Feira do Livro de Poesia regressa a Lisboa
Por: Raquel Fonseca a 2025-03-19
Últimos artigos publicados
Amanhã celebramos o Dia Mundial da Poesia, uma forma literária intemporal que mantem o seu poder de nos fascinar e emocionar. Quer nas suas formas mais convencionais e consagradas pelo tempo, quer nas suas expressões mais experimentais e inovadoras, a poesia é para todos — aproveite as nossas sugestões.
Para todos é também a nova edição da Feira do Livro de Poesia de Lisboa, que começou ontem no Quartel de Campo de Ourique, e dura até dia 23 de março. Esta iniciativa, organizada pela Casa Fernando Pessoa e a Junta de Freguesia de Campo de Ourique, reúne editores, livreiros e leitores, com uma programação que inclui apresentações de livros, oficinas, espetáculos e leituras, em vários locais.
O dia de início da Feira foi marcado pela distribuição de bandeiras coloridas com versos do projeto Poesia Estendida. Hoje, pelas 18h30, poderá juntar-se ao Clube de Leitura de Poesia na Casa Fernando Pessoa, dedicado à poesia de Maria Teresa Horta.
Amanhã, para marcar este dia especial dedicado à Poesia, a entrada na Casa Fernando Pessoa será gratuita. Mais tarde, pelas 19h, poderá assistir ao concerto de Ana Lua Caiano, que alia a música eletrónica com os instrumentos tradicionais portugueses.
Já no Sábado, dia 22 de março, a programação conta com mais um concerto, desta vez em torno da poesia de Luís Vaz de Camões, com interpretação de Anna Eremine e o violino de Xavier Pereira. Mais tarde, pode contar com oficinas para toda a família, onde terá oportunidade de fazer e estampar a sua prória bandeira ilustrada com versos.
A Feira fecha no Domingo com um clube de leitura para os mais pequenos, com destaque para o livro A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas de Luísa Ducla Soares, na Biblioteca e Espaço Cultural Cinema Europa. No mesmo espaço, pelas 18h, haverá uma sessão em torno do projecto de restauro da ‘Biblioteca de Herberto Helder’, concebido a partir da reflexão pessoal do poeta, expressa num texto inédito, que promete proporcionar uma experiência de união com o seu universo pessoal e literário. Já no espaço principal da Feira, poderá participar numa visita guiada ao Quartel de Campo de Ourique, assim como assitir à apresentação do livros Amazónia, de Juan Carlos Galeano e Coisa de nada de Duarte Drumond Braga.