10 Curiosidades sobre José Rodrigues dos Santos
Por: Cecília Ferreira a 2022-10-17 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa
Últimos artigos publicados
José Rodrigues dos Santos é um dos rostos mais conhecidos da informação em Portugal e é também autor de vários bestsellers premiados. Fique a conhecer um pouco melhor o autor.
1. Nasceu em abril de 1964, em Moçambique, quando o país estava sob domínio do império português.
2. É filho de um médico de bordo, que prestava assistência à população de Moçambique, um país gravemente ferido pela guerra.
3. Após regressar a Portugal, em 1974, mudou-se cinco anos mais tarde para Macau, para uma pequena colónia portuguesa perto de Hong Kong.
4. Foi em Macau que iniciou a sua carreira como repórter, aos 17 anos de idade, para a rádio Macau.
5. Em 1982, voltou a Portugal e licenciou-se em jornalismo. Quatro anos mais tarde, mudou-se para Londres e começou a trabalhar para a BBC.
6. Regressou a Portugal para integrar na equipa do Jornal da Noite da RTP.
7. Ganhou vários prémios, tanto académicos como jornalísticos. A nível nacional destaca-se o Prémio Ensaio, em 1986, e em 1994 o Grande Prémio do Jornalismo. A nível internacional destacam-se três prémios da CNN: o Melhor Conto de Notícia do Ano, em 1994, pela história "Huambo Battle", ambientada na guerra civil angolana e o Melhor Conto de Notícia do Ano para o Domingo, em 1998, pela reportagem "Albania Bunkers", ambientada na agitação civil de 1997 naquele país.
8. O seu primeiro romance vendeu cerca de 78 000 cópias e surgiu após o autor ter sido convidado para escrever um conto por um amigo que havia lido a sua dissertação de doutoramento Crónicas de Guerra. O conto acabou por se tornar um livro de 200 páginas.
9. A sua ficção é publicada, ou está prestes a ser publicada, em 20 línguas. O seu romance A Fórmula de Deus ganhou o Prémio Clube Literário do Porto 2009, A Mão do Diabo ganhou o Prémio de Melhor Romance do Portal da Literatura 2012, e A Amante do Governador ganhou o Prémio de Melhor Romance de Bertrand 2018. Os seus outros romances, O Codex 632 e The Einstein Enigma, foram selecionados para o Prémio Literário IMPAC Dublin 2010 e 2012.
10. Com mais de 25 anos de carreira, o autor e jornalista é considerado pelos leitores o melhor escritor contemporâneo nacional, de acordo com sondagens de opinião da Reader's Digest Trusted Brand Novelist de Portugal.