Wrap de Guacamole, de Gabriela Oliveira

Por: Bertrand Livreiros a 2023-07-06 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Gabriela Oliveira

Gabriela Oliveira

Gabriela Oliveira nasceu em 1975, vive em Lisboa e tem três filhos. Tornou-se vegetariana há mais de duas décadas, seguindo um estilo de vegan desde há vários anos. É licenciada em Comunicação Social e colaborou, como jornalista freelancer, em diversas publicações, nomeadamente com os semanários Sol e Expresso, e as revistas Pais & Filhos e Notícias Magazine (do Diário de Notícias e do Jornal de Notícias).
É autora da série de livros de receitas vegan "Cozinha Vegetariana – 100% Vegetal", publicada pela Arteplural e composta pelos livros: Cozinha Vegetariana para Quem Quer Poupar (2014), Cozinha Vegetariana para Quem Quer Ser Saudável (2015), Cozinha Vegetariana para Bebés e Crianças (2016), Cozinha Vegetariana para Festejar (2017), Cozinha Vegetariana à Portuguesa (2018), Cozinha Vegetariana Rápida e Prática (2019) e Cozinha Vegetariana Doces e Sobremesas (2020). Publicou também Avós Precisam-se – A importância dos laços entre avós e netos (2012, Arteplural). Adora escrever e comunicar, bem como o desafio de criar receitas e de as fotografar. Realiza regularmente workshops em Lisboa, tendo criado a Academia Vegan – o primeiro espaço dedicado exclusivamente à culinária vegan em Portugal.

VER +

10%

Cozinha Vegetariana Rápida e Prática
18,80€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Hoje trazemos-lhe como sugestão uma receita da autora de cozinha vegetariana mais vendida em Portugal. Gabriela Oliveira já ensinou a dezenas de milhares de portugueses as vantagens desta forma de comer e de viver: mais económica, mais saudável, mais ecológica, ideal para festas e também para o dia-a-dia. No livro Cozinha Vegetariana Rápida e Prática, do qual faz parte esta receita, a autora apresenta 100 receitas vegan inéditas, deliciosas e rápidas de confecionar.

Aprenda a fazer estes wraps de guacamole, perfeitos para qualquer ocasião.


Ingredientes:

Guacamole de tremoço:

1½ cháv. de tremoços (200 g)
1 abacate maduro
1 dente de alho
2 a 4 c. sopa de azeite
1 pezinho de coentros
1 pezinho de manjericão ou salsa
4 c. sopa de água ou de leite vegetal (se necessário)
1 cebolinha
1 tomate maduro
sal fino q. b. (se necessário)
pimenta preta ou pimenta-de-caiena q. b.
sumo de limão (opcional)


Para os wraps:

6 wraps ou tortilhas integrais
½ pepino doce
1 cháv. de folhas verdes (alface, rúcula, espinafre, chicória ou outras)

 

Preparação:

1. Descasque os tremoços: faça um pequeno golpe nos tremoços e pressione-os entre os dedos para soltar as cascas (se preferir, ignore este passo e não descasque);


2. Misture os tremoços, o abacate, o alho, o azeite, os coentros e o manjericão, e triture até obter uma pasta homogénea (use um processador, varinha mágica ou robô de cozinha). Se estiver demasiado espessa, adicione a água e volte a triturar. Transfira para uma taça;


3. Pique finamente a cebola e o tomate; deite na taça e tempere com sal (se necessário), pimenta e um pouco de sumo de limão. Envolva bem, prove e retifique o tempero;


4. Leve ao lume uma frigideira e aqueça os wraps;


5. Recheie os wraps. Deite no centro duas colheradas do guacamole de tremoço, o pepino cortado em fatias finas e as folhas verdes; dobre a base e o topo, e enrole. Repita a operação até terminar os ingredientes. Sirva os wraps cortados na diagonal.

 

Nota: O guacamole é uma pasta de abacate típica da culinária mexicana. A junção do abacate e do tremoço português torna esta pasta mais criativa, nutritiva e intensa de sabores. É importante escolher um abacate maduro com a polpa macia; não use se estiver muito firme ou verde. Para a versão sem glúten, opte por wraps ou tortilhas sem glúten.

 

Bom apetite!

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.