique a saber tudo sobre Orbital, de Samantha Harvey, uma meditação sobre a vida na Terra a partir do espaço. Quem é Samantha Harvey? Num ano especialmente dominado pelas mulheres – os finalistas da edição de 2024 do Booker Prize incluíam o maior número de escritores do sexo feminino desde que o prémio foi lançado há 55 anos –, Samantha Harvey tornou-se a 21ª escritora a vencer o galardão. Nascida em Kent, na Inglaterra, em 1975, é formada em Filosofia, autora de cinco romances, escultora, e professora no curso de Mestrado em Escrita Criativa, na Bath Spa University. Na década de 2000, trabalhou no Museu de Astronomia Herschel, em Bath, local onde foi descoberto o planeta Úrano, e onde despertou o seu interesse por aquele que viria  a ser o tema do seu mais recente romance.

“Respect yourself and others will come to respect you.” —  Abdulrazak Gurnah, Paradise

"A dedicação de Gurnah à verdade e sua aversão à simplificação são impressionantes." —  Academia Sueca


As apostas eram favoráveis à escritora francesa Annie Ernaux, ao queniano Ngugi wa Thiong’o, ao japonês Haruki Murakami e à canadiana Margaret Atwood. Mia Couto perfilava-se, também, como um provável vencedor. O anúncio apanhou muitos de surpresa: o Prémio Nobel da Literatura 2021 foi atribuído a Abdulrazak Gurnah, pela sua capacidade de "penetrar de forma intransigente, mas compassiva, nos efeitos do colonialismo e nos destinos de refugiados". É o primeiro negro africano a receber o prémio desde que Wole Soyinka entrou para a história, em 1986.

Abdulrazak Gurnah, que sucede a Louise Glück (Prémio Nobel da Literatura 2020), tem 73 anos, nasceu na Tanzânia e vive no Reino Unido, desde 1960, com o estatuto de refugiado. Deixou o seu país aos 18 anos, com a sua família, em consequência da forte agitação política vivida em Zanzibar e na Tanzânia, durante a década 1960, que motivou a perseguição de diversos grupos étnicos.

Foi professor de Literatura Inglesa e Literatura Pós-Colonial, na Universidade de Kent, e é autor de dez livros. Os seus romances são geralmente descritos como movimentos de “afastamento de descrições estereotipadas”, que “despertam o nosso olhar para uma África Oriental culturalmente diversificada e desconhecida de muitos leitores de outras partes do mundo”. Neste momento, apenas uma dessas obras, By the sea – que chegou a integrar a lista de candidatos ao Prémio Booker, em 2001, está traduzida para português: Junto ao Mar (Difel, 2003).

O Nobel da Literatura, atribuído desde 1901 pela Academia Sueca, tem um valor pecuniário de aproximadamente 950 mil euros, e distingue autores que contribuem, de forma excecional, para a produção literária.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.