Açorda de Tomate Vegetariana, de Gabriela Oliveira

Por: Sónia Rodrigues Pinto a 2019-05-27 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Gabriela Oliveira

Gabriela Oliveira

Gabriela Oliveira nasceu em 1975, no Norte de Portugal. Vive em Lisboa, tem três filhos, tornou-se vegetariana há mais de duas décadas e segue uma alimentação vegan há vários anos. É licenciada em Comunicação Social e colaborou, como jornalista freelancer, em diversas publicações, nomeadamente com os semanários Sol e Expresso, e as revistas Pais & Filhos e Notícias Magazine (do Diário de Notícias e do Jornal de Notícias). É autora da série de livros de receitas vegan Cozinha Vegetariana – 100% Vegetal, publicada pela Arteplural e composta pelos livros: Cozinha Vegetariana para Quem Quer Poupar (2014), Cozinha Vegetariana para Quem Quer Ser Saudável (2015), Cozinha Vegetariana para Bebés e Crianças (2016), Cozinha Vegetariana para Festejar (2017), Cozinha Vegetariana à Portuguesa (2018) e Cozinha Vegetariana Rápida e Prática (2019). Publicou também Avós Precisam-se – A importância dos laços entre avós e netos (2012, Arteplural). Adora escrever e comunicar, bem como o desafio de criar receitas e de as fotografar. Tem participado em programas de televisão (como A Praça, na RTP), realiza regularmente workshops de culinária e continua a idealizar um mundo melhor.

VER +

10%

Cozinha Vegetariana à Portuguesa
18,80€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS
Em Cozinha Vegetariana à Portuguesa, Gabriela Oliveira desafia os leitores a reinventarem a cozinha tradicional, tornando-a vegetariana, mas sem perder aquele toque saboroso e tradicionalmente português. Para a autora, é possível desfrutar do melhor da nossa gastronomia, usando exclusivamente ingredientes de origem vegetal e tornando-a ainda mais saudável, ecológica e compassiva.

Pataniscas? Sim, de legumes. Filetes? Sim, de cogumelos. Panadinhos? De beringela. Croquetes? De grão e alheira. Alheira? De cogumelos. Peixinhos da horta, “francesinha”, cozido vegan, rojões de seitan, tofu à Zé do Pipo, tempero de vinha d’alhos, migas de feijão, açorda de tomate, cataplana de legumes… são mais de 70 receitas que podemos encontrar neste livro, com todos os sabores da melhor comida à portuguesa numa versão 100% vegetariana.

Hoje, para o almoço, sugerimos uma deliciosa açorda de tomate vegetariana.

 


 

INGREDIENTES
  • 400g de pão duro (tipo alentejano)
  • 2 a 3 chávenas de água a ferver
  • 1 cebola
  • 4 dentes de alho
  • 2 tomates grandes maduros
  • 2 cogumelos Portobello (opcional)
  • 1/2 ramo de coentros ou de salsa
  • 1 folha de louro
  • 1 a 2 colheres de chá de massa de pimentão
  • Sal q.b.
  • Pimenta Preta q.b.
  • Azeite q.b.
  • Azeitonas para servir
 

CONFECÇÃO: 20 minutos
PARA 4 PESSOAS
MUITO FÁCIL

PREPARAÇÃO: Corte o pão em pedaços (incluindo a côdea); coloque-o numa taça, verta a água a ferver, envolva e deixe amolecer. Pique finamente a cebola, o alho, o tomate (sem pele), os cogumelos e os coentros.

Numa frigideira, com um fio de azeite, salteie a cebola e o alho com o louro e a massa de pimentão por 3 minutos. Junte o tomate e os cogumelos e deixe cozinhar por alguns minutos. Adicione o pão amolecido, metade dos coentros picados e tempere com sal e pimenta, envolvendo bem.

Retire o louro e misture os restantes coentros picados. Sirva quente com um fio de azeite e azeitonas, se desejar.

NOTA: Para uma versão mais leve, pode omitir a cebola e substituir a massa de pimentão por pimentão-doce em pó.

 
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.