O Pintassilgo
de Donna Tartt
Descubra mais
Grátis
Sobre o livro
Theo Decker, um adolescente de 13 anos, vive em Nova Iorque com a mãe com quem partilha uma relação muito próxima e que é a figura parental única, após a separação dos pais pouco antes do trágico acontecimento que dá início a este romance. Theo sobrevive inexplicavelmente ao acidente em que a mãe morre, no dia em que visitavam o Metropolitan Museum. Abandonado pelo pai, Theo é levado para casa da família de um amigo rico. Mas Theo tem dificuldade em se adaptar à sua nova vida em Park Avenue, e sente a falta da mãe como uma dor intolerável. É neste contexto que uma pequena e misteriosa pintura que ela lhe tinha revelado no dia em que morreu se vai impondo a Theo como uma obsessão. E será essa pintura que finalmente, já adulto, o conduzirá a entrar no submundo do crime. O Pintassilgo é um livro poderoso sobre amor e perda, sobrevivência e capacidade de nos reinventarmos, uma brilhante odisseia através da América dos nossos dias, onde o suspense e a arte são dois elementos decisivos para agarrar o leitor.
The Times
«O Pintassilgo é um daqueles livros raros que aparecem uma meia dúzia de vezes por década; um magnífico romance literário capaz de tocar tanto o coração como a mente… Donna Tartt criou uma extraordinária obra de ficção.»
Stephen King, The New York Times Book Review
«Uma obra surpreendente… Se alguém perdeu o gosto pela leitura, irá reencontrá-lo com O Pintassilgo.»
The Guardian
«Deslumbrante… [Um] romance poderoso na linha de Dickens, que reúne os notáveis talentos narrativos de Donna Tartt numa sinfonia arrebatadora, lembrando ao leitor o prazer de ficar acordado durante toda a noite a ler.»
The New York Times
«Um romance de formação, soberbamente escrito, povoado de personagens elegantemente construídas, que segue a estranha ligação de um rapaz a um pequeno quadro famoso. Um livro que estimula a mente e toca o coração.»
Little Brown
Comentários
-
Delicioso!
Um livro que junta tantas artes! Uma leitura deliciosa de quase 900 páginas com personagens marcantes e tão bem desenvolvidas. Uma viagem que não queremos parar de viver. O impacto desta obra é equivalente ao seu tamanho.
Numa escrita intimista e ao mesmo tempo com uma aura épica, Donna Tartt dá-nos a conhecer Theo, uma personagem pela qual nos apaixonamos logo nas primeiras páginas. Acompanhamo-lo então nos seus anos conturbados (mas também felizes) por uma América contemporânea. A descoberta de que o mundo não é um lugar justo, o fluir de sentimentos contraditórios, a realização de que o rumo da nossa vida pode mudar numa questão de segundos (nestas páginas - o cronómetro de uma bomba que explode). Um livro com o peso da vida que ficará connosco muito depois de o termos finalizado. Leiam!
Vencedor do Prémio Pulitzer de Ficção em 2014, “ O Pintassilgo” de Donna Tartt é uma história fascinante de um rapaz e de uma pintura, que interligados nos mostram o poder da Arte no ser humano. Após a morte da mãe numa situação traumática e abandonado pelo pai seguimos Theo Decker numa viagem pelo mundo abastado de Park Avenue em Nova Iorque, com um desvio pelos subúrbios desertos de Las Vegas e terminando vertiginosamente numa Amesterdão claustrofóbica. Esta é uma odisseia pela América actual e sobre o submundo da Arte. Uma amizade improvável, uma história de amor que não o é e uma obra de arte que serve como fio condutor de uma vida pouco convencional.
A autora narra a vida de Théo, abordando as reflexões do seu passado a partir de um acontecimento que marcou sua infância: um atentado terrorista responsável pela morte de sua mãe. Além desse episódio, Théo ainda vivencia outras tragédias, que o levam a um caminho de álcool e drogas.
“O Pintassilgo” é uma história brilhante repleta de personagens memoráveis e um enredo simplesmente viciante. Da filosofia à máfia russa, passando pela história da arte e a difícil realidade das pessoas carenciadas, Donna Tartt presenteia-nos com uma obra magistral e muito maior que a simples classificação “romance”.