Pão Paleo Alentejano, uma receita de Márcia Patrício

Por: Bertrand Livreiros a 2020-10-16 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Márcia Patrício

Márcia Patrício

Mestre em Engenharia Zootécnica e apaixonada por uma alimentação natural e sustentável. É autora do blogue Temperos da Argas onde há dez anos partilha a sua caminhada por uma alimentação cada vez mais saudável, desde o tempo de jovem universitária à atualidade. É uma mãe que quer opções nutritivas, saborosas e divertidas à mesa, procurando cada vez mais informação acerca deste tema e tendo também efetuado formação específica em Alimentação Infantil.

Cozinha pratos rápidos, mais ou menos simples, de acordo com a ocasião, sem processados, sem açúcar refinado e cheios de sabor, partilhando regularmente estas receitas na página, blogue e agora também neste livro, para que o leitor possa tornar a mesa da sua família numa mesa mais colorida!

VER +

10%

Temperos da Argas
17,70€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Pão. O pão é um alimento tão português, presente à nossa mesa nas principais refeições. Nos restaurantes é mesmo, muitas vezes, o primeiro alimento a ser servido. Imaginem então como será para quem não pode consumir glúten.

Márcia Patrício, autora do livro Temperos da Argas, deparou-se com este problema quando retirou o glúten da sua alimentação. "Padeira" em casa desde os 19 anos, colocou, literalmente, as mãos na massa e desenvolveu não uma, mas mais de duas dezenas de receitas de pães sem glúten, adaptados a diversos paladares, estilos de vida e situações.

No seu livro, e no blogue, pode encontrar a receita do Pão Paleo Alentejano, testado algumas centenas de vezes pelos seus seguidores:


Ingredientes:

• 350 g de farinha de sementes de girassol
• 400 g de polvilho doce ou azedo
• 400 ml de água morna
• 2 saquetas de levedura para pão
• 2 colheres de sopa de azeite virgem extra
• 1 colher de café de sal marinho
• Sementes para polvilhar (opcional)

Preparação:

1. Misture com um garfo todos os ingredientes até obter um preparado homogéneo. 

2. Tape e deixe a levedar num local protegido durante pelo menos 30 minutos. A massa, depois de levedar, irá inchar (se não tiver inchado um pouco, aguarde mais algum tempo) e irá apresentar um aspeto mais seco, um pouco esponjoso. 3. Coloque a massa numa forma de bolo inglês, alise a superfície com as mãos molhadas e espalhe sementes. Coza em forno pré-aquecido a 180ºC durante 1 hora. Findo esse tempo, retire de imediato do forno (pode também retirar da forma) e deixe arrefecer completamente antes de partir.

Sugestões:

- Se preparar em bolinhas, divida apenas em 12 bolinhas e coza-as durante 15 a 20 minutos. Pode substituir o girassol por teff, trigo-sarraceno, aveia, arroz, linhaça, idealmente uma mistura destas. Mas a quantidade de líquido terá de ser retificada até conseguir a textura pretendida.

 

Além do pão, todas as receitas da Márcia são sem glúten e o seu foco passa por transmitir uma alimentação mais saudável em família. Inscreva-se no Workshop Online de Snacks Rápidos e Saudáveis para Crianças com a Bertrand Livreiros, que irá decorrer dia 24 de outubro, das 11h00 às 12h30, preenchendo o formulário de inscrição.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.