"O Poder da música" | Uma história inspirada pela música do "Boss"

Por: Bertrand Livreiros a 2020-06-09 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Bruce Springsteen

Bruce Springsteen

Bruce Springsteen foi integrado no Rock and Roll Hall of Fame e no Songwriters Hall of Fame. Foi recipiente de 20 prémios Grammy, um prémio da Academia, um prémio Tony, e é membro honorário do Kennedy Center. É autor de Born to run, livro bestseller do New York Times, e foi agraciado com a Medalha de Liberdade do Presidente em 2016. Vive em Nova Jérsia com a família.

VER +

20%

Born to Run
25,95€ 20,76€
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

5 livros recomendados por Taylor Swift

Se for um verdadeiro “Swiftie”, de certeza que já está habituado a analisar todas as referências escondidas nas letras das canções de Taylor Swift. Mas será que sabe que elas são fortemente influenciadas pela literatura? Na semana em que Portugal recebe a cantora e compositora pela primeira vez, para dois concertos nos dias 24 e 25 de maio, partilhamos cinco livros recomendados por um dos maiores fenómenos de sempre do mundo da música.

“Deixemo-nos de tretas!” Duas ou três ideias sobre... a ilusão da comida saudável

“Quanto mais sabemos acerca de alimentação e de nutrição, pior as pessoas comem.”  Quem o afirma é Conceição Calhau, uma das mais prestigiadas investigadoras do país na área da nutrição e saúde, e autora do livro Deixemo-nos de tretas – A ilusão da comida saudável. Publicado pela Contraponto no passado mês de abril, este livro pioneiro procura desmascarar muitas das teorias que nos são vendidas sobre alimentação saudável e dietas milagrosas. Afinal, será que devemos mesmo comer tudo cozido e grelhado? Existem realmente alimentos “saudáveis”? Terão as calorias assim tanta importância? 

Cinco livros essenciais de Paul Auster

Ícone nova-iorquino, superestrela literária, santo padroeiro da cena literária de Brooklyn… Para várias gerações de leitores, Paul Auster foi isso e muito mais. A sua morte com 77 anos de idade, anunciada no passado dia 30 de abril, fez os cabeçalhos dos jornais do mundo, mas funcionou também como cruel lembrete de como o tempo, tema ao qual dedicou grande parte da sua obra, nem sempre lhe foi favorável. Autor de bestsellers como A Trilogia de Nova Iorque, Palácio da Lua e O Livro das Ilusões, nos quais se debruça de forma recorrente sobre temas como a memória, o envelhecimento, a solidão e a identidade, foi perdendo popularidade perante uma geração entre a qual acredita que: “já ninguém acredita que a poesia (ou a arte) pode mudar o mundo.”

Como várias pessoas nascidas durante a década de 70, Sarfraz Manzoor, autor e jornalista britânico, era um admirador daquele que é apelidado de Boss no mundo da música - o lendário Bruce Springsteen. Por essa razão, em 2007, publicou um livro intitulado Greetings from Bury Park no qual descreve o impacto que a estrela de rock teve na sua vida e na sua decisão de se mudar para os EUA.

Embora seja um livro autobiográfico, é, sobretudo, uma história sobre o imenso poder da música, razão pela qual, em 2019, mereceu uma adaptação cinematográfica com o título O Poder da Música (ou "Blinded by the light" na versão original, em alusão à canção homónima de Springsteen). A comédia da realizadora indiana Gurinder Chadha estreia no canal TVCine Top este sábado, dia 13 de junho, às 21:30h.


DAS PÁGINAS ...

Nascido no Paquistão, Sarfraz Manzoor emigrou para Luton, Inglaterra, juntamente com a sua mãe e irmãos, quando tinha apenas dois anos. A sua adolescência não foi fácil, tendo tido dificuldades em conciliar a sua recém-adquirida nacionalidade britânica com a sua identidade muçulmana, num esforço constante para se integrar na escola e em casa. Foi apenas quando o seu melhor amigo lhe apresentou a música de Bruce Springsteen que a sua vida mudou por completo. Tendo o Boss como inspiração, Manzoor aprendeu a compreender a sua família, a lidar com o preconceito e a encontrar a sua própria voz. É essa a história que relata no livro autobiográfico Greetings from Bury Park, cujo título faz menção ao nome do distrito de Luton onde Sarfraz cresceu. Para além de um claro tributo à lenda do rock, é uma história inspiradora de autodescoberta e um relato sobre o poder transcendente da música. 

 

O Poder da música estreia no canal TVCine Top no dia 13 de junho.

 

... AO ECRÃ

Na comédia realizada por Gurinder Chadha em 2019, Sarfraz Manzoor chama-se Javed Khan, e o seu papel é protagonizado por Viveik Kalra. Passado em Luton, Inglaterra, onde Sarfraz cresceu, o filme acompanha os seus tempos de adolescente, durante a década de 80, altura em que ocorre a descoberta musical que alteraria para sempre a sua vida. O filme recebeu uma nomeação para Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Seattle (Seattle International Film Festival ou SIFF), no mesmo ano. Da banda sonora fazem parte doze canções de Bruce Springsteen, bem como algumas raridades e  ainda uma canção inédita do músico que havia sido composta para integrar a adaptação cinematográfica de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Sábado, dia 13 de junho, às 21:30h, no canal TVCine Top assista na primeira fila.

 

Consulte os restantes horários de exibição no site dos canais TVCine.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.