Prove o Bife Wellington que deu início à relação do Casal Mistério

Por: Bertrand Livreiros a 2021-10-21 // Coordenação Editorial: Marisa Sousa

Casal Mistério

Casal Mistério

Somos Ele e Ela, o Casal Mistério. Muito prazer.
Estamos casados há alguns anos e temos alguns filhos. Adoramos comer bem e viajar muito.
Em dezembro de 2013, depois de um almoço em que nos serviram um salmão seco e sem graça, decidimos criar um blogue anónimo de crítica mistério, onde descrevemos as nossas experiências em hotéis e restaurantes.
Relatamos tudo: o bom, o mau e o péssimo. Sem os agrados, as simpatias ou as atenções especiais habitualmente dedicadas aos críticos.
O que no início começou por ser um hobby depressa se transformou numa megalomania que já deu origem a um site com mais de 1 milhão de visualizações mensais, a uma rubrica semanal na rádio, a um canal de vídeos online, a três livros e à primeira feira de brunch e brinner em Portugal: o BrunchVilla, em Lisboa e no Porto.

VER +

10%

101 Receitas que Tem de Fazer pelo Menos uma Vez na Vida
19,90€
10% CARTÃO LEITOR BERTRAND
PORTES GRÁTIS

Quando se conheceram, estavam os dois na cozinha: "Ele a cozinhar um bife Wellington em casa de um amigo, Ela – como é habitual – a espetar os dedos na comida e a depenicar os restos do presunto, as sobras dos cogumelos, as pontas dos crepes. Podia ter sido amor à primeira vista, mas foi gula à primeira vista." É esta uma das muitas histórias que pode ficar a conhecer no livro mais recente do Casal Mistério, intitulado 101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida. Mais do que um livro de receitas, um livro sobre a história das suas vidas e as receitas que os marcaram a cada momento.

Fique com a receita que esteve na origem do amor entre os dois, da autoria do chef Gordon Ramsay.


Ingredientes

Para 4-5 pessoas

  • 450 gr de lombo de vaca à temperatura ambiente
  • 1 colher de sopa de óleo de grainha de uva
  • 1 colher de sopa de mostarda de Dijon
  • 4 fatias de presunto de Parma fininho
  • 550 g de massa folhada
  • 2 gemas de ovo

Para os cogumelos duxelles:

  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 cogumelos Portobello picados num triturador (cerca de 280 g)
  • Sal
  • Pimenta preta
  • 1 colher de chá de folhas de tomilho

Para o crepe:

  • 2 ovos
  • 125 gr de farinha
  • 245 ml de leite
  • 1 colher de chá de cebolinho picado
  • 1 colher de chá de flores de tomilho
  • Sal marinho
  • Spray de cozinha anti-aderente

 

Modo de preparação

1. Para fazer os cogumelos

Aqueça uma frigideira com o azeite em lume médio-alto. Quando estiver quente, junte os cogumelos. Tempere bem com sal, pimenta e o tomilho. Vá misturando ocasionalmente para que os cogumelos não fiquem colados à frigideira, e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos até a água ter evaporado. Retire do lume e deixe arrefecer. 

 

2. Para fazer os crepes

Junte, numa taça grande, os ovos com a farinha, o leite, o cebolinho, tomilho e sal. Bata à mão até ficar com uma massa homogénea. Guarde no frigorífico e deixe assentar durante, no mínimo, 30 minutos.

Unte uma frigideira com o spray anti-aderente e aqueça-a em lume brando. Espalhe cerca de 60 ml da massa dos crepes por cima da frigideira e rode-a até a massa ficar completamente espalhada. Cozinhe durante 25 a 30 segundos. Quando o crepe estiver cozinhado por baixo, vire-o e deixe cozinhar do outro lado durante poucos segundos, sem deixar queimar. Repita o processo até a massa acabar (são cerca de 5 crepes). Guarde os crepes num prato com papel vegetal entre eles, para não colarem. 

 

3. Para fazer o bife

Tempere o lombo com sal e pimenta dos dois lados. Massaje a carne de forma a absorver bem o tempero enquanto a enrola para formar um cilindro perfeito. 

Aqueça uma frigideira, em lume médio-alto, com o óleo de grainha de uva. Quando estiver bem quente, sele a carne durante 1 minuto de cada lado. 

Coloque o lombo num tabuleiro com todos os sucos por cima. Enquanto ainda estiver quente, pincele-o com a mostarda de Dijon e deixe repousar.

 

4. Para montar o Bife Wellington

Humedeça a sua tábua de cortar com um pano húmido. Coloque uma folha comprida de película aderente por cima da tábua. Corte os seus crepes à medida do comprimento do lombo e coloque dois ou três crepes seguidos por cima da película aderente, de forma a terem tamanho suficiente para enrolar a carne. Cubra os crepes com fatias de presunto e espalhe por cima o paté de cogumelos. Tempere com sal e pimenta e termine salpicando o recheio com os sucos da carne.

Enrole o lombo nos crepes recheados com presunto e cogumelos e feche tudo muito bem num embrulho. Cubra com a película aderente bem apertada para manter a forma cilíndrica e leve ao frigorífico durante 20 minutos.

Se quiser uma versão mais light, pode não usar os crepes, desde que consiga enrolar o lombo, bem fechado, em presunto.

 

5. Para cozinhar o Bife Wellington

Pré-aqueça o forno a 220º C. Volte a humedecer a tábua e a colocar uma folha grande de película aderente por cima. Tenda a massa folhada até ficar com 0,3 cm de espessura e suficientemente ampla para enrolar o lombo.

Retire a película aderente da carne e enrole-a na massa folhada – tem de ficar bem fechada para manter os sucos da carne no interior. Com um pincel, espalhe a gema de ovo pelas pontas da massa folhada para a ajudar a fechar. Enrole a película aderente à volta e massaje a carne para ficar com uma forma perfeitinha. Leve ao frigorífico durante 5 minutos. 

Retire a película aderente, apare os cantos de massa folhada que estão em excesso e pincele com gema de ovo a toda a volta. Com a parte de trás da faca, faça uns riscos suaves na massa folhada, sem cortar. Tempere com flor de sal e tomilho. Leve ao forno e deixe cozinhar, durante 18 a 20 minutos, até ficar dourado por fora. Retire e deixe assentar durante 5 a 15 minutos, antes de cortar e servir.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.