A autora da saga Rebel Blue Ranch esteve em Portugal para celebrar o lançamento do seu mais recente livro, Espelho de Ti. Recebemo-la na Bertrand das Amoreiras, num evento que reuniu mais de 200 leitores... e não pudémos deixar escapar a ocasião de conversar com a autora que conquistou uma grande e leal comunidade no TikTok.
Nascida e criada no Oeste dos Estados Unidos, Lyla Sage descreve-se como uma romântica incurável... escreve da mesma forma que lê: de forma obsessiva e apaixonada.
Quando não está a promover os seus livros, é provável encontrá-la com a sua cadela Stella, debaixo de uma manta aquecida, com uma Coca-Cola Diet e alguns mini Reese’s de manteiga de amendoim.
Lê a conversa com Lyla:
O que te inspirou a começar a escrever o teu primeiro romance?
Hum… muitas coisas. Feita e Desfeita, o meu primeiro livro, eu costumo dizer que é uma carta de amor às pessoas e aos lugares que me formaram. Então, é muito sobre o que me rodeia, o meu ambiente na América, no Oeste da América, rodeada por montanhas e cowboys. A minha inspiração vem, basicamente, do ar livre.
Lugares bucólicos?
Sim.
Qual das tuas personagens se parece mais contigo, e porquê?
A personagem que se parece mais comigo é a Collins Cartwright. Ela é também a minha personagem favorita... eu adoro-a. Parece-se mais comigo porque é uma espécie de de introvertida extrovertida. Ela tem muitos sentimentos fortes, mas também é engraçada e expansiva — e eu espero ser todas essas coisas também.
Então ela é em parte, o teu alter ego quando escreves?
Ela foi difícil de escrever para mim, porque foi o primeiro livro depois da minha primeira série, Rebel Blue Ranch. Por isso, acho que estava a trabalhar muito nos meus próprios sentimentos sobre deixar outra série para trás e começar uma nova, enquanto escrevia.
Não percebi o quão parecida a Collins era comigo até ter terminado o livro e estar a lê-lo de volta nas edições. E isso foi uma surpresa agradável.
Que livro de outro autor te fez apaixonar por romances?
Acho que o primeiro romance que realmente adorei, que li e pensei “sim, é isto”, foi o Getaway Girl, da Tessa Bailey. É um livro menos recente da Tessa Bailey. Acho que é um romance absolutamente perfeito — com uma excelente tensão e química — e é hilariante.
Em Soul Searching, que uma cena que adoraste escrever, mas quase cortaste?
Por acaso... acho que nenhuma delas esteve perto de ser cortada.
A sério? Tenho sempre a ideia que os autores passam por aquele processo de “"este é o meu bebé, não consigo cortar isto” na edição...
Normalmente eu escrevo pouco nos meus primeiros rascunhos. Os meus livros tendem a ficar mais longos nas edições, e por isso é raro as coisas serem cortadas. Mas a minha cena favorita de escrever foi provavelmente aquela em que eles entram numa casa abandonada. Foi uma alegria de escrever, porque é muito engraçada.
Por fim, que conselho darias a alguém que está a tentar escrever a sua primeira história de romance?
Este é o pior conselho e também o melhor conselho: para escrever, tens simplesmente de escrever.
Há tantas formas de te distraíres — ir ao Pinterest, pensar em escrever — mas a melhor forma de praticar e melhorar a escrita é simplesmente fazê-lo.
Mesmo que seja difícil começar...
Yup. Todos os meus livros foram difíceis de escrever no início!
A entrevista também está disponível em formato vídeo. Podes vê-la na íntegra no nosso YouTube e nas redes sociais:
Curiosidades sobre a autora: