Pizza na Frigideira - Low FODMAP e Sem Glúten

Por: Bertrand Livreiros a 2024-05-10

10%

Low FODMAP
17,45€ 15,71€
PORTES GRÁTIS

Últimos artigos publicados

Simples e deliciosa: a pizza margherita de Jamie Oliver

Haverá melhor forma de celebrar o Dia Mundial da Pizza do que com uma fatia da tradicional pizza margherita? Conhecida pela sua simplicidade, esta pizza com apenas três ingredientes que representam as três cores da bandeira italiana, manjericão - verde, queijo mozarela – branco e tomate - vermelho, foi criada em Nápoles, no ano de 1889, como homenagem à rainha Margarida de Saboia. Neste dia dedicado a um dos pratos mais populares do mundo, partilhamos a interpretação do chef britânico e entusiasta da gastronomia italiana, Jamie Oliver, desta receita simples, mas deliciosa, incluída no livro As Receitas que nos fazem felizes. Buon appetito!

A massa preferida de Anthony Bourdain

“Estaria disposto a sacrificar a minha primeira experiência sexual só para poder experimentar esta maravilha.” Foi assim que Anthony Bourdain se manifestou em relação à sua receita preferida de massa. De visita a Roma, com o programa de televisão No Reservations, o célebre chef, apresentador de televisão e autor de livros como Viagens pelo Mundo - Um Guia Irreverente, parou no restaurante Roma Sparita, para se deliciar com o seu, agora famoso, prato de taglioni cacio e pepe.

Brookies ‘Na Travessa’

Hoje trazemos-lhe uma receita do sexto livro de sobremesas de Rita Nascimento — lançado a semana passada e acabadinho de sair do forno — no qual podemos encontrar receitas doces, tradicionais e não só, re-imaginadas em formato de travessa pela talentosa chef pasteleira, autora e YouTuber. 

Hoje trazemos uma sugestão para quem procura uma receita de pizza alternativa:  deliciosa, prática, económica, sem glúten e seguindo a dieta low FODMAP. 

No seu novo livro Low FODMAP - O Livro de Receitas Fáceis,  Joana Oliveira reúne receitas do seu blogue, todas elas baseadas nesta abordagem alimentar, que pretende ajudar a controlar os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII), assim como de outras patologias como, por exemplo, a doença inflamatória intestinal, SIBO, refluxo, endometriose e fibromialgia. 

Reconhecida mundialmente por médicos e especialistas, esta dieta reduz os ingredientes FODMAP: Oligosacarídeos, Dissacarídeos, Monosacarídeos e Polióis Fermentáveis. Encontram-se numa grande variedade de alimentos e são dificilmente absorvidos pelo intestino delgado, contribuindo para o aumento de sintomas gastrointestinais em algumas pessoas.

Se ficou com vontade de experimentar, não perca esta receita de pizza na frigideira Low FODMAP pronta em menos de 10 minutos!
 

Ingredientes

Base

  • 175 g de farinha sem glúten e low FODMAP (Doves Farm, Auchan, Lidl ou Mercadona)
  • 110 ml de água
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1/2 colher de chá de fermento para bolos
  • Pitada de sal
     

Recheio

  • 4 colheres de sopa | 60g de tomate pelado aos cubos 
  • 4 colheres de sopa | 20g de queijo mozarela ralado
  • 1/2 colher de chá de orégãos secos
     

Topping

  • 1 mão cheia de rúcula
  • 1/2 queijo mozarela fresco
  • 12 azeitonas
     

Modo de preparação 

1. Numa taça, junta todos os ingredientes da massa: a farinha, a água, o azeite, o fermento e o sal e mistura tudo com as mãos até formar uma bola. Dependendo do tipo de farinha que usares, pode ser necessário juntar mais farinha ou mais água;
 

2. Polvilha a bancada com farinha e envolve com as mãos até formar uma bola;
 

3. Com um rolo da massa estende até ficar com o formato redondo, do tamanho do fundo da frigideira. Escolhe uma grande, antiaderente e com tampa;
 

4. Aquece bem a frigideira com o azeite. Quando estiver quente, coloca a massa e deixa cozinhar em lume médio por 3 a 4 minutos, ou até se desprender do fundo da frigideira;
 

5. Com uma espátula vira cuidadosamente a massa. Espalha o molho de tomate por toda a base. Junta o queijo ralado e tempera com orégãos e um pouco de azeite para ajudar a derreter o queijo;
 

6. Salpica as laterais da frigideira com água fria e tapa a frigideira. Deixa cozinhar em lume médio baixo, até o queijo derreter;
 

7. Retira cuidadosamente a pizza da frigideira, coloca o topping de folhas de rúcula, mozarela cortada em pedaços e azeitonas, e serve ainda quente;
 

Notas da autora

Quantidades permitidas na dieta low FODMAP:

  • 100g de tomate pelado, a receita leva 60. Se usar polpa de tomate, a dose segura é 30g, e por isso pode comer a dose recomendada de meia pizza familiar.
  • 40g de queijo mozarela - podemos incluir mais já que tem pouca lactose. A receita leva 80g = 20+60 (1/2 mozarela fresca) e por isso 1/2 pizza é segura.
     

Dose low FODMAP segura: 1/2 pizza familiar.

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.