"O Pintassilgo" | Uma história sobre amor, perda e o poder da arte

Por: Bertrand Livreiros a 2020-07-17 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Donna Tartt

Donna Tartt

Filha de Don e Taylor Tartt, Donna nasceu a 23 de Dezembro de 1963 em Greenwood, Mississippi mas foi criada em Grenada, Mississippi, Estados Unidos da América. De ascendência italiana, é autora de romances, ensaios e também crítica literária.
Iniciou os seus estudos universitários na Universidade do Mississippi em 1981, transferindo-se posteriormente para a Universidade de Bennington em 1982, onde veio a concluir a sua formatura em 1986. Foi neste estabelecimento de ensino que conheceu o escritor Bret Easton Ellis, seu colega de Universidade.

Tartt iniciou o seu primeiro romance A História Secreta durante o seu segundo ano em Bennington. Foi Ellis que recomendou o seu trabalho a uma bem conhecida agente literária, Amanda Urban, que preparou o caminho para o êxito do romance. Foi publicado em 1992 com enorme sucesso, chegando a ultrapassar 75.000 exemplares na primeira edição, tornando-se assim um bestseller.
O Pintassilgo é o seu terceiro romance e foi galardoado com o Prémio Pulitzer de Ficção e com a Andrew Carnegie Medal for Excellence in Fiction. Em 2014, Donna Tartt foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes pela revista Time.

VER +

20%

O Pintassilgo
29,90€ 23,92€
PORTES GRÁTIS

Numa crítica publicada no jornal The New York TimesStephen King referiu-se a O Pintassilgo como "um daqueles livros raros que aparecem uma meia dúzia de vezes por década; um magnífico romance literário capaz de tocar tanto o coração como a mente". Depois de se tornar num bestseller e ter vencido um prémio Pulitzer (em 2014), esta obra de Donna Tartt seguiu o mesmo caminho que vários livros do rei do terror, tendo sido adaptada para o cinema em 2019.

O filme homónimo, com realização de John Crowley, chega este sábado, dia 18 de julho, ao canal TVCine Top.


DAS PÁGINAS ...

Publicado em 2013, o terceiro romance da autora norte-americana Donna Tartt conta a história de Theo Decker, um adolescente de 13 anos, que vive em Nova Iorque com a mãe após a separação dos pais. No dia em que os dois decidem fazer uma visita ao Metropolitan Museum, ocorre um terrível atentado no qual a mãe acaba por perder a vida. Tendo sobrevivido inexplicavelmente, Theo é levado para casa da família de um amigo rico, mas a perda que sofreu dificulta a adaptação à sua nova vida. É neste contexto que uma pequena e misteriosa pintura (O Pintassilgo de Carel Fabritius, uma pintura a óleo de 1654), que ela lhe tinha revelado no dia em que morreu, se vai impondo a Theo como uma obsessão. E será essa pintura que finalmente, já adulto, o conduzirá a entrar no submundo do crime. 

Tendo vencido o prémio Pulitzer de ficção no ano seguinte ao da sua publicação, e levado a que a autora fosse incluída na lista das 100 pessoas mais influentes da revista Time desse mesmo ano, O Pintassilgo é um livro poderoso sobre amor, perda e o poder da arte.

 

O Pintassilgo estreia no dia 18 de julho no canal TVCine Top

 

... AO ECRÃ

Seis anos após a publicação do livro, estreia o filme homónimo no Festival Internacional de Cinema de Toronto. Com realização do irlandês John Crowley que, para além de filmes, realizou também séries como True Detective, este oferece um retrato fiel da história de Tartt. O elenco conta com Ansel Elgort (protagonista do filme que resultou da adaptação de A culpa é das estrelas, de John Green) no papel principal, e as atrizes multipremiadas Sarah Paulson e Nicole Kidman em papéis secundários.

Assista na primeira fila no canal TVCine Top, sábado, dia 18 de julho, às 19:30h.

 

Consulte os restantes horários de exibição no site dos canais TVCine.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.