"O Pintassilgo" | Uma história sobre amor, perda e o poder da arte
Por: Bertrand Livreiros a 2020-07-17 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa
Últimos artigos publicados
Numa crítica publicada no jornal The New York Times, Stephen King referiu-se a O Pintassilgo como "um daqueles livros raros que aparecem uma meia dúzia de vezes por década; um magnífico romance literário capaz de tocar tanto o coração como a mente". Depois de se tornar num bestseller e ter vencido um prémio Pulitzer (em 2014), esta obra de Donna Tartt seguiu o mesmo caminho que vários livros do rei do terror, tendo sido adaptada para o cinema em 2019.
O filme homónimo, com realização de John Crowley, chega este sábado, dia 18 de julho, ao canal TVCine Top.
DAS PÁGINAS ...
Publicado em 2013, o terceiro romance da autora norte-americana Donna Tartt conta a história de Theo Decker, um adolescente de 13 anos, que vive em Nova Iorque com a mãe após a separação dos pais. No dia em que os dois decidem fazer uma visita ao Metropolitan Museum, ocorre um terrível atentado no qual a mãe acaba por perder a vida. Tendo sobrevivido inexplicavelmente, Theo é levado para casa da família de um amigo rico, mas a perda que sofreu dificulta a adaptação à sua nova vida. É neste contexto que uma pequena e misteriosa pintura (O Pintassilgo de Carel Fabritius, uma pintura a óleo de 1654), que ela lhe tinha revelado no dia em que morreu, se vai impondo a Theo como uma obsessão. E será essa pintura que finalmente, já adulto, o conduzirá a entrar no submundo do crime.
Tendo vencido o prémio Pulitzer de ficção no ano seguinte ao da sua publicação, e levado a que a autora fosse incluída na lista das 100 pessoas mais influentes da revista Time desse mesmo ano, O Pintassilgo é um livro poderoso sobre amor, perda e o poder da arte.
O Pintassilgo estreia no dia 18 de julho no canal TVCine Top.
... AO ECRÃ
Seis anos após a publicação do livro, estreia o filme homónimo no Festival Internacional de Cinema de Toronto. Com realização do irlandês John Crowley que, para além de filmes, realizou também séries como True Detective, este oferece um retrato fiel da história de Tartt. O elenco conta com Ansel Elgort (protagonista do filme que resultou da adaptação de A culpa é das estrelas, de John Green) no papel principal, e as atrizes multipremiadas Sarah Paulson e Nicole Kidman em papéis secundários.
Assista na primeira fila no canal TVCine Top, sábado, dia 18 de julho, às 19:30h.
Consulte os restantes horários de exibição no site dos canais TVCine.