Ainda falta algum tempo para o fim das férias de verão, mas nunca é cedo demais para anotar o calendário escolar referente ao ano letivo 2026-2027, para facilitar os planos em família. Saiba quando começam e terminam as aulas dos seus filhos e em que datas estão previstas as interrupções letivas.
O regresso às aulas dá-se em meados de setembro: o ano letivo tem início entre 11 e 15 de setembro de 2026, consoante o nível de escolaridade. Na maioria das escolas, o ano divide-se em três trimestres, intercalados por três interrupções letivas. O 1º período termina a dia 15 de dezembro, mesmo a tempo das férias de Natal, o primeiro momento de férias. O 2º período retoma a atividade letiva já em 2027, decorrendo entre 4 de janeiro a 19 de março, com as férias do Carnaval a interromper as aulas entre 8 e 10 de fevereiro. Por fim, o 3º período começa a 5 de abril, após as férias da Páscoa, e termina — fechando o ano e dando lugar às muito aguardadas férias de Verão, ou ao menos apetecível período de exames — entre 4 e 30 de junho, dependendo do ciclo de escolaridade.
Consulte o nosso resumo do ano letivo 2026/2027, em formato tabela, abaixo:
| Período letivo |
Data de Início |
Data de fim |
| 1.º Período |
11 a 15 de setembro de 2026 |
15 de dezembro de 2026 |
| Férias de Natal |
16 de dezembro de 2026 |
3 de janeiro de 2027 |
| 2.º Período |
4 de janeiro de 2027 |
19 de março de 2027 |
| Pausa de Carnaval |
8 de fevereiro de 2027 |
10 de fevereiro de 2027 |
| Férias da Páscoa |
22 de março de 2027 |
2 de abril de 2027 |
| 3.º Período |
5 de abril de 2027 |
4 a 30 de junho de 2027 |
Quando são as férias escolares e interrupções letivas de 2026/2027?
As férias de Natal vão de 16 de dezembro a 3 de janeiro, durando cerca de 2 semanas e meia. A próxima interrupção letiva é mais curta: a pausa do Carnaval dá-se entre 8 e 10 de fevereiro de 2027. Por fim, as férias da Páscoa vão de 22 de março a 2 de abril, altura perfeita para aproveitar a primavera, antes do período escolar final.
Quando é que termina o ano letivo de 2026/2027?
O 3.º período termina em junho, a datas diferentes consoante os anos de escolaridade dos alunos:
-
4 de junho: para o 9.º, 11.º e 12.º anos.
-
11 de junho: para o 2º ciclo (5º e 6º ano) e para o 7º, 8º e 9º anos.
-
30 de junho: para o pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico.
Quando abriram as matrículas em 2026?
-
As matrículas para o pré-escolar e 1.º ano abriram a 22 de abril e fecharam a 1 de junho de 2026.
-
Do 6.º ao 9.º e 11.º anos, foi de 16 a 29 de junho de 2026.
-
Do 2.º ao 5.º ano, estiveram abertas entre 1 e 13 de julho de 2026.
-
Para o 10º e 12º anos ainda estão abertas, desde 15 de junho. Fecham a 22 de julho.
Quais são os testes, exames e outros períodos de avaliação?
A avaliação dos alunos realiza-se, em primeiro lugar, internamente, em três momentos definidos pelas instituições de ensino ao longo do ano, no final de cada período de aulas. Para além disso, existem alguns momentos de avaliação externa:
-
As antigas "provas de aferição", que agora se chamam Provas de Monitorização de Aprendizagem (ModA), e são aplicadas ao 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade. Não contam para a nota final do aluno, cumprindo apenas uma função de diagnóstico.
-
Os exames nacionais, a que estão sujeitos os alunos do 9º, 11º e 12º anos, e que ocorrem em duas fases no final do ano letivo: a 1ª fase em junho, e a 2ª fase em julho.
As datas oficiais são definidas e publicadas anualmente pelo IAVE — Instituto de Avaliação Educativa.
As escolas podem adotar um calendário escolar diferente?
Tal como no ano passado, cada escola pode optar por uma organização semestral (dois períodos), em vez de trimestral (três períodos), devendo no entanto articular esta decisão com o respetivo município de modo a manter a harmonia com a restante comunidade escolar. Recomendamos que verifique as datas exatas do ano letivo com a instituição de ensino dos seus educandos.