10 curiosidades sobre Dante Alighieri

Por: Marisa Sousa a 2021-11-09

Dante Alighieri

Dante Alighieri

De nome completo Dante Alighieri, foi poeta, escritor, teórico literário, filósofo moralista e pensador político. Nasceu em 1265 no seio de uma família nobre de Florença, cidade onde cresceu e mais tarde desempenhou parte ativa nas lutas políticas que dividiam a cidade. Foi no exílio que Dante escreveu a sua mais famosa obra, A Divina Comédia, tendo falecido pouco depois de a concluir; ao seu funeral compareceram os mais ilustres intelectuais da época.

VER +

30%

A Divina Comédia
24,40€ 19,52€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

Retratos Contados | Uma biblioteca feita por avós e netos

Há seis anos, Nélson Mateus empenhou a sua energia numa missão: falar da importância da ligação intergeracional entre avós e netos, valorizando os mais velhos e estreitando laços entre gerações. Na altura, não havia qualquer projeto com estas características e Nélson pôs em marcha o plano de entrevistar avós e netos, traçando, com histórias, o fio das memórias afetivas que nos une. Isabel Stilwell descreveu-o como a construção de uma biblioteca de avós e netos e o mentor da ideia revê-se na descrição, que considera perfeita.

Contra o Idadismo

O psiquiatra Robert Neil Butler terá sido o primeiro (ou um dos primeiros) a batizar como ageism (idadismo) a atitude preconceituosa e discriminatória baseada na idade, sobretudo em relação a pessoas idosas. Numa entrevista concedida em 1969 a Carl Bernstein (Washington Post) no âmbito de uma reportagem que o jornalista desenvolveu sobre a contestação suscitada pela decisão de transformar um complexo de apartamentos na pequena vila de Chevy Chase (Maryland) num bairro social para idosos carenciados, nomeadamente afro-americanos, Butler considerou o caso mais uma função de idadismo do que de racismo: “O idadismo irá ombrear com (seria esperança vã dizer antes substituir) o racismo como o grande tema dos próximos 20 ou 30 anos”.

10 livros para descomplicar a filosofia

Apesar da crença do comediante e ator Groucho Marx de que a filosofia não é mais do que “a ciência que nos ensina a ser infelizes de maneira mais inteligente”, a filosofia tem sido, desde o início dos tempos, uma ferramenta indispensável para melhor nos conhecermos e ao mundo que nos rodeia.

Dante Alighieri, foi poeta, escritor, teórico literário, filósofo moralista e pensador político. Nasceu em 1265 no seio de uma família nobre de Florença, cidade onde cresceu e mais tarde desempenhou parte ativa nas lutas políticas que dividiam a cidade. Foi no exílio que Dante escreveu a sua mais famosa obra, A Divina Comédia, tendo falecido pouco depois de a concluir. Este ano, em 14 de setembro, assinalaram-se 700 anos desde a sua morte. Partilhamos hoje consigo 10 curiosidades sobre aquele que é considerado o pai da língua italiana.

 


“É minha convicção que a Divina Comédia, 
sem prejuízo de outras propostas interpretativas, 
possa também ser lida como uma pedagogia poética 
e espiritual do olhar, como um itinerário de aprendizagem da visão.” 

 

José Tolentino Mendonça

 

1.    Durante di Alighiero degli Alighieri, nasceu no seio da família Alighieri, originária de Florença. Não é conhecida, com exatidão, a sua data de seu nascimento, estimada entre maio e junho de 1265. Ficou órfão de mãe ainda em criança.

2.    Aos nove anos conheceu a sua musa inspiradora e grande paixão (platónica): Beatrice ou Beatriz Portinari. No entanto, com apenas 12 anos de idade foi obrigado a honrar a união, combinada pelo seu pai, com Gemma Donati. Beatriz morreu aos 24 anos. 

3.    A paixão por Beatriz acabaria por influenciar as suas obras. Vita Nuova (Vida Nova) é composto por um conjunto de poemas angustiados, dedicados à sua amada. No último capítulo, Dante expressa uma promessa: não escrever mais nada sobre Beatriz, a menos que seja algo que nunca foi dito sobre uma mulher. Em A Divina Comédia, é Beatriz que acompanha Dante, facilitando-lhe a entrada no Paraíso e a visão de Deus. 

4.   Foi um autodidata: estudou, entre outras, as obras de Virgílio, Horácio, Ovídio e Cícero. É considerado o pai da língua italiana. Em todo o império romano, o latim, usado pela Igreja, era a língua culturalmente mais influente, usada em escrituras e documentos. Com o colapso do império romano do Ocidente (476 d.C), e as invasões bárbaras, assistiu-se a uma fragmentação cultural e linguística. Dante foi dos primeiros poetas italianos a trocar o latim pelo “volgare”, acabando por ser seguido por outros, como Petrarca e Boccaccio. Entre 1304 e 1307 escreveu duas obras fundamentais: O Convívio e De Vulgari Eloquentia. É nelas que defende duas ideias essenciais: o uso da língua vernácula, que considera mais democrática; e que a cultura devia ser acessível a todos, “incluindo as mulheres”. 

5.    Esteve envolvido nas lutas entre guelfos e gibelinos (as fações políticas que, a partir do século XII, estiveram em luta, em Itália), e mais tarde entre os guelfos brancos e os negros. Para poder participar na vida política de Florença inscreveu-se na corporação dos apotecários (farmacêuticos), com a menção de “poeta”.

6.    Juntamente com um conjunto de outros autores, contribuiu para a criação do estilo literário conhecido como “dolce stil nuovo”, onde predomina o tema do amor.

7.    Monarchia, o seu tratado de filosofia política, é uma reflexão sobre os dois grandes poderes: O Sacro Império Romano e o Papado. Foi considerado um livro herético, tendo sido queimado na fogueira e figurado, durante vários séculos, na lista dos livros proibidos.

8.    Foi banido e condenado à morte, tendo visto os seus bens apreendidos. Acabaria por deambular por várias cidades do norte de Itália. Foi no exílio, em Ravenna, que escreveu A Divina Comédia, em dialeto toscano (a base da moderna língua italiana). A obra designava-se apenas Comédia, tendo o adjetivo “Divina” sido acrescentado no século XVI, apesar de ter sido anteriormente utilizado pelo poeta Bocaccio no século XIV. O poema está dividido em três livros: Inferno, Purgatório e Paraíso. Cada livro é constituído por 33 cantos, além de um introdutório. 

9.    Em 2021, a Accademia della Crusca, publica todos os dias, uma expressão ou palavra usada por Dante Aligheri.

10.   No site Beatrice, da Società Dante Alighieri, é possível adotar gratuitamente uma palavra italiana.
 

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.