A Biblioteca Tianjin Binhai já é considerada a mais bonita da China

Por: Sónia Rodrigues Pinto a 2019-10-10 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Últimos artigos publicados

Livros e cidadania

“Parece impossível escrever sobre o protagonismo do mundo do livro no século XXI, sobre as livrarias independentes e as bibliotecas mais desafiantes ou inovadoras, sobre as constelações de leitores que, como eu, continuam a acreditar no papel sem pensar na Amazon como antagonista.” Ao longo dos últimos anos, o autor espanhol Jorge Carrión visitou bibliotecas (reais e imaginárias) e livrarias em todo o mundo, com o intuito de deixar firmado o valor do livro e da sua proximidade como pilares da nossa educação sentimental e intelectual. Depois de Livrarias, publicado pela Quetzal em 2017, regressa agora com um livro-manifesto a que chamou Contra a Amazon.

Música e literatura

“As mãos pousam ao piano. Na brancura do teclado, os dedos se deixam deslizar, potentes cavalos-marinhos de volta à água aonde pertencem. Lançada de cima, a luz do palco o divisa da escuridão, abre cortinas por entre as cortinas.” Assim começa a história de Rômulo Castelo, um pianista virtuoso, inteiramente dedicado à busca da perfeição na sua arte. Todas as manhãs, ao acordar, fecha-se na sua sala de estudos e ensaia aquela que é considerada a peça intocável de Franz Liszt, o Rondeau Fantastique. Em breve, Rômulo irá oferecê-la ao mundo, numa tournée pela Europa que o sagrará como o maior intérprete daquele compositor. 

Pai é…

Pai é táxi, é quem nos leva às cavalitas e nos guia pelas ruas da vida. Segue todas as direções que lhe indicamos com um sorriso no rosto e nunca nos deixa ficar parados em engarrafamentos. Sabe todos os caminhos e tem a melhor banda sonora.

Livrólicos de todo o mundo: preprarem-se para uma viagem inesquecível. O destino? Norte da China, em Tianjin , onde uma das bibliotecas mais bonitas do mundo ganhou raízes. A Biblioteca Tinajin Binhai foi inagurada no final de 2017 e o seu aspeto futurista, repleto de livros do chão ao teto, tornou-se ponto de passagem obrigatório para amantes da literatura e da arquitetura. 
 

 

 

 
As Serpentes de Livros em Binhai, Tianjin

O projeto foi criado pelo MVRDV , um atelier holandês, em conjunto com o Planeamento Urbano e o Instituto do Design de Tianjin, com o objetivo de aliar o antigo ao moderno e tornar os milhões de livros no foco principal do edifício. Paralelamente, a biblioteca foi também pensada como força impulsionadora do centro cultural do distrito de Binhai, em Tianjin, metrópole que está em franco desenvolvimento nos últimos anos.  

Ao todo, são cinco andares repletos de prateleiras onduladas, onde os livros serpenteiam em volta de uma estrutura esférica gigante, erguida no centro do átrio, um auditório redondo que se assemelha a um olho e que já foi, por isso, apelidado de  “O Olho de Binhai” .

Com mais de 33 mil metros quadrados, são precisos vários dias para percorrer as estantes todas e seriam precisos muitos anos para ler todos os seus livros. Nas prateleiras superiores, inacessíveis, foram colocadas placas de alumínio a imitar os livros. A biblioteca, ainda assim, tem uma oferta de mais de 200 mil obras. 

O nível subterrâneo, destina-se a armazenamento e arquivo de livros e o piso térreo às crianças e idosos, por ser de fácil acesso. Já o primeiro e segundo pisos são compostos por salas de leitura, (mais) livros e salas de estar, e os dois últimos andares são ocupados por salas de reuniões, informática, áudio e escritórios.

 

 

 

 

Aos fins-de-semana, em média, a Biblioteca Tianjin Binhai recebe 15 mil visitantes . Por aqui, só temos pena de (ainda) não fazermos parte dessa estimativa. Fica o desafio, livrólicos: que tal no próximo fim-de-semana?

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.