Um dos episódios mais curiosos, que envolveu uma obra de H. G. Wells, foi a dramatização que o ator e realizador norte-americano
Orson Welles
fez de
A Guerra dos Mundos
,
para a rádio. Às oito horas da noite de 30 de outubro de 1938, um locutor da CBS anunciou o programa. Sendo um sábado à noite – o horário nobre dos anos de ouro da rádio -, milhares de famílias americanas estavam reunidas em casa com o rádio ligado. À hora a que a dramatização começou, a maior parte dos ouvintes estava sintonizada no programa cómico do ventríloquo
Edgar Bergen
, tendo apenas mudado para a estação na qual estava a ser transmitida a dramatização quando este terminou.
Por esta altura, já o programa de Welles estava a decorrer há cerca de 15 minutos e muitos ouvintes que apanharam a dramatização sem contextualização não perceberam que era ficção. O relato de Wells, da invasão das cidades de Nova Jérsia, Chicago e St. Louis, por marcianos, foi tão convincente que causou o pânico em milhares de ouvintes, que acabaram por tentar fugir e salvar-se do ataque. Na altura, surgiram até rumores de que teriam sido registados suicídios provocados pelo pânico. Hoje em dia, contudo, existe a teoria de que a situação possa ter sido exacerbada pela imprensa, como estratégia para afastar a ameaça que, na altura, a rádio constituía para os jornais.
Ouça
aqui
a transmissão.