“O Codex 632” adaptado para série

Por: Bertrand Livreiros a 2022-07-06 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

José Rodrigues dos Santos

José Rodrigues dos Santos

José Rodrigues dos Santos nasceu em 1964 em Moçambique. É sobretudo conhecido pelo seu trabalho como jornalista, carreira que abraçou em 1981, na Rádio Macau. Trabalhou na BBC, em Londres, de 1987 a 1990, e seguiu para a RTP, onde começou a apresentar o 24 horas. Em 1991 passou para a apresentação do Telejornal e tornou-se colaborador permanente da CNN entre 1993 e 2002.
Doutorado em Ciências da Comunicação, é professor da Universidade Nova de Lisboa e jornalista da RTP, tendo ocupado por duas vezes o cargo de Diretor de Informação da televisão pública. É um dos mais premiados jornalistas portugueses, galardoado com dois prémios do Clube Português de Imprensa e três da CNN, entre outros.
O Jardim dos Animais com Alma é o seu vigésimo terceiro romance.

VER +

20%

O Codex 632
22,21€ 17,77€
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

Os seis livros na shortlist do Booker Prize, e porque deve lê-los

Já são conhecidos os seis finalistas da edição de 2024 do Booker Prize e entre eles encontra-se um autor lusófono. Itamar Vieira Junior, autor vencedor do Prémio Leya 2018 e do Prémio Oceanos 2020 pela obra Torto Arado, figura de uma lista de quatro mulheres e dois homens, de países tão distantes quanto a Argentina, a Alemanha, a Suécia, a Coreia do Sul, os Países Baixos, e o Brasil. O que os une? Uma abordagem “implicitamente optimista” à literatura e a possibilidade de ganhar um prémio de 50 mil libras, repartido em partes iguais pelo autor e pelo tradutor.

Estão abertas as votações para a 8.ª edição do Prémio Livro do Ano Bertrand

Já está em marcha a 8ª edição do primeiro prémio literário português atribuído por livreiros e leitores, o Prémio Livro do Ano Bertrand, lançado há oito anos pela Livraria Bertrand. No seguimento desta 8.ª edição, tal como no ano anterior, será atribuído o Prémio Livreiros Bertrand para Autores Lusófonos, elegido pelos Livreiros Bertrand a partir das obras de autores lusófonos mais votadas.

Pode a leitura em voz alta ajudar pacientes com cancro? Um estudo sugere que sim.

Os benefícios da leitura para a nossa saúde são inúmeros e, em situações de doença, pode mesmo oferecer um escape da realidade verdadeiramente terapêutico. No entanto, para muitos pacientes de cancro torna-se uma tarefa quase impossível. O “cancer fog”, também conhecido como confusão mental ou deficiência cognitiva relacionadas com o cancro, é um efeito secundário comum do tratamento que leva muitos pacientes a abandonarem a leitura numa altura em que os seus benefícios poderiam ser especialmente úteis. 

O bestseller O Codex 632, do jornalista português José Rodrigues dos Santos, será adaptado para uma série, cuja produção resulta de uma parceria entre a RTP, Globoplay e SPi. A notícia foi anunciada no passado dia 22 de junho no evento Conecta Fiction & Entertainment, em Toledo, Espanha.



A adaptação ficará a cargo de Pedro Lopes, o criador de Glória para a Netflix, e a realização será da responsabilidade de Sérgio Graciano, que recentemente trabalhou na longa-metragem Salgueiro Maia – O Implicado. As gravações terão lugar entre Lisboa e o Rio de Janeiro, dando origem a seis episódios, com data de estreia marcada para 2023.

“É muito importante que a primeira coprodução internacional da Globoplay seja com Portugal, pela relação histórica entre os dois países, como a cultura brasileira é importante em Portugal e como a cultura portuguesa fez o Brasil” afirmou Ana Carolina Lima, responsável pelos conteúdos do serviço de streaming da Globoplay, em entrevista ao jornal Público.

A obra de José Rodrigues dos Santos, publicada em 2005 pela editora Gradiva, acompanha a descoberta de uma mensagem enigmática encontrada entre os papéis que um velho historiador deixara no Rio de Janeiro antes de morrer. Lançando Tomás de Noronha, um professor de História da Universidade Nova de Lisboa, na busca de resposta à pergunta: Quem realmente era Cristóvão Colombo?

 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.