Uma livraria com um só livro? Existe e fica no Japão

Por: Bertrand Livreiros a 2022-09-28 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Morioka Shoten localiza-se em Ginza, Tóquio, e vende vários exemplares… de um só livro. O título comercializado muda semanalmente, ocupando vários expositores com referências ao tema ou aos elementos presentes na história. Por exemplo, se um livro menciona uma flor específica, é bem provável que esta seja exposta na loja. 



Yoshiyuki Morioka abriu a livraria a 5 de maio de 2015, depois de trabalhar como escriturário durante oito anos, em Kanda, e de gerir a sua primeira livraria independente, que seria a inspiração para a peculiar Morioka Shoten.

Numa entrevista, esclareceu “eu geri uma livraria durante quase dez anos, e várias pessoas visitavam-na só para fazer eventos relacionados com lançamentos literários. Eu pensei ‘um livro seria suficiente’ e foi assim que surgiu a ideia”. 

Morioka Shoten localiza-se no rés-do-chão do Edifício Suzuki, um espaço com valor significativo no mundo literário. Construído em 1929, o edifício foi outrora o lar da editora japonesa Nippon Kobo, produtora da principal revista da época, a Nippon. "É visto por muitos como um lugar que lançou as bases para a indústria editorial moderna no Japão", disse Morioka. "Foi por isso que escolhi este edifício para abrir a minha loja".

Morioka Shoten oferece aos livrólicos uma experiência literária diferente. "Quero fazer da loja um lugar onde autores, colaboradores de empresas editoriais, e outros, se possam encontrar e conhecer-se.” Este não é o destino para quem procura diversidade literária, mas sim para quem procura uma experiência imersiva e única, como nunca visto.

 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.