Jon Fosse é o Nobel da Literatura 2023

Por: Marta Ribeiro a 2023-10-06 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Últimos artigos publicados

“Orbital”, tudo sobre o novo vencedor do Booker Prize

O vencedor da edição de 2024 do mais importante galardão britânico da literatura, e sucessor de Canção do Profeta, de Paul Lynch, foi anunciado no passado dia 12 de novembro. Fique a saber tudo sobre Orbital, de Samantha Harvey, uma meditação sobre a vida na Terra a partir do espaço. Quem é Samantha Harvey? Num ano especialmente dominado pelas mulheres – os finalistas da edição de 2024 do Booker Prize incluíam o maior número de escritores do sexo feminino desde que o prémio foi lançado há 55 anos –, Samantha Harvey tornou-se a 21ª escritora a vencer o galardão. Nascida em Kent, na Inglaterra, em 1975, é formada em Filosofia, autora de cinco romances, escultora, e professora no curso de Mestrado em Escrita Criativa, na Bath Spa University. Na década de 2000, trabalhou no Museu de Astronomia Herschel, em Bath, local onde foi descoberto o planeta Úrano, e onde despertou o seu interesse por aquele que viria  a ser o tema do seu mais recente romance.

Prémio Livreiros Bertrand para Autores Lusófonos 2023: e o vencedor é...

Na passada quinta-feira, dia 30 de maio, pelas 17h, o Auditório Sul da Feira do Livro de Lisboa foi palco da cerimónia de divulgação do vencedor da 2ª edição do Prémio Livreiros Bertrand para Autores Lusófonos. Este prémio, atribuído pela primeira vez no ano passado, reconhece a melhor obra original em língua portuguesa, de autor lusófono, cuja primeira edição tenha sido publicada no ano transato. A escolha cabe aos mais de quatrocentos livreiros de todas as livrarias Bertrand e o vencedor recebe um prémio pecuniário no valor de dez mil euros. A escolha da obra vencedora é efetuada através de voto secreto dos livreiros da rede da livraria mais antiga do mundo. @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536870145 1107305727 0 0 415 0;}@font-face {font-family:Aptos; panose-1:2 11 0 4 2 2 2 2 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:536871559 3 0 0 415 0;}p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:8.0pt; margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Aptos",sans-serif; mso-ascii-font-family:Aptos; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Aptos; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Aptos; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-font-kerning:1.0pt; mso-ligatures:standardcontextual; mso-fareast-language:EN-US;}span.msoIns {mso-style-type:export-only; mso-style-name:""; text-decoration:underline; text-underline:single; color:teal;}.MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; mso-ascii-font-family:Aptos; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Aptos; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Aptos; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;}.MsoPapDefault {mso-style-type:export-only; margin-bottom:8.0pt; line-height:115%;}div.WordSection1 {page:WordSection1;}

Os leitores e livreiros Bertrand elegeram os melhores livros de 2023: conheça os vencedores

Os livros do ano 2023 já foram escolhidos pelo júri mais exigente. Leitores e livreiros Bertrand elegeram as obras vencedoras em cada uma das sete categorias que foram a votos: Melhor Livro de Ficção Lusófona, Melhor Livro de Ficção Estrangeira, Melhor Livro de Não Ficção (lusófona e estrangeira), Melhor livro de Poesia, Melhor Reedição de Grandes Obras da Literatura, Melhor Livro Infantil e Melhor BD e Novela Gráfica. 

O Nobel da Literatura foi entregue esta quinta-feira, 5 de outubro, ao escritor norueguês Jon Fosse, que estava há anos na lista de favoritos do prémio. Para a Academia sueca, a obra do autor dá voz ao “indizível”.
 

Antes de discursar confessou que já tinha escrito várias vezes um discurso para aquele momento. Ao contrário do que costuma acontecer, este ano o Nobel da Literatura não foi uma surpresa – Jon Fosse era favorito há muito tempo e o galardão acabou por lhe ser entregue. Escreve não só ficção – que chama de “prosa lenta” –, mas também poesia e teatro.
 

Jon Fosse tem 64 anos, é norueguês e vive entre uma residência honorária no Palácio de Oslo, Hainburg, na Áustria, e em Frekhaug, na Noruega. A escrita prescinde de maiúsculas e pontos finais e mesmo as vírgulas são arbitrárias – escreve-as onde as sente e não onde a gramática diz que devem estar. Estreou-se em 1983 com Raudt, svart [Vermelho, preto] e desde então já ganhou vários prémios relevantes, como o Prémio Internacional Ibsen e o Prémio Europeu de Literatura. No ano passado, foi finalista do Booker Prize. 
 

Em Portugal é publicado pela Cavalo de Ferro e da sua obra fazem parte títulos como Trilogia (2014), Manhã e Noite (2015) e o recém-publicado romance dividido em sete partes Septologia (2009-2021) – em português, ainda só se pode ler O Outro Nome, que une as duas primeiras. 
 

Esta última obra, o seu magnum opus, foi escrita na cidade austríaca onde vive uma parte do ano, sempre durante a noite. Escrevia das 5h às 9h da manhã. Demorou cinco anos a escrever e, mesmo longe de casa, era no fiorde de Hardanger que pensava. Fosse escreve em Nyorsk, língua oficial norueguesa falada por apenas 10 a 15% da população. Disse que é também a ela que deve o Nobel e que o galardão é um reconhecimento desta forma de falar e escrever.
 

O prémio, que este ano tem o valor de 11 milhões de coroas suecas (cerca de 1 milhão de euros), costuma ser entregue pelo rei da Suécia a 10 de dezembro, na Sala de Concertos de Estocolmo.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.