Torta de chocolate com framboesas e mel, uma receita Paleo de Irena Macri

Por: Bertrand Livreiros a 2021-03-18 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Irena Macri

Irena Macri

Irena Macri nasceu na Ucrânia e mudou-se para a Austrália aos 16 anos. Estudou na Faculdade de Belas-Artes de Sydney, onde obteve o bacharelato em Comunicação Digital. É autora do Livro de Receitas Paleo, baseado no seu blogue Eat Drink Paleo, que criou em 2012 e alcançou uma enorme popularidade.
Ávida viajante e verdadeira nómada digital, Irena divide o seu tempo entre Londres e Sydney. http://eatdrinkpaleo.com.au/

VER +

10%

Livro de Receitas Paleo
18,80€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Irena Macri, autora do blogue Food Fit for Life e dos bestsellers internacionais Livro de Receitas Paleo Novas Receitas Paleo, é conhecida pela sua abordagem original ao regime paleo e pelas suas receitas nutritivas, surpreendentes e saborosas. Cada vez mais popular, uma vez que é praticamente isenta de glúten, grãos, açúcar processado e lactose, a dieta paleo é, de acordo com os seus seguidores, uma das mais saudáveis.

Sugerimos-lhe uma deliciosa torta de chocolate com framboesas e melEsta torta tem antioxidantes – presentes no cacau cru e nas framboesas frescas – e gorduras saudáveis, como o óleo de coco. Uma receita para experimentar sem culpas, ideal para ocasiões especiais. Caso seja adepto(a) de salgados, pode sempre optar pela frittata de batata, chouriço, cebola caramelizada e azeitonas pretas, da mesma autora. Bom apetite

 


 

Ingredientes

10 Doses

 

  • 1/2 cháv. de chá de cacau cru em pó (também pode usar cacau em pó normal)
  • 3/4 de cháv. de chá de mel puro
  • 3/4 de cháv. de chá de óleo de coco (derretido) + um pouco para untar
  • 30 ml de vinho do Porto ou de xerez seco
  • 1/2 cháv. de chá de água
  • 4 ovos (gemas e claras separadas)
  • 2 cháv. de chá de farinha de amêndoa
  • 1/2 cháv. de chá de framboesas (descongeladas ou frescas)
  • 1 c. de chá de fermento em pó sem glúten
  • uma pitada de sal
  • framboesas frescas e coco seco para guarnecer

 

Modo de Preparação

1. Pré-aqueça o forno a 170 °C. Pincele com óleo de coco derretido uma forma com cerca de 22cm de diâmetro, para untar levemente, e forre as laterais com papel vegetal.

2. Misture numa tigela o cacau em pó, o mel, o óleo de coco, o vinho do Porto e a água, mexendo até ficar tudo interligado.

3. Noutra tigela, mexa as gemas durante alguns minutos, até o creme engrossar e ficar brilhante. Envolva a mistura de cacau, a farinha de amêndoa e as framboesas. Peneire o fermento ou polvilhe-o sobre a massa (evitando deitá-lo de uma só vez), de modo a espalhá-lo uniformemente.

4. Bata as claras em castelo com uma pitada de sal até formar picos suaves. Com uma colher, envolva parte das claras na massa até a mistura ficar homogénea; envolva o resto das claras até ligar também.

5. Deite a massa na forma e leve ao forno durante 40 minutos; verifique a cozedura com um palito, que deverá sair seco depois de o espetar no bolo. Retire-o do forno e deixe-o arrefecer na forma.

6. Quando tiver arrefecido, desenforme o bolo para um prato de servir e guarneça com framboesas frescas ou coco seco. Sirva com uma dose generosa de natas-de-coco ou natas espessas.

Dica: Pode substituir o cacau cru em pó por chocolate preto derretido e o mel por folha de stevia ou xarope de coco, ajustando a quantidade à intensidade do adoçante.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?

O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.