A Divina Comédia
de Dante Alighieri
Descubra mais
Grátis
Sobre o livro
Longo poema épico e teológico, A Divina Comédia divide-se em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Não há uma datação exacta da obra, mas presume-se que tenha sido escrita entre 1304 e 1321, ano da morte de Dante.
A Divina Comédia foi escrita em língua toscana - muito próxima do que hoje se designa por italiano - num registo vulgar, portanto, por oposição ao uso generalizado do latim na escrita erudita. Assim se tornou a obra fundadora da língua italiana moderna.
Em Portugal A Divina Comédia chegou a um universo de leitores alargado através da inexcedível tradução de Vasco Graça Moura. Com mais de seis edições desde a sua primeira publicação, A Divina Comédia conheceu em Portugal um sucesso e uma popularidade extraordinários.
Obra integral.
“Divina Comédia” foi me oferecida pelo meu irmão quando estava no meu curso de artes (Sou fã das obras de Dalí e Gustave Doré, onde existe obras inspiradas na “Divina Comédia”). Ainda hoje é das minhas obras favoritas de literatura. Para o leitor entender, esta obra é dividida em 3 partes: Inferno, purgatório e paraíso, onde têm a particularidade da personagem principal ser o próprio escritor. Nós somos transportados para uma “viagem” espiritual onde o guia do escritor é o Virgílio (escritor da obra Eneida). Ainda hoje muitos pintores, músicos e escritores se inspiram nesta obra divinal.