6 livros imperdíveis passados em livrarias
Por: Beatriz Sertório a 2024-12-20
Últimos artigos publicados
Em 2024, muitos foram os romances que nos fizeram sonhar com livrarias reais e imaginárias; afinal, estas “pátrias dos amantes de livros” (Jorge Carrion in Contra a Amazon) sempre foram uma fonte de inspiração para escritores, e não há livrólico que resista a uma história passada entre estantes de madeira e o cheiro inconfundível a papel. Se procura um presente para os apaixonados por livros da sua família ou círculo de amigos, estes seis romances, lançados este ano, são sugestões infalíveis — verdadeiras homenagens a esses refúgios paradisíacos que alguém, um dia, apelidou de “livraria”.
A Livraria Cinnamon Bun, de Laurie Gilmore
Neste romance da mesma autora de O Café Pumpkin Spice, Hazel encontra uma mensagem secreta escondida num dos livros da Livraria Cinnamon Bun, mas não a consegue decifrar. À medida que aparecem mais códigos secretos entre as páginas dos livros, ela decide investigar... só que precisa de alguém para a ajudar. Por sorte, Noah, um pescador atraente e extrovertido, está sempre pronto para uma aventura, e adora a ideia de uma caça ao tesouro. Embora Hazel não estivesse à espera de encontrar o amor, à medida que a caça ao tesouro a leva e a Noah por Dream Harbor, a química inegável entre ambos é tão quente como os deliciosos bolos de canela que vende na livraria...
Uma Noite na Livraria Morisaki, de Satoshi Yagisawa
A sequela do bestseller japonês Os meus dias na livraria Morisaki, é a prova de que devemos regressar aos lugares onde fomos felizes. Estamos novamente em Tóquio, mais concretamente em Jimbocho, o bairro das livrarias, onde os leitores encontram o paraíso. Entre elas está a livraria Morisaki, um negócio familiar gerida há anos por Satoru, e mais recentemente com a ajuda da mulher, Momoko. Mas quando o casal segue numa viagem romântica oferecida pela sua sobrinha por ocasião do seu aniversário de casamento, é ela quem fica a tomar conta da livraria. Takako está entusiasmada, como há muito não se sentia, mas… porque está o tio, Satoru, a agir de forma tão estranha? E quem é aquela mulher que continua a ver, repetidamente, no café ao lado da livraria?...
A Livraria dos Segredos, de Jenny Colgan
Repleta de espírito natalício, esta é a leitura festiva ideal para os amantes de livros. Quando a loja onde Carmen sempre trabalhou encerra definitivamente, ela sente-se perdida. Por isso, quando a sua irmã Sofia menciona uma oportunidade em Edimburgo — numa adorável livraria na parte velha da cidade —, Carmen, apesar de alguma relutância, acaba por aceitar. O que a irmã não lhe contou é que a livraria está à beira da falência e se Carmen não conseguir ajudar a dar a volta à situação até ao Natal, o dono será obrigado a vendê-la. As duas têm a certeza de que será preciso muito mais do que um milagre para salvar a loja. Mas talvez, neste Natal, Carmen consiga surpreender toda a gente…
Bem-Vindos à Livraria Hyunam-Dong, de Hwang Bo-Reum
A livraria Hyunam-dong não é uma livraria qualquer — é a casa de Yeongju, o lugar onde ela finalmente vê o seu maior sonho ganhar vida. Antes, sentia que os seus dias eram um autêntico vazio, mas à medida que Yeongju põe tudo de si naquele espaço e na forma como acolhe os clientes, vai descobrindo verdadeiramente quem é. Livro-sensação da Coreia do Sul, esta história sobre aceitação já mostrou a milhões de pessoas em todo o mundo que os livros podem mesmo tirar-nos de sítios escuros, mudar-nos e curar as nossas feridas.
A Livraria Perdida, de Evie Woods
Numa rua tranquila de Dublin, uma livraria perdida está à espera de ser encontrada. Neste bestseller irlandês, as vidas de Opaline, Martha e Henry entrelaçam-se por um sentimento comum: os três sentem-se apenas personagens secundárias nas suas próprias histórias. Opaline foge de Londres para evitar um casamento indesejado, Martha está presa numa relação tóxica e Henry está noivo de alguém que não ama. Os seus caminhos cruzam-se em Ha'penny Lane, onde, em teoria, deveria estar a livraria que Opaline fundou. No entanto, a livraria desapareceu, sem qualquer registo de que tenha existido. Determinados a descobrir a verdade, Henry e Martha embarcam numa busca pelos segredos dessa livraria misteriosa…
O destino da livraria de Kichijoji, de Kei Aono
Mais um fenómeno literário, O destino da livraria de Kichijoji foi o vencedor do primeiro prémio dos Shizuoka Bookstore Awards na categoria "Livro que gostaria de ver adaptado ao cinema”. A emblemática Livraria Pégaso do histórico Bairro de Kichijoji atravessa tempos difíceis, e a relação entre Riko, uma livreira experiente, e Aki, a sua irreverente subordinada, não é a melhor. Perante a ameaça de encerramento da livraria, as duas mulheres terão de escolher entre o que as une e o que as separa, resultando numa história tão divertida quanto comovente na qual o amor pelos livros, o trabalho de equipa e o poder feminino são postos à prova.