Conheça as 15 livrarias mais “instagramáveis” do mundo

Por: Cecília Ferreira a 2022-09-27 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Em fevereiro de 2022, a The Knowledge Academy, uma empresa do Reino Unido focada em formação empresarial, recolheu o número total de hashtags publicadas no Instagram com a designação “livrarias” (bookstores, em inglês) para descobrir quais as mais famosas naquela rede social.

A Shelf Awareness revelou os resultados, que partilhamos consigo. Acrescente já à bucket list na sua próxima viagem!


 

15. Atlantis Books
Nesta idílica livraria, a experiência começa mesmo antes de entrar, com uma paisagem perfeitamente pitoresca, localizada em Santorini, Grécia. As paredes da livraria, com retoques repletos de cor e pormenores literários em cada canto, reúnem todas as condições para fotografias memoráveis.

 


© Atlantis Books

 

14. El Péndulo
Localizada na Cidade do México, esta não é só uma livraria, mas também um café e uma floresta. Leu bem: uma floresta! Esta livraria de dois andares, tem plantas a florescer das prateleiras. Existem na realidade duas livrarias pertencentes a esta cadeia local, e a livraria localizada em San Angel tem uma palmeira gigante mesmo no meio da livraria.

 

13. Ler Devagar
Localizada na capital portuguesa, esta não é apenas uma livraria como fora outrora, mas um espaço de exposições, concertos e café. As antigas máquinas de impressão ainda lá estão para as apreciarmos, e apresenta uma escadaria que é frequentemente a estrela das fotografias no Instagram. Todo o edifício tem uma estética industrial derivada do seu passado de fabrico real. 

 

12. El Ateneo Grand Splendid
Construída em 1919, em Buenos Aires, esta livraria foi construída no interior de um teatro de artes performativas antigo, que deu lugar a uma sala de cinema, até se tornar na magnífica livraria dos dias de hoje. Manteve-se a história deste local, assim como o teto original ornamentado com frescos. Em 2019, a National Geographic nomeou El Ateneo como a mais bela livraria do mundo.

 

11. Barter Books
Esta livraria foi construída dentro de uma velha estação de comboios de Alnwick, em Inglaterra. Não perdendo os traços originais da estação, com os horários originais dos comboios, a livraria tem vindo a ser restaurada e renovada ao longo do tempo, contando já com um café integrado.

Fique a conhecer a História desta magnífica livraria:
 


© Barter Books

 

10. Daunt Books
Localizada em Londres, começou o seu negócio como uma livraria de antiquários em 1912, e transformou-se numa livraria especializada na venda de livros de viagem. É frequentemente fotografada devido ao seu teto de vidro e às generosas quantidades de luz solar que se derramam no salão antigo repleto de livros. 

 

9. City Lights Books
Inaugurada pelos poetas beat Lawrence Ferlinghetti e Peter D. Martin, em 1953, esta livraria em São Francisco atrai turistas literários de todo o mundo. Com um ambiente acolhedor, testemunhamos a história da loja, que forra as paredes dos três andares de oferta literária. 

 

8. Books Actually
Esta livraria pitoresca, em Singapura, apresenta aos leitores uma máquina de venda automática de livros que os disponibiliza já embrulhados, para proporcionar aos leitores um autêntico encontro literário às cegas. O espaço surpreende os seus visitantes com colecionáveis únicos, uma envolvência especial e até um gato como inquilino.

 

7. Carturesti Carusel 
Em Bucareste, Roménia, esta livraria dispõe de três andares de colunas gregas e escadas em espiral, balaustradas através do segundo e terceiro andares, de pura elegância. Foi construída em 1903, para albergar um banco. Depois, foi confiscada à família que a construiu, na década de 1950 e, de seguida, reerguida pelo neto dos construtores originais, em 2007. O edifício foi renovado e transformado na deslumbrante livraria que é hoje, onde não faltam livros, plantas e chá.



© Carturesti Carusel

 

6. Acqua Alta
Na belíssima cidade de Veneza, a Livraria Acqua Alta oferece aos visitantes pequenas salas de livros de todos os géneros.  Como as inundações são frequentes, os livros estão alojados dentro de barcos, banheiras, e uma grande gôndola, para os proteger, caso a água encontre o caminho para a livraria. A parte de trás da livraria ostenta um passadiço forrado, em ambos os lados, por livros velhos e encharcados, levando a uma escadaria feita de livros, com destino ao canal mais próximo. 

 

5. Livraria Lello
A Livraria Lello, localizada na cidade do Porto, foi construída em 1906, pelos irmãos Lello. Nesta livraria tão especial, o interior está repleto de pormenores neogóticos, um telhado de vidro com detalhes coloridos e uma imponente escadaria encarnada no centro. 

 

4.  Shakespeare and Company
A Shakespeare and Company é uma livraria parisiense de língua inglesa que tem sido, durante muito tempo, um local de peregrinação para os livrólicos de todo o mundo. Localizada ao longo do Sena, com a Catedral de Notre Dame a erguer-se ao fundo, é um espaço sinuoso, acolhedor e mágico.



© Shakespeare and Company

 

3.  Book and Bed
Esta livraria funciona também como hotel. O visitante, ou hóspede neste caso, pode pagar um quarto individual-cápsula por cerca de 40 dólares por noite. Promete-se uma experiência inesquecível, pernoitando rodeado por livros.

 

2. Powell’s
Esta é a maior livraria independente a nível mundial, localizada em Portland, com a maior oferta que uma livraria indie pode disponibilizar. Ocupa um bairro inteiro e tem mais de um milhão de livros à venda, organizado em 3.500 secções diferentes. 

 

1. The Last Bookstore
A livraria mais “instagramável” do mundo é a The Last Bookstore, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América. Localizada num edifício que outrora foi um banco, onde os visitantes podem ler ao redor de largos pilares de mármore, com um teto abobadado, pode encontrar-se livros escondidos no antigo cofre do banco, dispostos por cores, e expostos de forma esteticamente apelativa. É uma livraria deliciosamente divertida, semelhante a um labirinto, onde se pode facilmente perder horas a explorar e a admirar. E, claro: é obrigatório tirar algumas fotografias enquanto se está lá.

 

Livraria Bertrand Chiado
Não poderíamos abordar este assunto sem falar na (nossa) livraria Bertrand do Chiado, em Lisboa. Esta é a livraria mais antiga do mundo, distinguida pelo Guiness World Records. Apresenta sete salas apadrinhadas por autores portugueses e ainda um café e press center onde poderá comprar jornais e revistas. Em 2019, recebeu a distinção de “Loja com história”, pela Câmara Municipal de Lisboa. Um must-see na sua próxima visita à baixa de Lisboa.


X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.