Os homens de Putin, de Catherine Belton — A regra é: não há regras
Por: Marisa Sousa a 2022-11-30
Últimos artigos publicados
Bestseller do The New York Times, Livro do Ano 2020 para o The Times, The Sunday Times, The Daily Telegraph, The Economist, Financial Times e The New Statesman.
“Vocês, no Ocidente, julgam que estão a jogar xadrez connosco. Mas nunca ganharão, porque nós não cumprimos quaisquer regras.”
— Um mafioso russo para o seu advogado
Catherine Belton é correspondente especial da Reuters e ex-correspondente do Financial Times em Moscovo. Este livro resulta de um impressionante trabalho de investigação que, tendo seguido o rasto do dinheiro, pretendeu trazer à luz do dia a história de como Vladimir Putin e o seu círculo restrito, formado principalmente por membros do antigo KGB, tomaram o poder na Rússia e estabeleceram uma nova cúpula de oligarcas, substituindo os magnatas da era soviética.
Para centenas de milhões de pessoas, a queda do Muro de Berlim representou o início de uma nova e promissora era. Para os agentes do KGB, em Dresden — onde se incluía o agente Putin —, as revoluções políticas de 1989 marcaram o fim do seu império e o início de uma era humilhante. Em diversas entrevistas, Putin recorda sempre esse momento como um ponto de viragem na sua própria vida, tendo jurado, ao que parece, dedicar sua vida a restaurar a glória do seu país.
Catherine demonstra como o futuro presidente fez pleno uso dos métodos, contactos e redes do KGB em cada etapa da sua carreira. Desde o conhecido escândalo, que ocorreu em São Petersburgo nos anos 90, quando Putin vendeu petróleo, alegando a necessidade de comprar comida para os habitantes e, em vez disso, utilizou os lucros para criação de um fundo — conhecido na gíria criminal russa como obschak —, que serviu para financiar outras operações que enriqueceram os seus amigos. Passando pelos detalhes de como Putin, mais tarde, durante a era do Presidente Boris Yeltsin, conquistou a confiança dos oligarcas russos, prometendo-lhes imunidade e, mal assumiu o poder, mandou prender muitos deles, expulsando outros tantos do país. Esquemas, fraudes, ligações perigosas, extorsões.
Belton conclui que, ao tentar restaurar o império russo, os aliados de Putin no KGB repetiram muitos dos erros cometidos anteriormente pelos seus predecessores soviéticos, criando um sistema político calcificado e autoritário e uma economia corrupta, que desencoraja a inovação e o empreendedorismo. No lugar da prosperidade e do dinamismo político que, nos anos 90, ainda pareciam ser uma realidade possível, a Rússia é hoje uma nação empobrecida e apática — arrastada, recentemente, para uma guerra. Putin e os seus, no entanto, prosperaram, cumprindo desta forma o seu objetivo principal.