Música e literatura
Por: Bertrand Livreiros a 2023-03-20
Últimos artigos publicados
“As mãos pousam ao piano. Na brancura do teclado, os dedos se deixam deslizar, potentes cavalos-marinhos de volta à água aonde pertencem. Lançada de cima, a luz do palco o divisa da escuridão, abre cortinas por entre as cortinas.” Assim começa a história de Rômulo Castelo, um pianista virtuoso, inteiramente dedicado à busca da perfeição na sua arte. Todas as manhãs, ao acordar, fecha-se na sua sala de estudos e ensaia aquela que é considerada a peça intocável de Franz Liszt, o Rondeau Fantastique. Em breve, Rômulo irá oferecê-la ao mundo, numa tournée pela Europa que o sagrará como o maior intérprete daquele compositor.
A verdade é que a extrema exigência deste pianista não se limita apenas à música, mas fundamenta e mola a sua visão de mundo e o seu modo de vida. O protagonista é intransigente com os alunos e colegas da universidade onde leciona, avesso a qualquer forma de condescendência, e pouco se relaciona com outros aspetos da vida: prazeres, hobbies, relações de amizade ou vínculos familiares. Mas a vida, porém, tem outros planos e, de um dia para o outro, Rómulo vê fugir-lhe aquele que julgava ser o seu lugar por direito no pódio do mundo.
Dor Fantasma é o título do romance de Rafael Gallo, o escritor brasileiro que venceu, recentemente a 12.ª edição do Prémio Literário José Saramago. Nesta que será a sua obra de estreia em Portugal, o autor estabelece uma ligação entre a literatura e a música, seguindo os passos de um protagonista com uma obsessão que o leva a rejeitar a família, e a escolher a reclusão, dedicando-se sempre ao piano. Bruno Vieira do Amaral, escritor distinguido com o mesmo galardão, em 2015, e membro do júri desta edição, enalteceu a qualidade da escrita de Rafael Gallo. “É mão cirúrgica, aplicando incisões seguras e sábias, é mão de pintor, na pincelada criativa e intencional, é mão de maestro segurando a batuta e guiando a orquestra num crescendo de som e fúria que culmina no magistral desenlace do romance.”
Rafael Gallo nasceu na cidade de São Paulo, no Brasil. É autor de um romance, Rebentar (2015), galardoado com o Prémio São Paulo de Literatura, e de um livro de contos, Réveillon E Outros Dias (2012), que propôs a várias editoras até que finalmente o conseguiu publicar após vencer o Prémio SESC de Literatura na categoria de novos autores com menos de 40 anos. A mudança no regulamento de participação do Prémio Literário José Saramago deu-lhe a possibilidade se voltar a candidatar e ganhar. Dor Fantasma é agora a oportunidade de revelar o seu universo literário ao leitor português.
No próximo dia 23 de março, pelas 18h30, será realizada a apresentação deste livro na Livraria Bertrand Shopping Cidade do Porto. Convidamos os nossos leitores a se juntarem a nós neste evento.